Como fazer iogurte caseiro com leite desnatado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Sempre faço com leite integral fica uma maravilha, mas com leite desnatado fica muito ralo alguém já fez e deu certo? Por favor me passem a receita atenção:"COM LEITE ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Sofia! Infelizmente o iogurte com leite desnatado,não tem uma consistência tão firme quanto o integral.Os industrializados,são acrescidos de espessantes.
Em minha casa faço assim:
1 litro de leite desnatado.
1 copo de iogurte natural integral.
modo de preparo.
Ferver o leite,deixá-lo esfriar a uma temperatura de mamadeira de bebês.Despejar o iogurte natural sobre o leite e mexer muito bem.Coar,distribuir em copos,e levar a uma caixa de isopor por 24 horas,ou mais,dependendo do clima.Quanto mais frio,mais tempo para talhar.Tampe os copinhos com toalhas de papel,tampe a caixa,e deixe repousar,sem que ninguém encoste na caixa.Quando talhado,retire-os e leve à geladeira.
Obs.:Os meus ficam ótimos;porém com a consistência mais rala,que com o leite integral;pois feito sem acrescentar nenhum espessante.
Muita luz!

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigado pela ajuda de todos,irei tentar essa receita tomara que fique bom...rs.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Marlu respondido 6 anos atrás
    Iogurte caseiro


    Ingredientes:

    1 copo de iogurte natural (200 ml) em temperatura ambiente
    1 litro de leite (pode ser longa-vida ou de saquinho; DESNATADO, semi ou integral)

    Como fazer:

    1.Leve o leite ao fogo. Se usar os de saquinho, é preciso ferver e depois deixar amornar. Neste caso, pule para o item 3.
    2.O leite longa-vida só precisa aquecer. Fique de olho nele, porque é bem rápido mesmo e não vale a pena dar uma voltinha.
    3.Agora é que vem o pulo do gato. Seja com fermentos prontos, com um potinho comprado no supermercado, ou com uma “matriz” reservada de outra receita, é a temperatura do leite que vai determinar se mágicavai ou não vai acontecer. A temperatura correta, pelo que dizem meus manuais, deve estar entre 43 e 45 graus centígrados. Menos do que isso, os lactobacilos nem sentem cosquinhas e vão preferir ficar hibernando. Mais do que isso, você mata os bichinhos de calor. Você pode, então, usar um termômetro culinário, ou seu dedinho (limpo, claro), que é o método que vou explicar a seguir:
    4.Coloque o dedo indicador no leite morno. Ele deve estar quente, mas não muito. Se você sentir o calor e conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos, é porque a temperatura está correta.
    5.Misture o iogurte no leite até dissolver, despeje numa vasilha, cubra e leve a um lugar quentinho e ao abrigo da luz. Se preferir, pode embrulhar o pote com panos de prato para proteger.
    6.Deixe o preparado no forno desligado da noite para o dia, depois guarde na geladeira.

    *Dicas:

    Esta não é uma receita 100% à prova de erro. São muitas as variáveis que influenciam na coagulação do leite, então não se acanhe se não acertar de primeira. Vale a pena tentar de novo, pois depois de acertar o ponto você não vai querer mais comprar iogurte pronto não.

    E uma opção legal: Adicione uma colher de leite em pó por litro de leite, assim que amornar. O iogurte fica mais consistente e saboroso.

    Agora, se você acha esse negócio de enfiar dedo em leite uma trabalheira dos infernos, muita ciência pra pouco resultado, recomendo comprar pelo menos um termômetro culinário (custa 10, 15 reais).
    • 2
    • Comentário
  • wop-df respondido 6 anos atrás
    • Taxa
    • Comentário
  • Vivianna Cristina respondido 6 anos atrás
    Receitas de iogute tem no site do meis você , mais me lembro que minha mãe fazia iogute com leite desnatado. Ela tinha aqueles lactobacilos, ela despejava o leite neles todo e deixava curtir até que ficasse um caldo grosso, depois, cuava, lavava os bichos ( era assim que eu chamava os lactobacilos!!!!), colocava mais leite para fazer mais iogute e pra eles não morrerem, e o leite cuado ela batia com fruta.
    Dava um danonão!!!! Azediiinnhooooo!!!!! Gostoossoooo!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • GHSLima respondido 6 anos atrás
    Eu faço assim: 1 caixa de leite desnatado (longa vida)bem morno, 1 pct de "la sereníssima" desnatado e 1 copo de iogurte natural desnatado.
    Após amornar bem o leite bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em um reipiente com tampa. Deixe descansar co oito horas.
    Quando estiver na consistência desejada, coloque na geladeira e como como quiser: geléia, suco de frutas em pó, cereais, etc.
    • Taxa
    • Comentário
  • nena respondido 6 anos atrás
    Ol@!

    IOGURTE CASEIRO COM LEITE DESNATADO

    Ingredientes:
    1 copo de iogurte natural (200 ml) em temperatura ambiente
    1 litro de leite (pode ser longa-vida ou de saquinho; desnatado, semi ou integral)
    Como fazer:

    Leve o leite ao fogo. Se usar os de saquinho, é preciso ferver e depois deixar amornar. Neste caso, pule para o item 3.
    O leite longa-vida só precisa aquecer. Fique de olho nele, porque é bem rápido mesmo e não vale a pena dar uma voltinha.
    Agora é que vem o pulo do gato. Seja com fermentos prontos, com um potinho comprado no supermercado, ou com uma “matriz” reservada de outra receita, é a temperatura do leite que vai determinar se mágicavai ou não vai acontecer. A temperatura correta, pelo que dizem meus manuais, deve estar entre 43 e 45 graus centígrados. Menos do que isso, os lactobacilos nem sentem cosquinhas e vão preferir ficar hibernando. Mais do que isso, você mata os bichinhos de calor. Você pode, então, usar um termômetro culinário, ou seu dedinho (limpo, claro), que é o método que vou explicar a seguir:
    Coloque o dedo indicador no leite morno. Ele deve estar quente, mas não muito. Se você sentir o calor e conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos, é porque a temperatura está correta.
    Misture o iogurte no leite até dissolver, despeje numa vasilha, cubra e leve a um lugar quentinho e ao abrigo da luz. Se preferir, pode embrulhar o pote com panos de prato para proteger.
    Deixe o preparado no forno desligado da noite para o dia, depois guarde na geladeira.

    Nena Adverte!
    Eesta não é uma receita 100% à prova de erro. São muitas as variáveis que influenciam na coagulação do leite, então não se acanhe se não acertar de primeira. Vale a pena tentar de novo, pois depois de acertar o ponto você não vai querer mais comprar iogurte pronto não.

    E uma dica legal: Adicione uma colher de leite em pó por litro de leite, assim que amornar. O iogurte fica mais consistente e saboroso.

    Agora, se você acha esse negócio de enfiar dedo em leite uma trabalheira dos infernos, muita ciência pra pouco resultado, recomendo comprar pelo menos um termômetro culinário (custa 10, 15 reais).

    Aqui em casa é sucewsso certo esta receita.
    Tenho sempre o iogurte na geladeira pois uso para tudo. Até para substituir o creme de leite em certas receitas.

    Bjus no ♥
    • Taxa
    • Comentário
  • ........... respondido 6 anos atrás
    Naquele produto Top Term vem várias receitas e´voce pode fazer fora da geladeira!
    • Taxa
    • Comentário
  • Leyloca respondido 6 anos atrás
    Iogurte Caseiro Light

    Rende 1,2 litros.
    Por litro: 508 calorias

    1 litro de leite desnatado
    1 pote de iogurte desnatado com consistência firme
    2 colheres de sopa de leite em pó desnatado

    Esquente o leite mais sem deixar ferver, deixe-o em temperatura ambiente , misture o iogurte desnatado e o leite em pó. Deixe abafado por 12 horas. Se quiser, adicione frutas.
    =======================

    beijinhos, Leyloca
    • Taxa
    • Comentário
  • pitanga pimenta respondido 6 anos atrás
    leite e limão

    bate no liquidificador

    e beba otimo
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear