Quais animais vivem no cerrado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
eu queria saber o nome de alguns animais que vivem no cerrado? se alguem souber manda ai!...
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Olá,


O cerrado caracteriza uma vegetação predominante em grande parte do território brasileiro, já chegou a ocupar um quarto de área do país, cobrindo dez estados, hoje resta apenas 20% dessa totalidade.

A presença das três bacias hidrográficas, que são as maiores da América do Sul, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata favorecem a biodiversidade da fauna e flora.

A partir desses dados, vamos restringir o foco de observação e análise na zoogeografia do cerrado, ou seja , o potencial faunístico desse domínio fantástico que é o cerrado.

A seguir veremos uma série de animais que transita nos variados subsistemas do cerrado:



Anta (Tapirus Terrestris): Peso adulto entre 140 a 250 kg, locomove em todos os subsistemas do cerrado, embora encontra-se com maior freqüência em subsistemas de veredas e ambientes alagadiços e matas ciliares.



Ariranha (Pteronura Brasiliensis): Peso adulto 20 kg, transita em mata ciliar.



Bugio-Preto (Alouata Caraya): Peso adulto 8 a 10 kg, apresenta-se no subsistema de mata ciliar.



Cachorro-do-mato (Cerdocyon Thous): Peso adulto 8 kg, transita no subsistema de campo e cerrado.



Cangambám ou Jaratataca (conepatus Smistriatus): Peso adulto 1 kg, transita nos subsistemas de campo e cerrado.



Capivara (Hydrochoerus hydrochoerus): Peso adulto 60 a 70 kg, apresenta-se nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços e em matas ciliares.



Cervo (Blasstocerus dichotomus): Peso adulto 100 kg, apresenta-se com maior freqüência nos subsistemas de campo, veredas e ambientes alagadiços, mata e mata ciliar.



**íca (Philander Opossum): Peso adulto 500 kg, transita em todos os subsistemas.



Cutia (Dasyprocta Aguti): Peso adulto 3 kg, transita nas matas e matas ciliares.



Gambá (Didelphis Albiventris): Peso adulto 1 kg, transita nos subsistema cerradão e mata.



Gato-do-Mato (Felis colocolor braccata): Peso adulto 3 kg, transita no subsistema de cerrado.



Gato-Maracajá (Felis Wiedii): Peso adulto 6 kg, transita na mata.



Gato-Mourisco (Felis Yaguaroundi): Peso adulto 10 kg, transita nas veredas e em ambientes alagadiços.



Guaraxaim (Dusicyon): Peso adulto 6 kg, transita no subsistema de campo e cerrado.



Irara (Eira Bárbara): Peso adulto 8 kg, transita nos subsistemas de mata, mata ciliar.



Jaguatirica (Felis Pardalis): Peso adulto 15 kg, apresenta-se no cerrado, cerradão, mata e mata ciliar.



Lobo-Guará (Chrysocyon Brachyurus): Peso adulto 20 kg, transita nos subsistema de campo, cerrado e mata ciliar.



Lontra (Lutra longicaudis): Peso adulto 10 kg, transita na mata ciliar.



Mão-Pelada (Procyon): Peso adulto 15 kg, transita no subsistema de mata ciliar.


Onça Pintada, Onça Preta (Pantera Onca): Peso adulto 80 a 100 kg, transita nos subsistemas de cerradão, mata e mata ciliar.



Ouriço-Cacheiro (Coendou Prehensilis): Peso adulto 6 a 8 kg, transita no cerradão, mata, mata ciliar, veredas e ambientes alagadiços.



Paca (Agouti Paca): Peso adulto 6 a 8 kg, transita no subsistema de mata ciliar.



Porco-do-Mato (Tayassu Precari): Peso adulto 35 a 40 kg, transita pelos subsistemas do cerrado, cerradão, mata e mata ciliar.



Porco-do-Mato-Cateto (Tayassu Tajaca): Peso adulto 20 kg, transita nos subsistemas de cerrado, cerradão, mata e mata ciliar.



Preá (Gavia Aprera): Peso adulto 1 kg, transita no subsistema de matas ciliares.



Quati (Nasua Nasua): Peso adulto 5 kg, transita nos subsistemas de cerradão e mata.



Raposa-do-campo (Dusicyon Vetulus): Peso adulto 8 kg, transita no subsistema de campo.



Suçuarana (Felis Concolor): Peso adulto 60 kg, apresenta-se nos subsistemas de campo, cerrado, cerradão, mata e mata ciliar.



Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga Tridactyla): Peso adulto 25 a 30 kg, transita em subsistema de campo e cerrado.



Tamanduá Mirim (Tamandua Tetradactyla): Peso adulto 5 a 8 kg, transita em todos os subsistemas, mas apresenta-se com maior freqüência no campo.



Tatu Canastra (Priodontes Giganteusso ou Maximus): Peso adulto 30 kg, são encontrados nos subsistemas de campo, cerrado, cerradão e mata ciliar.



Tatu Peba (Euphractus Sexcinctus): Peso adulto 3 a 4 kg, transita em campo e cerrado.



Tatu-Bola (Tolypeutes Tricintus): Peso adulto 2 a 3 kg, transita nos subsistemas de campo e cerrado.



Tatu-galinha (Dasypus Novencinctus): Peso adulto 6 a 8 kg, transita no subsistema de campo, cerrado, cerradão e mata ciliar.

Tatu-Rabo-Mole (Cabassous Unicinctus): Peso adulto 3 kg, apresenta-se em subsistemas de campo e cerrado.



Veado Catingueiro (Mazama Gouazoubira): Peso adulto 20 kg, transita no subsistema do cerradão, mata e mata ciliar.



Veado do campo (Ozotocerus bezoartcus): Peso adulto 40 a 60 kg, transita com maior freqüência no subsistema de campo e cerrado.

Veado mateiro (Mazana Americana): Peso adulto 25 a 30, transita no subsistema de cerradão, mata e mata ciliar.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
essa e a melhor resposta;por que era exatamente o que eu estava procurando...
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • durval respondido 2 meses atrás
    oi vc sabe quais os animais que vivem no cerrado
    • Taxa
    • Comentário
  • henry respondido 6 anos atrás
    vou lá ver e já volto
    • Taxa
    • Comentário
  • luan0018 respondido 6 anos atrás
    cobras!
    lagartos!
    entre outros!
    • Taxa
    • Comentário
  • MacLeod respondido 6 anos atrás
    Onça, tatu, lobo guará, capivara, tamanduá e uma infinidade de aves.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear