Qual foi o legado sócio-político-econômico deixado pelo ciclo do açúcar?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
O coronelismo, o voto de cabresto, a dependência de um maioral que o representasse de forma paternal, (paternalismo), criando um ciclo vicioso, que ainda hoje há resquícios dessa forma política social....e economicamente a monocultura, só produziam açúcar!!!!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ana D respondido 6 anos atrás
    Só complementando...

    A produção açucareira foi um pilar econômico da economia colonial brasileira. Com um amplo destaque no plano internacional, o açúcar era um produto de exportação nobre. Devido a conflitos entre Portugueses, Holandeses e países da América Central, houve maior cobiça na exploração do Nordeste Brasileiro. Foi neste período que ocorreu uma expansão territorial no Brasil. Levando ao alargamento de fronteiras, estimulando o povoamento de outras faixas de terra, atingindo até a região norte do país. Desta forma, presume-se que criaram um ciclo vicioso, que ainda hoje há resquícios dessa forma política social.
    • Taxa
    • Comentário
  • Marcelo Romero respondido 6 anos atrás
    A produção de Álcool como bio-combustível, o Autoritarismo, o peleguismo, o voto obrigatório, bolsa-esmola, bolsa-pinga, cotas raciais nas faculdades, bolsa-de-estudo-pros-parasitas-do-MST, voto de cabresto e etc,etc,etc,etc............................
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear