O que é um buraco de minhoca?

Pelo que já ouvi ele pode criar uma dobra no espaço/tempo, é como se eu daqui fosse parar na galáxia de andrômeda em 2 segundos, é possível ou é só teoria?

9 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Ficção-Científica

    Um 'buraco de minhoca' é uma estrutura instável.

    Para saber mais leia aqui:

    http://www.portaldoastronomo.org/cronica.php?id=25

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Viagem_no_tempo

    Como construir uma máquina do tempo por Paul Davies em Scientific American

    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_cons...

    Wormholes transitáveis no Espaço-Tempo em http://www.zamandayolculuk.com/ The Time Machine Project

    http://www.zamandayolculuk.com/cetinbal/wormtransi...

    Viagens interestelares por Renato Las Casas e Divina Mourão em http://www.observatorio.ufmg.br/ Observatório -

    UFMG

    http://www.observatorio.ufmg.br/pas09.htm

    Esticando o tempo e voltando ao passado por Roberto Belisário em http://www.comciencia.br/ Com Ciência

    http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edi...

    Do outro lado do espelho por Lara da Rocha Vaz Pato em http://www.ciul.ul.pt/ Universidade de Lisboa

    http://www.ciul.ul.pt/~ananunes/FRANKENSTEIN/lara_...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_verme

    Existem respostas aqui no Yahoo sobre isso. Consulte essa:

    O buraco de minhoca (wormhole) é uma estrutura estável?

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Um buraco de minhoca é isso mesmo, uma dobra no espaço/tempo. Essa "dobra" liga dois pontos no espaço que podem estar separados por milhares de anos-luz (espaço) ou mesmo milhares de anos (tempo). É como se fosse um "atalho" onde nós poderíamos ir de um ponto a outro em muito menos tempo do que se fôssemos nos deslocando normalmente. Essa teoria pertence ao renomado Einstein (e já foi confirmada assim como os buracos-negros)

    Fonte(s): Conhecimentos próprios, mas vc pode achar um artigo que fala sobre isso no wikipédia
    • Faça login para comentar as respostas
  • corna
    Lv 4
    Há 3 anos

    O buraco brano seria o outro lado do buraco negro. A teoria seria mais ou menos assim; sempre que você vê um buraco negro, vc verá depois um buraco de minhoca e no fim um buraco branco. Isso é uma teoria, vc nunca vai ver um buraco de minhoca e nem um buraco branco na sua vida. Ou seja. Depois que um buraco negro engolisse alguma matéria, ela passaria pelo buraco de minhoca (é meio difícil explicar escrevendo, mais um buraco de minhoca tem que ter pelo menos dois buracos, um de "entrada" e um de "saída"), e na saída desse buraco de minhoca haveria um buraco branco, que reformaria toda a matéria e poderia transfor em uma nova galáxia. Acho que isso seria só uma teoria, por que sabemos que sempre que um buraco negro engole alguma coisa pode surgir uma nova galáxia. Ahh e ecu assisti na television que nem sempre que uma estrela explode surge um buraco negro, depende sempre do tamanho da estrela e do que ela era composta, se o sol explodir por exemplo pode gerar uma great nova e não um buraco negro. o sol é uma estrela nova vai demorar bilhões de ano para ela explodir, é um fato comprovado pelos cientistas, por ela ser composta por materiais quentes...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Buraco de Minhoca ou Buraco de Verme seriam atalhos de um ponto do espaço a outro.

    Vamos imaginar da seguinte forma. Em um folha de papel você desenha de um lado um ponto e do outro lado outro ponto. A forma mais rápida de chegar de um ponto a outro seria em linha reta. Isso representa uma viagem espacial normal. Agora, dobre a folha ao meio e junte os dois pontos. Essa seria uma viagem através de um Buraco de Verme. Esse Buraco dobra o espaço funcionando como um atalho.

    Ainda não há provas da existência de um Buraco de Minhoca, é apenas uma teoria. Talvez, atravessar um Buraco de Michoca poderia nos conduzir a um universo paralelo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Vera
    Lv 4
    Há 1 década

    Buracos de Minhoca (ou verme)

    A matéria que penetre em um buraco negro pode, em teoria, ser esguichada em algum outro lugar. Essa transferência de matéria pode, aparentemente, realizar-se através de distâncias enormes, milhões ou bilhões de anos-luz, em um período de tempo mínimo. Tais transferências não podem ocorrer da maneira ordinária, uma vez que o transporte de massa é limitado pela velocidade da luz. Assim, transferir matéria, da maneira usual, à distâncias de bilhões de anos luz, deveria levar um tempo de bilhões de anos. ( tempo = espaço / velocidade). A transferência deve ocorrer através de túneis ou pontes que não tem, falando-se em termos rigorosos, as caraterísticas que conhecemos e definimos para o tempo em nosso Universo. Este percurso é as vezes chamado de PONTE DE EINSTEIN-ROSEN ou, mais pitorescamente, de BURACO DE MINHOCA.

    Se a massa atravessa o buraco de minhoca e aparece de repente a um bilhão de anos-luz de distância, novamente no espaço ordinário, alguma coisa deve acontecer para equilibrar esta grande transferência na distância. Os cientistas supõem que essa passagem impossivelmente rápida pelo espaço é equilibrada por uma passagem compensatória pelo tempo, de modo que a massa pode ressurgir a um bilhão de anos no passado. Assim. os Buracos de minhoca, além de permitir superar a barreira da velocidade da luz, atuariam como fendas no tempo (ou como pensam os místicos, Portais).

    Abraço.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    exemplo de um lençol:

    Imagine que este lençol esteja dobrado, deixando um espaço entre as partes de cima e de baixo. Colocar a bola de beisebol no lado de cima fará com que uma curvatura se forme. Se uma massa igual fosse colocada na parte de baixo do lençol, em um ponto correspondente ao ocupado pela bola de beisebol na parte de cima, eventualmente a segunda massa encontraria a bola de beisebol. É mais ou menos assim que os buracos de minhoca podem ser formar.

    No espaço, as massas que fazem pressão em diferentes partes do universo poderiam eventualmente formar um túnel, isto é, um buraco de minhoca. Poderíamos viajar da Terra para outra galáxia e voltar relativamente rápido. Por exemplo, vamos imaginar um roteiro em que quiséssemos viajar para Sírio (ou Sirius), uma estrela vista na constelação do Cão Maior logo abaixo de Órion. Sírio está a cerca de 9 anos-luz da Terra, o que equivale a aproximadamente 90 trilhões de quilômetros. Obviamente, esta distância seria muito grande para que os viajantes espaciais a percorressem e voltassem a tempo de nos contar o que eles viram por lá. Até agora, o mais distante que as pessoas já viajaram no espaço foi até a Lua, que está a cerca de 400 mil km da Terra. Se pudéssemos encontrar um buraco de minhoca que nos conectasse no espaço ao redor de Sírio, poderíamos poupar um tempo considerável, evitando os trilhões de quilômetros que teríamos de percorrer com a viagem espacial tradicional.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Literatura.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Uma mironga sem sentido.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Minot
    Lv 4
    Há 1 década

    Isto é uma hipótese! Ainda não se sabe muito a respeito dos buracos de minhoca!

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.