We are undergoing maintenance for a few hours. Some features may be temporarily unavailable.

Qual a diferença entre fermentação e respiração aeróbia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Carol respondido 6 anos atrás
A fermentação é um processo de obtenção de energia anaeróbio, ou seja, s/ participação do O2, e em q o aceptor final de hidrogênios é uma molécula orgânica de msm via metabólica da glicose. Ocorre no hialoplasma da célula. Há um saldo de apenas 2 ATPs.
Na respiração aeróbia, o oxigênio é o aceptor final de H+ e elétrons. Ocorre em parte dentro da mitocôndria e tem um saldo de 36 ou 38 ATPs.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • * Má * respondido 6 anos atrás
    A fermentação é um processo anaeróbio (não precisa de oxigênio livre - O2) de degradação de matéria orgânica, através de microrganismos. Libera CO2
    Um exemplo é a tranformação de açucar de plantas em álcool, para fabricação de cerveja.

    A respiração aeróbia é um processo para obtenção de energia através do reação entre O2 e matéria orgânica, fornecendo, além da energia, como produto o CO2.

    Logo, a diferença entre ambos é a necessidade de O2 para que aconteçam.
    • 1
    • Comentário
  • Fabulosa respondido 6 anos atrás
    A respiração aeróbica se desenvolve sobretudo nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas que atuam como verdadeiras " usinas " de energia. A fermentação é um processo anaeróbio de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos e bactérias, chamados nestes casos de fermentos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Cado respondido 6 anos atrás
    Fermentação é um tipo de respiração anaeróbica, ou seja, que ocorre na ausência de gás oxigênio. É importante saber que respiração não é o processo de inspirar/expirar, como nós seres humanos o fazemos. Respiração é o processo de produção de energia, na célula, através da combustão da glicose. Toda combustão exige a presença de oxigênio. No caso da respiração anaeróbica, mais especificamente da fermentação, o que ocorre é uma conversão de uma molécula em outra, com produção de energia na ausência de oxigênio. Esse tipo de respiração produz 2 moléculas de ATP, enquanto a respiração aeróbica produz 36 moléculas de ATP, que é, trocando em miúdos, o "dinheiro" ou a "energia" da célula.
    A fermentação pode ocorrer a partir de várias moléculas, mas as mais "famosas" são a fermentação alcoólica, onde uma molécula de glicose é convertida em álcool (comum em bactérias e leveduras), e a fermentação láctica, onde uma molécula de lactose é convertida em ácido láctico (que em nós seres humanos causa a cãimbra). A fermentação láctica, como a alcoólica, é muito utilizada na indústria na produção de derivados de leite, como por exemplo, o famoso "Yakult" que todo mundo gosta.


    PM
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear