Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaLei e Ética · Há 1 década

O RG é válido em todo o território nacional. Então pq não querem aceitar o meu, feito em SP, aqui no PR?

Fiz meu RG em SP, em 2003 após me casar e mudar de nome. Hj moro em Curitiba, minha cidade natal, e qual foi a minha surpresa ao ser convocada num concurso público daqui, quando me disseram para fazer outro RG (um paranaense), pq o feito em SP não será aceito, podendo eu perder minha nomeação ao cargo. Eles dizem que isso está em edital, mas não está. O li todo e não encontrei nenhuma cláusula à respeito.

Aos entendidos pergunto: isso é legal? Terei que fazer outro RG?

15 Respostas

Classificação
  • lufl
    Lv 6
    Há 1 década
    Resposta favorita

Vc tera que fazer outro so se o concurso for de nivel federal, mas estadual eles nao aceitam, aconteceu comigo a mesma coisa tive que fazer outro e nao adiantou reclamar , dizem que e lei.

• Anônimo
    Há 1 década

O REGISTRO GERAL OU RG É VÁLIDO SIM EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, SE ELES NÃO ACEITAREM VOCÊ DEVE CHAMAR A POLÍCIA , LAVRAR UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA E ABRIR UMA AÇÃO PARA QUE ASSIM VOCÊ POSSA FAZER SUA INSCRIÇÃO.

Fonte(s): HUNTER.
  • Há 1 década

Olá Cindy

O HUNTER disse tudo, porém acrescento que vc deverá ter o flagrante! Volte ao local onde barraram seu RG e chame a polícia no ato se não está no edital

Em algum lugar, se vc estudar, deve constar que o RG é seu DOCUMENTO SOBERANO na idade adulta. Deve ter isso em algum lugar do código civil, pq li isso por aí

Fonte(s): Dominus Vobiscum Abraxxx diretamente de Curitiba!!!
  • Há 1 década

Negativo, vc não tem que fazer outro não, o seu Registro Geral, vai em qualquer lugar onde vc for, ou o que for fazer, vc poderá procurar ai na sua cidade o Foro, ou o Ministério publico e falar com um promotor, isso cabe ate processo.

JESUS TE AMA

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Cuidado, fazer um novo RG constitui crime.

• Há 1 década

Se não estiver em edital, é só entrar na justiça que vc leva fácil.

• Anônimo
    Há 1 década

Muito estranho isto nunca vi falar que u RG. nao vale para outro estado, nunca tive problemas com isto...

• Há 1 década

Agora você me apertou sem me abraçar, não sei não.

• Há 1 década

A cédula de identidade, também conhecida popularmente por carteira de identidade ou RG (de Registro Geral) é o documento nacional de identificação civil no Brasil.

Sua emissão é de responsabilidade dos governos estaduais, entretanto a cédula de identidade tem validade em todo território nacional. É interessante notar que não existe restrição legal à solicitação de outra cédula num outro estado da Federação, bastando ir à repartição expedidora, levando a documentação necessária, e solicitá-lo. Assim é possível que o cidadão tenha mais de um documento de identidade de estados e numeração diferentes, todos totalmente válidos em todo o país.

A Carteira Funcional expedida por órgão público, também é reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional.

A Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, assegura a validade nacional da Carteira de Identidade ou RG.

Portanto rejeitar a sua carteira de identidade é totalmente ilegal. (para ilustar, sou paulista, meu RG é de SP, prestei concurso e foi aprovado no ES, em dois concursos e não tive problema algum)

Lv 6
    Há 1 década

Tbm não entendo isso, e o mesmo aconteceu comigo.

Fiquei com receio e tirei outro. Agora ando com os 2.

E pior, moro no DF. Não sei pq, a maioria das carteiras expedidas aqui , a digital tem validade de 1ano. Então, todo ano tenho que renovar aminha. Dizem que a qualidade da digital não é boa. Só que no meu Estado ,nunca deu problema. O dedo é o mesmo...rs

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.