Quais são os alimentos ricos ou que possuem zinco, e quais possuem magnésio?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Aline respondido 6 anos atrás
Zinco, sua imunidade agradece!

O zinco é um micro nutriente presente em alguns
alimentos e colabora para a dimunuição de
resfriados, gripes e outras doenças tão comuns
do inverno.
Além disto, o zinco colabora com funções importantes
no nosso organismo como reprodução, participa de
alguns reações química, entre outras funções.
É importante, então, consumir algumas fontes
deste mineral todos os dias.

Os alimentos que contém boa fonte são:

Carnes, sendo que a vermelha possui maior quantidade,
cereais integrais, oleaginosas
(castanha do pará, castanha do caju, nozes,
amêndoas),
sementes, leguminosas (feijão, grão de bico,
ervilha) são alimentos ricos em zinco e
importantíssimos para a nossa alimentação.

Obs.: Consuma com moderação alimentos ricos em zinco pois eles podem aumentar o apetite.

O osso magnésio; 60% desse elemento no organismo são encontrados nos ossos e outros 26% nos músculos. O magnésio é abundante nos alimentos em geral, porém as sementes, castanhas, cereais integrais com casca, legumes e vegetais de cor verde-escura são boas fontes do nutriente.

FRUTOS DO MAR:Quer dar um chega prá lá na tristeza? Abuse das delícias que vem do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Nutrientes encontrados em diferentes frutos do mar

Abalone: Boa fonte de tiamina. Contém riboflavina e niacina Boa fonte de ferro e magnésiO.

Camarões (cozidos): Contêm niacina, vitamina B6 e folato Boa fonte de ferro. Contêm zinco e magnésio.

Caranguejo de casca mole (1 médio):
Boa fonte de niacina. Contém vitamina B6, riboflavina e tiamina Boa fonte de ferro. Contém cálcio e magnésio

Caranguejo rei do Alasca (no vapor): Boa fonte de vitamina A, folato e ácido pantotênico. Contém vitamina B6. Boa fonte de zinco. Contém ferro e magnésio

Lagosta (cozida): Excelente fonte de vitamina B12. Contém folato. Boa fonte de zinco. Contém magnésio, potássio e cálcio.

Lula (crua): Contém riboflavina. Boa fonte de ferro. Contém zinco.

Mexilhão-azul (no vapor): Boa fonte de vitaminas A e E. Contém riboflavina, tiamina e niacina. Boa fonte de ferro.
Contém zinco e magnésio

Mexilhões (crus): Boa fonte de riboflavina e vitaminas A e C Excelente fonte de ferro, potássio e zinco. Contêm cálcio

Ostras (somente a parte carnosa, crua): Contém tiamina, riboflavina, e vitaminas A e C. Ricas em zinco. Excelente fonte de ferro. Contêm magnésio

Siri-azul (no vapor): Boa fonte de ácido pantotênico, niacina e vitaminas A e B6 Boa fonte de zinco. Contém ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Vieiras (no vapor): Boa fonte de vitamina B12 Contêm magnésio e zinco

Todos os valores dos frutos do mar acima foram calculados a partir de uma porção de 100g, exceto o caranguejo de casca mole.

Carnes bovina, suína e de aves contém zinco e magnésio.
Além de conter elevados teores de proteína de alta qualidade, a carne bovina é rica em ácidos graxos essenciais, em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácidos fólico e pantotênico, e vitaminas B6 e B12), em minerais (K, P, Mg, Fe e Zn) e em aminoácidos essenciais. Possui ainda altas concentrações de ácido linoléico conjugado (CLA), composto associado à prevenção e combate de determinados tipos de câncer. Por causa da multiplicidade de nutrientes que a compõe e à alta biodisponibilidade dos mesmos, a carne bovina tem sido considerada como um alimento de alta densidade nutricional.

FRUTAS:
Damasco: Contém magnésio e potássio, dois minerais que dão energia, força e resistência. Possui ferro, para a produção de sangue, e silício, para beleza da pele e dos cabelos. Mas a alta concentração de beta-caroteno é sua qualidade mais importante.

Cereja: Contém grande quantidade de sais minerais, vitaminas e faz um delicioso suco. As cerejas mais escuras contêm mais ferro, magnésio e potássio do que as claras; todas são excelentes fontes de silício e provitamina A. Há quem afirme que o suco das cerejas bem escuras ajuda a evitar a formação de placas e, portanto, protege os dentes.

Kiwi: Além de ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, contém potássio, magnésio e cálcio.

Legumes, Verduras, Grãos:
ESPINAFRE:A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Chuchu: embora considerada por muitos como legume, o chuchu é uma fruta. Apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

Soja: A soja é uma das plantas mais nutritivas e versáteis. É uma boa fonte vegetal de proteína e ferro, de vitamina B, cálcio, potássio, zinco e outros minerais.

Feijão: Os feijões contém mais proteína que qualquer outro alimento de origem vegetal, são boas fontes de amido, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais. São ricos em fibra solúvel.

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigado pela resposta, muito esclarecedora, parabéns
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • renatateca respondido 6 anos atrás
    Ricos em zinco: aipo, cominho, gengibre, majericão...
    ricos em magnésio: castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais integrais, pão...
    Boa sorte!!!
    • 1
    • Comentário
  • Lina da Arabia respondido 6 anos atrás
    Alimentos ricos em Zinco incluem: leite, queijo, feijões e lentilhas, fermento, nozes, sementes e cereais de “wholegrain”. Sementes de abóbora provêem um das fontes mais concentradas de zinco.

    Fontes boas de Magnésio, Fermento de cerveja, farinha e arroz integral, legumes, feijão de soja amendoim, e tâmara seca.
    • 1
    • Comentário
  • Kelly respondido 6 anos atrás
    Alimentos que contém magnésio: Cajú, castanha-do-pará e espinafre.
    Alimentos que contém zinco: Ostras e farelo de trigo
    • 1
    • Comentário
  • Quelsinha respondido 6 anos atrás
    as sojas possuem grande quantidade de zinco e maganésio e sao mt importantes pois os são proteínas, baixo teor de calorias, carboidratos e gorduras, sem colesterol, rico em vitaminas, de fácil digestão, um ingrediente para os nossos organismo.

    Fonte(s):

    http://correcotia.com/soja/soja-feldman.htm
    • 1
    • Comentário
  • Capixaba respondido 6 anos atrás
    goiaba, melao, abacaxi, beringela..........
    • Taxa
    • Comentário
  • Francisco respondido 6 anos atrás
    caramba, essa eu não sei. mas voce já tentou o google?
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear