Math Girl perguntou em Produtos do YahooYahoo Respostas · Há 1 década

ESCREVER é a ARTE de CORTAR PALAVRAS?

Frase so autor de Grande sertão:veredas, Guimarães Rosa

Concorda? Descorda? Por que?

Kisses

=**

9 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Escrever é uma arte... Ler também!

Todos os seres vivos se comunicam através das mais variadas formas de linguagem- seja ela corporal, oral, musical, plástica. Mas a linguagem humana é considerada como o mais complexo de todos os sistemas de signos, pois através deles podemos representar não só o mundo em que vivemos - mas tudo que pudermos imaginar - estando aí o que diferencia a nossa linguagem de todos os outros gêneros animais. Trata-se de sistema de representação arbitrário, de significados coletivos e compartilháveis, variáveis ao longo do tempo de acordo com as mudanças culturais, sociais e históricas de cada povo ou nação. Sem a linguagem - considerada em sentido amplo, seja a ela escrita, verbal ou de qualquer outro ramo semiótico - impossíveis se tornariam a unidade, a continuidade e a evolução social: trata-se, pois, de um dado constitutivo das sociedades humanas.

Mas se a linguagem da palavra nos destaca de todos os outros animais por permitir-nos pensar sobre coisas, pessoas ou situações distantes de nós, seja no espaço ou no tempo, o tipo de linguagem que, definitivamente, nos diferencia dos outros seres animais é a escrita. É através da palavra escrita que, não só expressamos, mas eternizamos as nossas idéias, os nossos sentimentos, levando-os ao conhecimento de outros seres humanos e de outros grupos da sociedade - em lugar e tempo mui distantes. É, pois, através da linguagem escrita, produzida e desenvolvida socialmente, que o homem passa, do registro meramente espacial, para o registro de fatos e acontecimentos: é por intermédio dela que melhor consegue dar aos seus sentimentos, às suas idéias um caráter duradouro.

Assim fatos, quantidades, locais, impressões passam a poder ser relembrados sem que se precise recorrer tão-somente à memória humana.

A palavra escrita torna-se poder para quem a domina: saber escrever e entender o que lê é chave para uma constante evolução.Com a escrita o ser humano expande e preserva a sua memória, pois quando lemos revivemos fatos passados, ou entramos em contato com as experiências de outrem, de modo que sobre todos eles podemos refletir e aprender, concordar ou discordar. Através da leitura aprimoramos conhecimentos, formamos a nossa própria opinião, enriquecemos o nosso poder de argumentação; e, ao aumentar o nosso grau de discernimento, possível será para nós - se quisermos - evitar erros graves já cometidos no passado.

Um dos grandes exemplos dessa maior compreensão dos fatos e das idéias que a palavra escrita pode nos conferir ocorreu na Grécia , pois a filosofia como a entendemos no mundo ocidental teve, sem dúvida, como um dos fatores que possibilitaram o seu surgimento os registros dos mitos e das lendas, em linguagem escrita, por poetas como Homero, com a Ilíada e a Odisséia (séc. IX a.C.), e Hesíodo (séc. VIII a.C.), com a Teogonia. A leitura e a conseqüente reflexão sobre todos aqueles mitos e lendas, o confronto entre o pensamento mítico e os acontecimentos do dia-a-dia, levaram os gregos a, de forma progressiva, considerá-los insatisfatórios para explicar a realidade, possibilitando, assim, o surgimento do pensamento filosófico-científico.

A intensidade de emoção que um texto pode nos provocar pode ser muito diferente de acordo com as experiências pelas quais passamos ao longo do tempo: hoje um texto pode nos causar sentimentos diametralmente opostos aos que nos causou há alguns anos atrás ou aos que nos causará no futuro. Os Livros Sagrados das diferentes religiões (a Bíblia, o Alcorão, o Bhaghavad Gitá etc.), por exemplo, têm provocado sentimentos e interpretações várias na sucessão dos séculos.

A linguagem escrita permite que um autor possa continuar influenciando os pensamentos dos que o lerem muitos anos, muitos séculos, até milênios após o seu desaparecimento. É assim que pensadores como Platão, Aristóteles, só para citar dois expressivos nomes, dentre tantos outros, continuam a influenciar-nos, a levar-nos a profundas reflexões. Eles, através da palavra escrita, ganharam uma nova forma de vida, alcançaram uma espécie de imortalidade.

Através da escrita o homem eterniza-se, tem a possibilidade de desenvolver e evoluir a sua cultura e pode se tornar - se aprender com as lições do passado - senhor de sua própria história.

Fonte:

Parte de um artigo que escrevi sobre a importância da palavra escrita.

• Faça login para comentar as respostas
  • Moleka
    Lv 5
    Há 1 década

No meu caso, escrever não tem nada parecido com cortar palavras, rs, muito pelo contrário, talvez as palavras fossem cortadas por mim ao pronunciá-las... sou muito mais extrovertida escrevendo do que me utilizando de palavras, não que eu não as saiba usar, mas a timidez por vezes me atrapalha, e muito....

Bjim no coração

• Va(V)p - THE ONLY ONE ,

Minha lindinha "Escrever é arte de trascrever em palavras o que o Coração sente e nosso Cérebro Metaboliza".

Um grande abraço, Helda

• .
    Lv 7
    Há 1 década

Concor, apes d q s ficarm cortan s palav, va parec cois de rteiro e nã d rtista.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

S / dúvida que é. Sei por experiência própria. Beijos!

• Há 1 década

Saudações!

Os grandes escultores constumam dizer que suas obras estavam o tempo todo esperando ser vistas dentro do mármore, eles só retiram as arestas.

Creio que o mesmo ocorra com os escritores; pois todas as pessoas têm algo que as une (critérios, sonhos, medos, lembranças...). Quem souber identificar isso e colocar em palavras plenas, fluidas e precisas; sem a verborragia de certos polítiqueiros, sem dúvida conseguirá tocar a alma do público e obterá o almejado sucesso junto aos leitores.

Paz & Bem!

• Anônimo
    Há 1 década

nao concordo e transformar caracteres em emoçoes,e como vc ve ,tem que olhar com o coraçao,pra entender

bjss

• jose f
    Lv 7
    Há 1 década

Descordo.

• Anônimo
    Há 1 década

Concordo,

é a arte de cortar palavras e mesmo assim a frase ter sentido.

Certo?

Senão discordo.

:D

Bjus!

E beijos mil aos que me adoram e por isso excluíram minha Homenagem à Amábile e agora excluíram a que a Bile fez para mim ... meu muito obrigada!

rsrsrsrsrs

Estou só vendo ... o YR está reformatando, cuidado hein?

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.