Funções dos carboidratos nas células?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Gente!!! Me ajudem, urgente!!!
Melhor resposta
Funcoes dos carboidratos nas celulas é fornecer energia para que a celula possa sobreviver.


O que são carboidratos?
Os alimentos em geral são compostos por algumas substâncias básicas. Os principais tipos de componentes dos alimentos (ou nutrientes) são: carboidratos, proteínas e gorduras.
Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento do organismo, na forma de glicose. A glicose é um açúcar que funciona como combustível principal para todas as células do corpo.
Há 2 maneiras de classificar os carboidratos: simples e complexos.
Carboidratos simples são os açúcares - tais como: glicose, sacarose, frutose e lactose. Eles são encontrados no açúcar refinado (sacarose) e nas frutas (frutose).
Os carboidratos complexos são longas fileiras de açúcares simples ligados quimicamente uns aos outros, formando as “farinhas” ou “amidos”. Eles são encontrados no feijão, nozes, vegetais e grãos integrais. Os carboidratos complexos são considerados mais saudáveis porque são digeridos lentamente pelo organismo, fornecendo uma fonte estável de energia. Além disso, também contêm quantidades variáveis de fibras.
Os carboidratos, mais do que as gorduras ou proteínas, têm o efeito mais imediato na glicemia, uma vez que são quebrados diretamente em glicose durante a digestão. É importante comer em cada refeição a quantidade correta de carboidratos, juntamente com proteínas e gorduras.
Os carboidratos são encontrados principalmente nos seguintes grupos alimentares:

- Frutas;
- Leite e iogurte;
- Pão, cereais, arroz, massas;
- Vegetais contendo amido (mandioca, batata etc.)
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Mazopust respondido 6 anos atrás
    ---Eles são a reserva de energia das células, quando há bastante carbohidrato disponível, ele fica armazenado nos músculos e nos fígados sobre a forma de glicogênio.
    ---É por isso que os atletas precisam ingerir bastante carbohidratos, para que o seu índice glicêmico sempre fique significativamente positivo, senão o organismo vai catabolisar (quebrar) as células musculares para obter energia para a performance atlética.
    ---O organismo tem certa dificuldade de lançar mão das gorduras depois que os carbohidratos começam a faltar, então ele lança mão das proteínas, mais precisamente da actina e da miosina presente nas fibras musculares.
    ---Os carbohidratos que melhoram a performance atlética é a maltodextrina que deve ser ingerida cerca de 40 minutos antes da atividade e é um carbohidrato de alto índice glicêmico e portanto rápida assimilação pelo organismo e a dextrose que deve ser ingerida cerca de 40 minutos após a atividade física já que é um carbohidrato de baixo índice glicêmico e portanto de demorada assimilação pelo organismo.
    • Taxa
    • Comentário
  • TAR respondido 6 anos atrás
    Os carboidratos são moléculas glicídicas(provenientes da glicose) açúcares, sua principal função celular está em originar a formação de ATP no interior da célula através do ciclo de Krebs,o ATP é energia pura e fonte da sobrevivência celular.Lembrando que os carboidratos também eram conhecidos como hidratos de carbono!Esses são elaborados através da fotossíntese e quimiossíntese!
    • Taxa
    • Comentário
  • Psychlo respondido 6 anos atrás
    função energética... os carboidratos fornecem energia a célula...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear