Qual é a origem dos combustiveis fósseis?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Biia F respondido 6 anos atrás
Os combustíveis fósseis são originados, principalmente, de uma era geológica denominada Paleozóico e Mesozóico, onde são formadas as rochas sedimentares. Os meios organicos se decompõem e entram nos poros das rochas sedimentares. Com o passar dos anos, novas camadas de rocha se criarão por cima daquela e aquela matéria orgânica entrará em um processo de decomposição, putrefação.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Julianameg respondido 6 anos atrás
    O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

    O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

    Combustível fóssil ou mais corretamente combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados como ou para alimentar a combustão. Reconhecidamente, são usados como combustível, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

    Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Os três foram formados há milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil.

    Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais.

    As plantas armazenam a energia recebida do sol transformando-a no seu próprio alimento. A este processo chama-se fotossíntese. Por sua vez, os animais comem as plantas para adquirirem energia. Finalmente, as pessoas comem os animais e as plantas para obter a energia necessária para trabalhar.

    Quando as plantas, dinossauros e outras criaturas morreram, a terra decompôs os seus corpos enterrados, camada por camada, debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem em pedra preta e dura a que chamamos o carvão, num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.

    Os combustíveis fósseis podem ser encontrados debaixo da terra em muitos locais do nosso planeta. Portugal não é um desses locais (não é um país rico em combustíveis fósseis).

    Cada um dos combustíveis fósseis é extraído de diferente maneira. O carvão retira-se de minas profundas através da escavação.

    As companhias petrolíferas extraem o petróleo escavando poços muito fundos. O petróleo é então bombeado e trazido para a superfície terrestre (tal como o furo de água existente em algumas das casas campestres). Normalmente são transportados em tanques e barcos próprios até chegar á maioria dos países do mundo (é o que acontece em Portugal, pois quase todo o petróleo é exportado). O petróleo tem de ser transformado ou refinado noutros produtos antes de ser usado.

    Fonte(s):

    Espero ter ajudado!**** Boa Sorte!!!****
    • 3
    • Comentário
  • Leonardo respondido 6 anos atrás
    planctons depositados em bacias sedimentares
    • Taxa
    • Comentário
  • Thiago F respondido 6 anos atrás
    Os combustíveis fosseis são resultado da decomposição de restos de animais e plantas que há milhares de anos se decomporam e formaram no subsolo uma camada de um tipo de substância que é usada para varias finalidades como por exemplo combustivel de automóveis...
    • Taxa
    • Comentário
  • Mayara respondido 6 anos atrás
    Oláa
    Segundo a teoria biogênica, que ainda é a mais aceitável, sugere que outros tipos de substancias oleaginosas extraídas da crosta terrestre como o petróleo teriam origem comum ao carvão mineral já que o mesmo também é abundantemente encontrado soterrado em minas terrestres...
    espero ter ajudado..
    bjuhh
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear