Anônimo
Anônimo perguntou em Comidas e BebidasCulinária e Receitas · Há 1 década

Alguem pelo amor de deus sabe fazer conserva de biri-biri(bilimbi,azedinha,limão-japonês,bilimbim...)?

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    lave os biri biri corte em rodelinhas ou deixe inteiro ponha em um vidro de boca larga, ponha sal e azeite doce. Pronto tá feita sua conserva de biri biri.coma na salada, como tira gosto ou dentro da comida.

  • nena
    Lv 6
    Há 1 década

    Ol@!

    Bilimbi

    Nome científico: Averrhoa bilimbi

    Família: Oxalidáceas

    Nome comum: bilimbi, bilimbim, limão-de-caiena, biri-biri, azedinha, limão-japonês (Brasil); “cucumber fruit”, “bilimbi”, “starfruit” (inglês); bilimbi (espanhol)

    Origem: Índia

    Descrição e característica da planta: essa planta pertence à mesma família da carambola. A árvore é perene e pode atingir 10 metros de altura. As folhas são verdes e compostas por 5 a 16 folíolos alongados de 4 a 12 centímetros de comprimento. As flores são emitidas diretamente no tronco e nos ramos, em forma de cacho (panícula). Os frutos verde-claros, cilíndricos, com 5 a 8 centímetros de comprimento por 2 a 4 centímetros de diâmetro, levemente sulcados, ficam agrupados e pendurados nos ramos. Os frutos maduros têm a casca fina de cor verde-amarelada e a polpa esverdeada a amarelada. No interior de cada fruto contém cerca de 10 sementes arredondadas, achatadas e de cor marron-escura (Fonte: Frutas exóticas. Luiz Carlos Donadio, J. C. Nachtigal e D. K do Sacramento. Jaboticabal: Funep, 1998. 279 p. ). As condições favoráveis para bom desenvolvimento e frutificação são: temperatura amena a quente, não tolera geada, solos bem drenados, profundos, férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o ano. A propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia. Por enxertia é mais indicada porque a planta inicia a frutificação em menos tempo e permite obter novas plantas iguais à planta mãe. No Brasil, essa planta é pouca conhecida, mas em outros países asiáticos existem variedades que produzem frutos menos ácidos.

    Produção e produtividade: as plantas iniciam a produção 5 a 6 anos após o plantio de mudas obtidas a partir de sementes e 3 a 4 anos, quando enxertadas. Ela floresce e frutifica mais de uma vez durante o ano. Os frutos amadurecem 90 dias após o florescimento.

    Utilidade: os frutos das variedades existentes no Brasil são bastante ácidos e consumidos ao natural somente quando estão bem maduros ou usados no preparo de compotas, geléias, vinagres e vinhos. Os frutos verdes podem ser usados no preparo de picles, condimentos e molhos. Frutos verdes contêm alto teor de ácido oxálico e redução desse ácido quando amadurecem e ocorre o inverso com a vitamina C, que passa de 20,82 para cerca de 60, 65 miligrama por 100 gramas de polpa.

    Conserva

    10 frutos de Bilimbi verdes

    250 ml de água

    200 ml de vinagre de vinho 1 folha de louro

    5 pimentas pretas inteiras

    1 pimenta dedo de moça em rodelinhas

    Modo de fazer

    Leve ao fogo até ferver todos os ingredientes,menos os frutos.

    Lave-os bem. Raspe com uma faca e corte em rodelas grossas os frutos.

    Quando o preparado ferver,coloque os frutos na panela e deixe ferver 10 minutos,

    Coloque em vidros esterilizados,feche bem e leve ao fogo com água que os cubra e ferva 15 minutos.

    Deixe os vidros esfriarem na água.

    Guarde na geladeira após abertos.

    Bjus no ♥

  • Há 1 década

    Mas que pexte é isso?

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.