Porque o meu cachorro come o próprio cocô? Todos fazem isso?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Atualização : Legal, to amando algumas respostas... então: - já que não lhe falta ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Coprofagia - ato de comer fezes.
Sim, infelizmente é um mal que atinge certos cães, dependendo da raça é até bem comum.....

Um filhote pode comer o cocô numa imitação do comportamaneto da mãe, porém depois de crescido ele perde essa mania, alguns por estarem com vermes ou outros distúrbios no organismo, precisando de tratamento ou alimentação adequada, e outros não irão perder esse hábito tão facilmente- origem comportamental.

O melhor a fazer é procurar um veterinário para exames se for necessário, e então tomar as providências, caso seja de origem comportamental, pode-se usar de anti-coprofágicos, florais, etc...

Leia mais:
http://www.saudeanimal.com.br/artigo92.h...



*Hehe, é bem provável.....
Mas olha, ainda existe a possibilidade dele não estar assimilando bem as substâncias da sua alimentação, o que faz 'necessário' que ele reingira as fezes, numa tentiva de compensar esse fato. Ou então a alimentação não está suprindo as necessidades, simplesmente. Um exame seria bom - outros sintomas que podem ocorrer, caso o animal não esteja assimilando bem o alimento é, aqueles 'roncos' no estomâgo ou coisas do tipo.
Produtos como Organnact, Coprovet, Deter, podem ser dados, mas na verdade, é difícil de resolver tal problema....
Como dito, não retire as fezes na frente do animal, ele pode resolver disputá-las com você XD
Pois é, pode ser comportamental mesmo.......chamar a atenção, etc....


Ainda recomendo -veterinário.


Caso seja comprovado origem comportamental, dae é tentar de tudo pra tirar esse hábito terrível =/
Além de alguns métodos passados aqui, vou te indicar esse site, onde é possível fazer uma consulta grátis, os florais são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde, e existem vários veterinários apoiando o uso deste método, e funcionam se feitos da forma correta ^^
http://www.floraisecia.com.br/consulta_a... -dê o máximo de informações sobre o comportamento do seu animal -ansioso, bravo, medroso, obediente, manso, tem medo de broncas.....tudo.
Mais sobre os florais: http://www.saudeanimal.com.br/florais.ht...


Boa sorte

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito obrigada....
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (31)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • decioalto1 respondido 6 anos atrás
    Minha amiga, pelo que pude ver, vc. recebeu muitas respostas.
    Meu conselho é, se vc. realmente gosta do seu cão, procure um veterinário, com toda a certeza depois de um exame ele vai dignastioticar o que realmente se passa como animal.
    Tenho uma cadelinha vira-lata que por muito menos eu a levo no veterinário, sabe porque eu cuido bem dela?. porque descobri que os cachorros são mais amigo do homem que os próprios homens.

    Fonte(s):

    Cuide do seu cãozinho, ele bem cuidado, só vai lhe trazer alegrias.
    Boa sorte.
    • 2
    • Comentário
  • O Grande respondido 6 anos atrás
    É coprofagia no minimo ! tem tambem uma solução , Não deixar que o cão tenha acesso ao cocô ! e pode ser problemas de verminose!
    cuide do cão!
    • 1
    • Comentário
  • Sazinha respondido 6 anos atrás
    A cachorrinha da minha vizinha tbm tem essa mania, a sua é de qual raça? a dela é shih tzu. Eh mania de cachorro, voce tem que brigar qdo ela fizer isso, até que ela para. foi assim com minha vizinha. e não eh verme , pq ela ja deu de tudo.
    • 1
    • Comentário
  • marciamimi respondido 6 anos atrás
    Estava enfrentando o mesmo problema com minha poodle filhote.
    A veterinária me orientou a retirar as fezes sem que ela veja.
    Pois ela quer competir.Quando você tira um jornal,o animal também quer pegar não é mesmo...assim também ocorre com as fezes.
    Para mim está dando certo.No entanto aconselho você a procurar por um veterinário de confiança para saber se realmente é isso ou se são vermes.
    Espero que resolva...abraço!

    PS.Não são todos que fazem isso...minha poodle mais velha saia correndo quando fazia...haha
    • 1
    • Comentário
  • Tatiane Sam respondido 6 anos atrás
    Não, nao sao todos, somente alguns tem essa mania. Mas antes de falarmos em mania, temos q ter certeza de q ele nao tem nenhum tipo de desnutriçao e esta corretamente vermifugado. Se for somente mania, é aconselhado vc retirar as fezes antes q ele coma, sem deixar q ele veja, assim vai desistindo de fazer isso.
    • 1
    • Comentário
  • daniel s respondido 6 anos atrás
    É provável que esteja faltando alguma proteína, vitamina ou sais minerais na alimentação dele.
    Procure melhorar a ração.
    abraços
    • 1
    • Comentário
  • *R@vena* respondido 6 anos atrás
    ISSO OCRORRE POR CARÊNCIA DE VITAMINAS OU POR VERMINOSE, DÊ UM BOM LOMBRIGUEIRO PRA ELE E REFORCE SUA ALIMENTAÇÃO COM UMA RAÇÃO DE BOA QUALIDADE.
    VC PODE TAMBÉM DAR VITAMINAS APÓS O TRATAMENTE DA VERMINOSE.
    • 2
    • Comentário
  • Thaís respondido 6 anos atrás
    Deve ser saboroso... rsrsrsrsr
    Minha cachorrinha come o cocô do gato dentro da caixinha de areia.
    • 1
    • Comentário
  • Leela respondido 6 anos atrás
    Leva ele no veterinário... ele está com coprofagia, dá uma lida no site abaixo.

    http://www.dogtimes.com.br/cropofagia.ht...
    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Pamela respondido 6 anos atrás
    kkkkkkkkkkkkkk.....
    só não deixa ele te dar um beijinho......
    • 1
    • Comentário
  • trincadoalvaro respondido 6 anos atrás
    Porque ele se ama.
    Não que comer a comida dos outros.
    É um Cão reciclável, come, reaproveita, para não poluir o meio-ambiente.

    Fonte(s):

    é o cão do futuro! o Chamado cão auto-sustentável!
    • Taxa
    • Comentário
  • Marcelão !!!! respondido 6 anos atrás
    Não.

    Só os cachorros e alguns outros animais porquinhos, kkkkkk

    Isso é a moda da reciclagem em ação, é so afastar o cachorro da TV que ele cura, hahahahahah

    Eu nao sei mesmo o que responder, tô enrolando aqui e nada me vem a mente.

    Ahh tem mais uma que pensei agora....

    Deve ser porque voce faz a comida tão deliciosa que o corpo do animal não consegue absorver tanta gostosura de uma sõ vez e ai se faz necessária uma segunda chance,

    Credo !!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Bom dia,, tô rindo as pampas aqui.......
    • Taxa
    • Comentário
  • Elis respondido 6 anos atrás
    Não, eu acho que ele esta com verme.
    Procure um veterinário para receitar um remédio.
    Boa sorte
    • Taxa
    • Comentário
  • Cassinha respondido 6 anos atrás
    Vou lhe enviar um email q recebi da Bitcão q explica muito bem esse hábito de alguns cães e q propõe como solução o uso de um produto natural, no site e aqui está tudo bem explicadinho..

    Espero poder ajudar..

    Boa sorte! Aí vai:

    Para quem não sabe COPROFAGIA é o nome científico que se dá para o ato de comer as fezes (as próprias ou de outros animais). Convidamos você a ler esta mensagem, não só para conhecer mais sobre este comportamento que é muito comum em nossos amigos peludos, mas também para ver os benefícios que o novo produto da BitCão traz até para os cachorros saudáveis.




    Organnact Pet Probiótico
    Anti-Coprofágico COPROVET


    A novidade é o COPROVET, o único tratamento anti-coprofágico do Brasil, desenvolvido pelo Laboratório Coveli e tem o mesmo princípio ativo do ANTI-COPROFÁGICO DETER - produto importado com exclusividade pela BitCão por muitos anos, com grande aceitação e resultados do mercado internacional. O fato do COPROVET ser fabricado no Brasil é uma vantagem a mais para os clientes da BitCão, pois podemos garantir o estoque regular do produto e ainda oferecer um preço mais em conta para nossos clientes.

    Para facilitar o tratamento do seu cão a BitCão oferece, com preço especial, o conjunto de 60 comprimidos – suficiente para o tratamento por 4 semanas de um cão com até 10 quilos de peso -, e o conjunto de 120 comprimidos – suficiente para o tratamento por 4 semanas de um cão de 11 até 20 quilos de peso.

    Se for necessário você também pode adquirir caixa com 20 comprimidos para fazer a manutenção ou para ajustar a dosagem necessária de acordo com o peso do seu cão.

    Mas primeiro vamos entender por que os peludos apreciam esta atividade gastronômica tão desagradável.

    Embora o ato de comer as próprias fezes, ou de outros animais, nos pareça totalmente nojento, para os cães esta não é uma atitude “escandalosa”.

    Claro que isso não quer dizer que todos os cachorros estão pensando em servir canapés de “patê du cocô” para os convidados caninos, mas com certeza a cadelinha do prédio ao lado não vai deixar de namorar o seu garanhão só porque ela o viu fazendo uma “boquinha” pouco ortodoxa.

    Falando sério. O ato de comer fezes deve ser tratado, mas não fique pensando que o seu cachorro é nojento ou anormal por causa disso.

    Nem sempre as causas para um cachorro desenvolver o hábito de ingerir fezes são claras, ou fáceis de serem identificadas.

    Um exemplo de situação natural onde o cão, ou melhor, a cadela come fezes é quando ela está com os filhotes recém nascidos. Uma boa cadela nunca vai deixar que seus filhotes fiquem num lugar sujo de fezes e urina. Como conseqüência ela vai lamber os filhotes após cada mamada, não só para estimulá-los a fazer o xixi e cocô (cachorros muito novinhos precisam de estímulos, na forma de massagens, para poder fazer xixi e cocô), como também para limpar a sujeirinha e deixar o “ninho” o mais limpo possível, evitando que o local fique contaminado.

    Assim que os filhotes estiverem mais crescidinhos a cadela usará de outros meios para ensiná-los a defecar longe da área aonde eles dormem e são alimentados. Ela passará a se levantar do ninho alguns minutos antes deles estarem totalmente saciados. A procura das “mamadeiras” gostosas da mamãe os filhotes irão acompanhá-la para fora do ninho e acabarão fazendo as caquinhas (o que normalmente ocorre logo após o fim da mamada) do lado de fora, e não na cama.

    Embora nesta época já não se espere que a mãe e os filhotes procurem fezes para comer, é comum que alguns filhotes continuem explorando suas fezes, para brincar com elas, ou para comê-las, por conta dos seus impulsos exploratórios. Se isso estiver ocorrendo é preciso, antes de mais nada, levar o filhote ou o cachorro adulto num veterinário para afastar qualquer possibilidade de problema nutricional.

    A coprofagia em filhotes mais velhos e em cachorros adultos pode estar relacionada com problemas que interferem na absorção normal dos alimentos. Peça para o seu veterinário checar todas as possibilidades, como verminose, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas, ou outros problemas no aparelho digestivo.

    Um outro fator é alimentar. Uma dieta inadequada, pobre em fibras e/ou proteínas pode fazer com que o seu cão vá buscar estas substâncias nas fezes de um outro animal. Estudos também apontam que cachorros alimentados uma única vez no dia tendem a comer as próprias fezes mais dos que os cães alimentados duas ou mais vezes por dia. A explicação de tal relação está no fato de que alguns cachorros possuem uma dificuldade maior de absorver os nutrientes se eles forem oferecidos em uma única grande porção de alimento. Os nutrientes, nestes casos, acabam passando direto para as fezes do animal que, mais tarde, sentindo-se mal nutrido, acaba voltando nas próprias fezes para se alimentar.

    É o que parece ocorrer também quando mais de um cachorro é alimentado ao mesmo tempo, muitas vezes no mesmo prato, e um cão é muito mais dominante do que o outro. O cachorro mais dominante pode até mesmo “impedir” que o cachorro mais submisso se alimente com um simples olhar. O cachorro mais submisso só irá se aproximar do prato quando o cão mais dominante permitir e estiver totalmente saciado.

    Desta situação duas coisas podem acontecer:

    O cachorro mais dominante come muito mais do que agüenta para não deixar que o mais submisso se alimente direito (competitividade) e acaba tento o mesmo problema que o caso descrito acima, ou seja, não consegue absorver todos os nutrientes da ração, ou;

    O cachorro mais submisso passa fome e tem que recorrer às fezes do cão mais dominante para se alimentar.
    Existe ainda a possibilidade de que seu cãozinho esteja “recolhendo” as fezes para não ser punido por ter feito a sujeira no lugar errado (ou lugar certo, mas ele não quer correr o risco assim mesmo).

    É bastante comum que cachorros que foram punidos com freqüência, e ainda muito cedo, apresentem este tipo de comportamento. O grau necessário de severidade da punição para causar tal reação vai depender da sensibilidade individual de cada cachorro. Ou seja, nem sempre é preciso que o cachorro seja “espancado” a cada acidente para que ele passe a comer as próprias fezes.

    Maus hábitos de higiene também têm sua contribuição. Filhotes que ficam presos em locais sujos podem desenvolver a habilidade de limpar a área por conta própria. Falta de atenção dos donos, tédio, solidão, medo e estresse emocional também podem deflagrar este comportamento impróprio.

    Embora não exista nenhum estudo conclusivo a respeito, algumas raças de cães parecem ter uma predisposição genética para comer as próprias fezes. É o caso dos retrievers e também de alguns baixinhos como o Lhasa-Apso e o Shih-Tzu.

    Se o seu cachorro já está comendo fezes por aí, ou para prevenir que este problema venha a acontecer, aí vão algumas sugestões:

    Alimente o filhote, ou cão adulto pelo menos duas vezes por dia (filhotes até 6 meses vão precisar ser alimentados pelo menos 3 vezes por dia) e com uma ração de boa qualidade. Se você possuí mais de um cachorro na casa, alimente-os em pratos separados e certifique-se que todos estão tendo oportunidade de comer direitinho.

    Não dê frutas, doces e outras guloseimas para seu peludo enquanto ele estiver sendo tratado para parar de comer cocô. Os “restinhos” destas gostosuras podem passar para as fezes (principalmente frutas e legumes adocicados) tornando-as ainda mais atraentes. Evite também os biscoitos caninos e outros petiscos.

    Procure manter o jornal do seu filhote sempre bem limpinho e, de preferência, não deixe o filhote ver você limpando as caquinhas. Não queremos que o filhote muito inteligente resolva imitar o seu comportamento “comlurbiano”.

    Não brigue com o seu filhote se ele já tiver feito o cocô ou xixi no lugar errado. Simplesmente limpe a sujeira e espere uma oportunidade para pegá-lo no ato. Se você começar a ver movimentos circulares em cima do seu tapete persa pegue o filhote no colo e leve-o imediatamente para o local permitido. Se ele já estiver no meio do xixi, ou do cocô, não espere ele acabar. Interrompa-o com um sonoro “AÍ NÃO”, pegue o bicho no colo e leve-o imediatamente para o jornal. Chegando no jornal NÃO BRIGUE com o filhote, pelo contrário faça a maior festa do mundo e se uma gotinha de xixi ou cocô cair no jornal faça ele se sentir o mais amado dos bichos.

    Observe sempre que o seu cachorro for ao banheiro e crie uma rotina para distraí-lo assim que ele fizer o cocô. Acabado os negócios chame-o para um cômodo bem longe da área com o jornal e dê um brinquedinho, um casco de vaca para o totó, ou melhor ainda, um palitinho do Organnact Pet Probiótico como recompensa. Enquanto ele fica distraído roendo seu petisco, ou brincando, limpe o local rapidamente, sem deixar que o peludo veja.

    Leve o seu cachorro para um check-up e se for preciso faça um exame de fezes no totó, conforme a orientação do seu veterinário. Mantenha seu bichinho livre de vermes. Ligue antes para receber orientações de como coletar as fezes e como armazená-las de forma correta para que o exame seja o mais preciso possível.

    Se o seu veterinário prescrever um remédio de vermes lembre-se que é muito importante seguir a risca as orientações dadas por ele. Administre o remédio na dose correta e nos dias exatos para não perder o ciclo dos parasitas.

    Converse com seu veterinário, ou com o criador do seu cachorrinho para considerar uma mudança na ração do seu peludo. Aparentemente algumas rações deixam as fezes mais atraentes do que outras.

    Reserve uma parte do dia para dar atenção e exercitar especialmente o peludo
    • Taxa
    • Comentário
  • Guerreiro da Espanha respondido 6 anos atrás
    Será que ele não é da familia da hiena!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Romildo respondido 6 anos atrás
    ou ele tá maluco
    ou é sintoma de verminose



    beijos e boa sorte..♣
    • Taxa
    • Comentário
  • Luzinha respondido 6 anos atrás
    Você pode encontrar no pet shop um produto chamado PET PROBIÓTICO DA ORGANNACT. Tanto na forma de palitos ou em pó, é eficaz na solução desse problema pois a sua fórmula contém leveduras provenientes de hortaliças e leguminosas desidratadas, que contribuem para a boa manutenção do funcionamento intestinal. Esse produto otimiza a absorção dos nutrientes contidos na alimentação. Além disso é rico em fibras e em vitaminas do complexo B.
    Além do suplemento, experimente trocar a marca de ração por uma superior.
    Bjos
    • Taxa
    • Comentário
  • Berzim respondido 6 anos atrás
    seu cachorro deve ta com muita fome ou verme sei la.
    descupa disser issu mais os unicos cachorros q eu ja vi come coco foi cachorro de rua. leva ou pergunte a um veterinario

    abraçoss
    • Taxa
    • Comentário
  • seren@ respondido 6 anos atrás
    .http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR...

    olha bem esse saite exprica como vc pode lhe dar com essa atitude do seu cachoro boa sorte

    http://adote_um_bicho.no.comunidades.net...
    • Taxa
    • Comentário
  • Carla R respondido 6 anos atrás
    Olhe Malu, o meu cachorro faz isso desde bebezinho, o veterinário dizia que ia deixar disso quando crescesse mas ele faz um ano daqui a 2 meses e continua!! Tambem me disse que pode ser o organismo com falta de nutrientes e o cachorro sente necessidade de ir buscar ao cocô.
    Sugeriu uma ração bem nutritiva. ele pode não comer todo o cocô mas come sempre um pouco.
    Pode ser tambem tédio, stress por passar muitas horas sózinho ao pé do cocó e com poucos brinquedos.
    Tente arranjar varios diferentes e vá escondendo uns e depois vá trocando.
    Mas olhe, fome eu sei que não é, como alguem aqui disse!
    O meu come bem, e muito ! ...ração ; )
    • Taxa
    • Comentário
  • Gisele S respondido 6 anos atrás
    Creeedo eu axo q seu cachorro ta é com fome!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • 1
    • Comentário
  • 【ツ】 Odnopser respondido 6 anos atrás
    Deve ser fome alimente melhor o seu cachorro assim ele para com esse entra e sai.
    • 1
    • Comentário
  • Thais respondido 6 anos atrás
    kkkkkkkkkk e bom que vc nao gasta dinheiro com racao...
    eu tinha um cachorrinho que comia papel higienico e a ***** dele era de papel em formato de coco
    kkkkkkkkkkkkkk
    • 1
    • Comentário
  • FABIO IRADO respondido 6 anos atrás
    kkkkkkkkkkkkkkk
    é melhor eu nem responder
    • 1
    • Comentário
  • Rudá de Almeida Silva respondido 6 anos atrás
    Nunca vi isso não,
    Abraços.
    • Taxa
    • Comentário
  • kadett respondido 6 anos atrás
    acho q vc naun ta comprando rçao pra ele porque isso naum é normal
    • Taxa
    • Comentário
  • DR DOG - O VETERINÁRIO DA NET respondido 6 anos atrás
    qtos anos ele tem isso costuma durar 1 ano mais ou menos, acontece isso porque as fezes de hj em dia são pura ração e não fedem como antigamente qdo cachorros comiam comida, em todo caso jogue molho de pimenta nas fezes, ele se desinteressará por elas logo logo.
    abraços... se precisar de mim estou no site www.quebarato.com.br/fitasxdvd/anuncios
    Dr dog
    • Taxa
    • Comentário
  • Dimy l respondido 6 anos atrás
    Acho pq ele é um RETARDADO KKKKKKKKKKKKK
    não é possível .......^^ FUI.....
    • 1
    • Comentário
  • LordVampiro respondido 6 anos atrás
    se dono e agresivo o cachorro e agresivo
    se o dono e calmo o cachorro e calmo
    e o q dissem o cachorro e o espelho do dono!
    • 1
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear