Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaPolítica · Há 1 década

Qual a diferença entre política de governo e política de Estado?

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Política de governo é o que é feito unilateralmente por um governo em determinado período, já a política de estado, é resultado de uma tomada de consciência da classe política e da sociedade em determinado assunto, de tal modo que mesmo mudando o governo a idéia não é abandonada nem tem seus princípios distorcidos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Em geral, diz-se que as políticas de Estado são aquelas que conseguem ultrapassar os períodos

    de um governo. Ou seja, políticas públicas são políticas de Estado ou políticas de governo. A

    diferença entre aquilo que é política de Estado e o que é política de governo é a maneira como

    elas são institucionalizadas. Se elas são fortemente institucionalizadas em uma sociedade, não

    há quem as mude. Não adianta trocar o governo. Um exemplo disso é o Bolsa-família.

    Dificilmente, se houver um governo diferente do atual, ele vai mexer nesse programa. Hoje,

    existe uma concepção social de que esse tipo de assistência aos pobres é um requisito da

    sociedade moderna. Outro exemplo é o que aconteceu com a política econômica do governo

    anterior, que o governo atual adotou. A política macro-econômica é igual. Então, a política de

    estabilidade monetária, que é uma política pública, é uma política de Estado. As políticas de

    governo são aquelas têm menor durabilidade, com institucionalização mais fraca. Tanto a

    política do Bolsa-família quanto a política econômica atual estão muito institucionalizadas; vai

    ser difícil mexer nelas.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    iii... naum sei...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    Olá

    Veja o significado e história da palavra Política:

    http://www.dicionar.com.br/2017/03/significado-de-...

    Abç

    Fonte:

    Dicionário de Português Online:

    http://www.dicionar.com.br/

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.