Oi,apareceu uma bolinha no meu pescoço e nao é ingua!Oq pode ser?Um nodulo? =/?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Gabi respondido 6 anos atrás
pode ser milhões de coisas, não perca seu tempo e vá a uma médico

beijuxxxxxxxxxxx
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Teddy respondido 6 anos atrás
    vc não disse se é mole ou meio duro...
    e isso é importante no diagnóstico, procure um médico o quanto antes...

    pode ser várias coisas, uma delas é o "caroço" normal. É representado por nódulos linfáticos (conhecido em termos médicos como linfonodo e popularmente de gânglios ou "ínguas") que participam da defesa imunológica do indivíduo e apresentam-se com: superfície lisa, de forma elíptica e consistência elástica. Ele é móvel, indolor ou doloroso e obedecendo a uma certa simetria. mas vc disse que não e´...


    Cisto Branquial:
    São arredondados, lisos, elásticos, indolores e situados profundamente na área lateral do pescoço, podem aumentar de tamanho durante infecções de garganta, acompanhados de dor e ruptura para a pele, provocando uma fístula.

    Higroma Cístico:
    é um tumor benigno constituído de espaços linfáticos dilatados, cheios de fluído claro, ocorrendo mais em crianças, de características multiloculados, de consistência mole, situados geralmente no triângulo posterior da face lateral do pescoço e na região próxima à parte inferior da mandíbula.


    Os "caroços no pescoço" de origem inflamatória, muito embora representem a maioria dos casos, pois nada mais são do que a tradução clínica de uma doença geral ou localizada ou de uma manifestação normal do sistema imunológico. Para tanto podem ser didaticamente classificados em: não infecciosos e infecciosos e destes, em agudos e crônicos. A maior causa de linfonodopatia cervical inflamatória é do tipo não específica, onde temos como exemplo a faringite inespecífica, que apresenta linfonodo elíptico, doloroso, móvel, superfície lisa e de consistência de "borracha" endurecida.

    Das doenças infecçiosas agudas, a mononucleose infecciosa aguda causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB). Podendo estar aumentado isoladamente ou conglomerados, mostrando-se sensíveis à palpação, de consistência fibroelástica, móveis, não-aderentes aos planos superficiais ou profundos não-supurativos.

    Das doenças inflamatórias infecciosas crônicas a linfonodite tuberculosa apresenta-se com abaulamentos isolados, ora de consistência fibroelástica, ora de consistência amolecida, por vezes exibindo sinais flogísticos que lembram uma linfonodite aguda supurativa. Numa fase posterior, não havendo drenagem de material caseoso (como queijo fundido), os linfonodos apresentam-se firmes, o que corresponde a um processo de fibrose e cicatrização.

    Das doenças infecçiosas agudas, a mononucleose infecciosa aguda causada pelo vírur Epstein-Barr (VEB). Podendo estar aumentado isoladamente ou conglomerados, mostrando-se sensíveis à palpação, de consistência fibroelástica, móveis, não-aderentes aos planos superficiais ou profundos não-supurativos. Das doenças inflamatórias infecciosas crônicas a linfonodite tuberculosa apresenta-se com abaulamentos isolados, ora de consistência fibroelástica, ora de consistência amolecida, por vezes exibindo sinais flogísticos que lembram uma linfonodite aguda supurativa. Numa fase posterior, não havendo drenagem de material caseoso (como queijo fundido), os linfonodos apresentam-se firmes, o que corresponde a um processo de fibrose e cicatrização.

    A infecção da Blastomicose leva ao aumentos dos nodos linfáticos localizado ou generalizado, geralmente seguido de comprometimento da pele e mucosas. Sua incidência é maior no sexo masculino, predominando na 2.ª e 3.ª década de vida. Os linfonodos podem ser dolorosos, com intensa reação inflamatória local com posterior supuração e drenagem pela pele. Quase sempre vem acompanhado de feridas em vários pontos da boca.

    doença da arranhadura do gato, apresentam linfonodos aumentados de volume, de aspecto nodular, aderentes aos planos profundos e à pele geralmente ipsilateral à lesão inicial no pescoço após 1 a 3 semanas. É uma doença benigna em geral ocorrendo em jovens com que possuem animais domésticos (cães ou gatos).


    A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), é uma doença viral, causada por um retrovírus. As manifestações em cabeça e pescoço traduzem-se por nódulos no pescoço de crescimento rápido, indolor, mobilidade presente, superfície lisa, de consistência "borrachóide" podendo apresentar-se dura, fixa e de superfície irregular, acompanhado de emagrecimento e queda do estado geral.



    Tumorais:
    Dentre os tumores benignos na região de cabeça e pescoço, devemos saber que qualquer tecido pode originar tumores benignos ou malignos.

    Os tumores benignos mais frequentes originados de glândulas salivares são:

    Adenoma Pleomórfico ou tumor misto: é um abaulamento visível na região parotídea (se for primitivo da glândula parótida, que é a mais acometida) ou da região submandibular (glândula submandibular) ou do céu da boca (pequena glândula salivar do palato), de crescimento lento, progressivo e indolor. Apresenta-se como. uma massa sólida de limites definidos, com uma superfície globosa, bocelada ou irregular (Figura 4).

    Tumor de Warthin: denominado cistoadenoma papilífero linfomatoso, quase que exclusivo da parótida, podendo apresentar-se bilateralmente. Apresenta-se como uma massa de consistência macia de limites definidos, indolor, móvel, com superfície irregular ou bocelado e de crescimento lento. A região da cabeça e pescoço é muito rica tecidos nervosos. Vários tipos de tumores nervosos podem se desenvolver. Neuroma Traumático: é caracterizado por um reforço regenerativo de uma fibra nervosa lesada após trauma, a fim de restabelecer a sua continuidade. A presença de tecido fibroso de cicatrização formado após o trauma, resulta num crescimento desordenado de suas fibras nervosas, com a formação de um verdadeiro "tumor", podendo ser sintomáticos, ocasionando alteração de sensibilidade e dor.

    Neurofibromas: São tumores nervosos que podem estar associados a alterações genéticas, geralmente são múltiplos e devemos pesquisar a presença de manchas na pele cor "café-com-leite", vitiligo, meningiomas, sindactilia, alterações ósseas e hemangiomas.

    O tecido gorduroso do pescoço também pode dar origem a tumores que, na grande maioria, é benigna. Lipomas: são tumores gordurosos benignos encontrados em qualquer localização do corpo, porém na região cervical, apresentam-se como massas de crescimento lento. Ao exame físico, apresentam-se como massas de limites precisos, móveis à manipulação, de consistência macia, podendo localizar-se superficial ou profundamente, de superfície lisa ou lobulada, única ou múltipla.


    Doença de Hodgkin: Tumor maligno primário do pescoço e é originário do tecido linfático. Apresenta como manifestação clínica mais importante, a presença de massa cervical, de crescimento lento, progressivo, indolor, acompanhado de febre moderada por algumas semanas e emagrecimento. Os linfonodos (ínguas) apresentam-se geralmente de forma assimétrica, contíguos e tendem a confluir, dando um aspecto semelhante a um "cacho-de-uvas". Apresentam-se de superfície lisa, limites na maioria das vezes definidos, indolor, mobilidade presente e de consistência firme-elástica .

    Linfoma não-Hodgkin: apresentam linfonodos com evolução mais rápida, de forma simétrica no pescoço, podendo acometer cadeias linfáticas não-contíguas. O comprometimento extranodal mais comum é o tecido linfático do pescoço, onde manifestam-se como lesões infiltrativas ou nodulares submucosas de coloração avermelhadas ou vinhosa. Apresentam-se disseminados em ambos os lados do pescoço, de consistência dura, fixos, indolores com infiltração para tecido celular subcutâneo e pele.



    As glândulas salivares podem também sediar tumores malignos
    O tratamento preferencial para todos eles é a cirurgia

    Carcinoma Mucoepidermóide: é um tumor maligno de maior freqüência em glândula parótida. Podem ser classificados como de alto, intermediário e baixo graus de malignidade de acordo com a agressividade do tumor.

    Carcinoma Adenocístico: também denominado de cilindroma, ocorre com freqüência nas glândulas salivares. Apresentam evolução lenta, com característica principal, a invasão de nervos, levando à alta freqüência de alterações sensitivas e comprometimento do nervo facial, quando a neoplasia tem origem na glândula parótida. Tendem a desenvolver metástases à distância, principalmente para os pulmões.


    A causa mais comum de massa cervical é o aumento da tireóide
    A glândula tireóide freqüentemente se apresenta aumentada de volume. Em geral são aumentos benignos mas a presença de tumor maligno não é rara. A doença benigna mais comum da tireóide é chamada bócio e pode provocar um aumento de volume acentuado da glândula e, assim, provocar compressão de outros órgãos do pescoço. São de crescimento lento, não doem e freqüentemente estão associados à carência crônica de iodo. Se houver suspeita de que o aumento da tireóide seja de natureza maligna o médico pode solicitar uma punção biopsia aspirativa com agulha fina. Através de uma seringa de injeção e um agulha fina o médico irá aspirar o conteúdo da parte suspeita da glândula e mandar este material para exame microscópico. O resultado não é definitivo mas se indicar a possibilidade se ser um tumor, seja benigno ou maligno, haverá necessidade de retirar a parte doente da glândula e levá-la para exame de laboratório de anatomia patológica.

    espero ter ajudado... procure um médico..
    • 2
    • Comentário
  • ♥bisavó charmosa♥ respondido 6 anos atrás
    Drika meu bem procure um médico, com urgencia, nao espere muito, muitas vezes não é nada, mas se for algo (Deus nos Livre) quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chanches de cura .Boa sorte.
    • 1
    • Comentário
  • estrelinha respondido 6 anos atrás
    eu tinha uma bolinha no ombro, era um lipoma, uma bolinha de gordura...tirei e to otima....
    • Taxa
    • Comentário
  • Aline San respondido 6 anos atrás
    Pode ser amigdalite. Você está com dor de garganta?
    • Taxa
    • Comentário
  • robson respondido 6 anos atrás
    Pode ser um lipoma!!
    • Taxa
    • Comentário
  • H. Sue ♥ G. Gê respondido 6 anos atrás
    Certamente um Nòdulo sim

    @
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear