Qual a diferença entre fermentação e respiração aeróbica?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Que seres vivos utilizam esses processos?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Fermentação é um tipo de respiração anaeróbica, ou seja, que ocorre na ausência de gás oxigênio. É importante saber que respiração não é o processo de inspirar/expirar, como nós seres humanos o fazemos. Respiração é o processo de produção de energia, na célula, através da combustão da glicose. Toda combustão exige a presença de oxigênio. No caso da respiração anaeróbica, mais especificamente da fermentação, o que ocorre é uma conversão de uma molécula em outra, com produção de energia na ausência de oxigênio. Esse tipo de respiração produz 2 moléculas de ATP, enquanto a respiração aeróbica produz 36 moléculas de ATP, que é, trocando em miúdos, o "dinheiro" ou a "energia" da célula.
A fermentação pode ocorrer a partir de várias moléculas, mas as mais "famosas" são a fermentação alcoólica, onde uma molécula de glicose é convertida em álcool (comum em bactérias e leveduras), e a fermentação láctica, onde uma molécula de lactose é convertida em ácido láctico (que em nós seres humanos causa a cãimbra). A fermentação láctica, como a alcoólica, é muito utilizada na indústria na produção de derivados de leite, como por exemplo, o famoso "Yakult" que todo mundo gosta.

Classificação e comentário do autor da pergunta

3 de 5
Agradeço a colaboração de todos, e digo que a escolha foi apenas por detalhes,
Obrigado e saúde e paz.
Treme-terra
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • estudante curiosa respondido 6 anos atrás
    Primeiramente a fermentação é realizada sem a presença de oxigênio diferentemente da respiração aeróbia.O saldo final energético da fermentação é de 2 ATP enquanto a respiração aeróbia produz 36ATP.A fermentação produz como produtos finais o ácido láctico ou algum outro camposto cantendo carbonos em uma cadeia,já a respiração aeróbia produz gás carbônico como produto final.A fermentação é realizada por fungos,bactérias principalmente.Já a respiração aeróbia é realizada pelos seres humanos,mamíferos...Vale lembrar em uma bateria de exercícios intensos o músculo também pode relizar fermantação.

OBS:é respiração aeróbia e não aeróbica
    Abraço
    • 3
    • Comentário
  • Nayara respondido 6 anos atrás
    Eu estudei sobre isso então vou te explicar sem copiar de nenhum site da internet...
    São os fungos que utilizam esses processos...muitos fungos são seres aeróbios (realizam a respiração)so que na ausência de oxigênio realizam a fermentação ou seja são anaeróbios por falta de oxigênio...
    • 2
    • Comentário
  • Raul respondido 6 anos atrás
    Não sei se está correto minha resposta ... mas vai do meu conhecimento ....

A fermentação é ANAERÓBICA , são bactérias e fungos que fazem ela ... geralmente quando você quer mudar uma substância mas analiza comigo ANAERÓBICA ....PREFIXO A ... quer dizer na nossa gramática NÃO ... não aeróbica ... não respira ... ou traduzindo ...SEM OXIGÊNIO .....
    Ja aeróbica tem que ver que esse a faz parte do radical kk kk , então não é de não mas do radical de respiração ....SO VIVE COM OXIGÊNIO .....

Anaeróbica como eu disse , fungos bactérias ...
    Aeróbica , nos mesmo humanos(mamiferos) .... tudo que respira oxigênio amigo ....
    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir