Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaPré-Escola · Há 1 década

O que é assimilação e o que é acomodação segundo Piaget?

Já li várias apostilas sobre esse assunto, mas não consigo entender, gostaria de obter exemplos para facilitar meu entendimento, pois tenho muita dificuldade referente a isso.

5 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Olá, Maris. Boa Tarde.

    Vamos a sua pergunta.

    Este assunto é estudamo em epistemologia genética. Nos cursos de licenciatura, normal superior, pedagogia psicologia e outros.

    Epistemologia genética de Piaget, que é o estudo das transformações que ocorrem no ser nos processos de desenvolvimento.

    Ao estudar este processo Piaget estabelece 4 fases, nessa ordem: Assimilação, Acomodação, Esquemas e Equilibração.

    De forma resumida, a Assimilação é quando há o predomínio da ação do sujeito sobre o objeto, essa fase é predominante na criança de 0 a 2 anos, fase sensóro motora, quando ela quer explorar o mundo e tudo a sua volta.

    A Acomodação é predominante na fase seguinte, crianças de 2 a 7 anos, pré operatória, quando inverte a relação: Há o predomínio da ação do objeto sobre o sujeito, nessa fase a linguagem tem papel prepoderante, a criança quer externar seus conhecimentos.

    São processos distintos porém, interdependentes, apesar de haver o predomínio em alguma fase da vida da criança, eles acontecem simultaneamente, são indissociáveis.

    Vamos a dar o reforço.

    Jean Piaget foi um psicologo suíço, faleceido em, 1980.

    Assimilação: representa o processo da introdução ordenada de dados conhecidos ou novos na experiência, de acordo com os > esquemas existentes em um indivíduo.

    Adaptação: para Piaget, é o equilíbrio dinâmico entre os processos da > assimilação > e da > acomodação. Com isso chega-se a equilibração.

    Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação.

    ocasionando a acomodação. A equilibraçãoé um processo fundamental no desenvolvimento do pensamento e tem origem na necessidade que o homem sente de equilibrío quando a criança se defronta com teses contraditórias e conflitos. Então através da > assimilação e > acomodação, a criança pode vencer as contradições e estabecer o equilíbrio.

    Acomodação: é o processo que ocorre quando o indibíduo se defronta com um novo problem e tenta, através da modificação de seu modo de comportar_se e pensar até então vigente, resolver o novo problema. Os > esquemas já existentes no indivíduo são assim modificados pela adaptação aos novos aspectos do problema emergente.

    Isto demonstra que a acomodação e assimilação se complementam mutuamente e são elementos do processo de abordagem ativa do ser humano.

    Neste sentido, o adulto faz mais acomodações, e as crianças mais equilibrações e assimilações.

    De uma olhada nestes sites.

    http://www.cerebromente.org.br/n08/mente...

    http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.ht...

    Glossário de Piaget.

    http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a...

    Aprenda bem estes conceitos. Bom final de semana espero que te ajude.

    Fonte(s): DICIONÁRIO DE PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA EDUCACIONAL, Reinhard Brunner e Wolfgang Zeltner. ed. Vozes, 2007. PIAGET - COLEÇÃO OS PENSADORES. autor. Jean Piaget. editora / data. Abril Cultural. 1983.
    • Correção...
      Piaget era biólogo e não psicólogo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Assimilação:

    É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.

    Ex:Por exemplo, imaginemos que uma criança está aprendendo a reconhecer animais, e até o momento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cachorro. Assim, podemos dizer que a criança possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro. Pois bem, quando apresentada, à esta criança, um outro animal que possua alguma semelhança, como um cavalo, ela a terá também como cachorro (marrom, quadrúpede, um rabo, pescoço, nariz molhado, etc.).

    Acomodação:

    É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.

    A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:

    * Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou

    * Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

    Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.

    EX: Continuando com o exemplo do cavalo a criança, apontará para o cavalo e dirá "cachorro" . Neste momento, uma adulto intervém e corrige, "não, aquilo não é um cachorro, é um cavalo". Quando corrigida, definindo que se trata de um cavalo, e não mais de um cachorro, a criança, então, acomodará aquele estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema. Esta criança tem agora, um esquema para o conceito de cachorro e outro para o conceito de cavalo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    A assimilação é uma nova situação que o sujeito se depara, ele precisa entender aquilo para poder acomodar como conhecimento, levanta hipóteses, é ai que vem a equilibração, pois varias vezes vai desequilibrar até chegar a um consenso, "é isso" e acomoda transformando isso em conhecimento. ex. uma criança quer pegar um objeto em uma parte alta, assimilou, tenta varias maneiras, equilibração, depois de varia tentativas consegue, acomodação (conhecimento).

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    ....

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Acomodaçao é quando o indivíduo , mesmo não concordando com o fato , aceita . Exemplo : em uma eleiçao , mesmo o seu candidato não sendo eleito voce aceita que o outro candidato esteja no comando . Nao há uso da violencia .

    Assimilaçao é quando faz o indivíduo mudar internamente , mudar de pensamento . Exemplo : Voce pede algo a sua mae e ela diz não , te convencendo de que não deve fazer aquilo , voce muda de pensamento

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.