Como é feito o tratamento de agua que consumimos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
A agua que nós bebemos resumidamente...
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Ôi Ana,

Por favor dê uma olhada no site abaixo. Acho que responde bem a sua pergunta. Aproveitei e fiquei sabendo mais um pouco sobre o assunto.

http://www.cesan.com.br/page.php?33

Abraços.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
ADOREI PQ
ALEM DE SER RESUMIDO
OUDE ENTENDER OUTRAS COISAS
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • kbça respondido 6 anos atrás
    bom nos reservatorios de agua o tratamento, e muito rigoroso pois passa por varios processos, mas para consumirmos essa agua,por exemplo , para beber ela o ministerio da saude nos dao um vidrinho chamdO ''HIPOCLORIDO DE SODIO'' q e so derramar 2 gotas dele sobra a agua e esperar por uma hora dai e so consumir........
    • Taxa
    • Comentário
  • Rico respondido 6 anos atrás
    Para iniciar-se os trabalhos, é necessário definir-se:
    • a população a ser abastecida;
    • a taxa de crescimento da cidade e
    • suas necessidades industriais.
    Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.
    Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:
    • captação
    • adução
    • estação de tratamento
    • reservação
    • redes de distribuição
    • ligações domiciliares.

    Captação
    A seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de um sistema de abastecimento.
    Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.
    A captação pode ser superficial ou subterrânea.
    A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento.
    Se por bombeamento, uma casa de máquinas é construída junto à captação.
    Essa casa contém conjuntos de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento.
    A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.
    Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.
    A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.

    a) Tratamento da água de captação superficial

    É composto pelas seguintes fases:

    • Oxidação
    O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.
    • Coagulação
    A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.
    • Floculação
    Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência *Decantação
    Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.
    • Filtração
    A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação.
    Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.
    • Desinfecção
    A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro.
    Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.
    • Correção de pH
    Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.
    • Fluoretação
    Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde.
    Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor (ácido fluossilícico).
    Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

    b) Tratamento da água de captação subterrânea
    A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.
    Reservação

    A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:
    • manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema;
    • atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).
    Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.

    Redes de distribuição

    Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição.
    Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.
    Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.
    Ligações domiciliares
    A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras.
    Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear