Gostaria de saber o que é esofagite erosiva distal leve?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
MINHA MÃE FEZ UMA ENDOSCOPIA E DEU ESSE RESULTADO NO EXAME GOSTARIA QUE SE ALGUEM SOUBER QUE ME RESPONDA?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
O QUE É ESOFAGITE?
Quando o ácido e as enzimas do estômago repetidamente refluem para dentro do esôfago, este torna-se inflamado e ulcerado. Esta inflamação é conhecida como esofagite. Quando a inflamação é severa, desenvolve-se a úlcera do esôfago.

A HÉRNIA HIATAL CAUSA ESOFAGITE?
A hérnia de hiato é quando o estômago passa para o tórax através do diafragma (é um músculo que separa o tórax do abdômen). Quando existe hérnia, o conteúdo do estômago ultrapassa a pressão do EIE, ocasionando o refluxo do estômago para o esôfago. Como resultado há inflamação do esôfago. Portanto a hérnia hiatal é uma causa importante de esofagite.

HÁ OUTRAS CAUSAS DE ESOFAGITE?
Certas infecções por fungos (sapinho) e vírus, podem causar a inflamação. Irradiação e substâncias cáustica (soda cáustica), também podem causar esofagite. Porém o refluxo ácido do estômago é de longe a causa mais comum.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
Azia, ocorre quando há refluxo ácido para dentro do esôfago. É uma sensação de uma queimação do peito até o pescoço. Algumas vezes, pode ocorrer regurgitação até a boca, provocando a sensação de um líquido amargo na boca. Quando a esofagite é severa e as úlceras estarem presentes, o ato de engolir provoca dor, quando o alimento atinge esta parte do esôfago. Posteriormente se a porção inferior do esôfago se estreita devido à cicatrização, o alimento pode parar nesta área. Este sintoma é chamado de disfagia e é desconfortável. A esofagite também pode causar hemorragia. Fezes pretas, anemia e vômitos de sangue são sinais de hemorragia.

DIAGNÓSTICO
O melhor exame para o diagnóstico é pela endoscopia, por permitir o exame interno do esôfago e biopsia durante este procedimento. É um exame importante para excluir o câncer de esôfago.

TRATAMENTO:
Medidas gerais:
1- Comer menos e distribuir alimentação ao longo do dia;

2- Evitar comer ou beber 2 horas antes de ir dormir;

3- Eliminar fatores que aumentam a pressão intra-abdominal: cintas e roupas apertadas, ou mesmo exercícios abdominais;

4- Se for obeso, perder peso; a obesidade causa refluxo;

5- Eliminar ou reduzir significativamente cigarros, álcool, alimentos gordurosos, café e chocolate;

6- Elevar a cabeceira da cama em mais ou menos 15 graus, para gravidade ajudar a evitar o refluxo gastresofágico durante o sono;
Outros tratamentos:
- Drogas: as drogas atualmente disponíveis tem a finalidade de reduzir a produção da secreção ácida do estômago. Outros medicamentos aumentam a força de contração do músculo EIE. Estes medicamentos são parte importante no tratamento da esofagite.

- Cirurgia: com o advento da cirurgia laparoscópica o procedimento tornou-se mais simplificado. Esta cirurgia (fundoplicatura) é realizada sob anestesia geral.

O QUE É ESTENOSE?
O EIE pode abrir para permitir a passagem de uma moeda de 25 centavos ou mais. Quando a inflamação é contínua no esôfago, desenvolve-se tecido endurecido e provoca estreitamento do esôfago. Em alguns casos avançados, este estreitamento ou estenose pode ser severo. A abertura pode reduzir-se ao diâmetro de um lápis ou menos. Os alimentos o os líquidos demoram e movem-se vagarosamente através dessa abertura para chegar ao estômago. Por exemplo, um pedaço de carne, pode bloquear completamente o esôfago. O câncer de esôfago também pode Ter este sintoma. Portanto é crítico que seja afastado este diagnóstico.

TRATAMENTO
Pode ser feito pela dilatação da estenose. A dilatação pode ser feita com ogiva de metal e balões dilatadores. Uma outra alternativa é o tratamento cirúrgico. É recomendado somente nos casos extremos, quando a dilatação falha.

RESUMO
A esofagite freqüentemente pode ser tratada clinicamente ou cirurgicamente de maneira adequada. Quando a cicatrização torna-se severa, o estreitamento pode ocorrer. Esta condição pode ser tratada por simples dilatação.

@

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigada pela informação consegui entender muito bem a explicação!!!!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • betowicca respondido 6 anos atrás
    A displasia de baixo grau pode ser semelhante a processo inflamatório e por isso pode regredir com tratamento.
    É tipo uma ferida!E que significa Doença do Refluxo Gastroesofágico, que atinge hoje cerca de 20% da população mundial e a esofagite faz parte dessa enfermidade. O tratamento não consiste sa da parte medicamentosa e sim num conjunto de medidas como: Mudança no hábito alimentar, posturais e anti-refluxos. Essa orientação quem mehor lhe pode dar é um gastroenterologista.Sorte!
    • Taxa
    • Comentário
  • Marcos Aurelio Correia de França respondido 6 anos atrás
    inflamação leve no exôfago, ela deve está sentindo dores, como se fosse no estômago, e se queixando de gastrite, mas não é gastrite, e a medicação para este tipo de inflamação, é o Pantoprazol, e se toma um comprimido de 150mg pela manhã e um ao deitar, agora se ela estiver com diarréia frequente, ela está com uma bactéria conhecida como hpilori, e a medicação já muda para homepramix, tratamento para 14 dias um comprimido à noite durante 14 dias,
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear