O que são dissacarídeos e polissacarídeos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Os dissacarídeos resultam da união de dois monossacarídeos. Ex: lactose do leite formada por uma molécula de glicose e uma de galactose; e a sacarose (açúcar comum), encontrada na cana-de-açúcar e na beterraba, formada por uma molécula de glicose e uma de frutose.

Os monossacarídeos (açúcares simples ou oses) são os glicídios mais simples, que não podem ser quebrados pela digestão. Ex: glicose, frutose e galactose.

... beijão.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • lilinha32 respondido 6 anos atrás
    Amiga, dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos e polissacarídeos são moléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos. Boa sorte.
    • 1
    • Comentário
  • Denis respondido 6 anos atrás
    Dissacarídeos - é a união de 2 monossacarídeos pela ligação glicosídica através da síntese por desidratação, só tem uma única função que é energética. São eles:
    Sacarose (Glicose + Frutose) - a principal fonte é a cana-de-açúcar
    Lactose (Glicose + Galactose) - sua principal fonte é o leite
    Maltose (Glicose + Glicose) - as principais fontes são as seivas e o caule.

    Polissacarídeos - São a união de vários monossacarídeos através pelaa Síntese por desidratação. Sua funções são energéticas e estruturais:

    Estruturais

    Celulose - das plantas
    Quitina - dos insetos

    Energéticos

    Amido - função de reserva de energia
    Glicogênio - função de reserva de energia


    Síntese por Desidratação é a união de várias moléculas, liberando moléculas de água.
    • 1
    • Comentário
  • Carol respondido 6 anos atrás
    Os carboidratos são classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
    Dissacarídeos são substâncias orgânicas (carboidratos) compostas por duas oses (ou monossacarídeos). São eles: maltose (glicose+glicose), sacarose (glicose+frutose) e lactose (glicose+galactose).
    Polissacarídeos são substâncias orgânicas compostas por várias oses. São os principais:
    Amido --- composto por várias moléculas de glicose (acho q 1200), é a substância de reserva energética dos vegetais.
    Glicogênio --- composto por várias moléculas de glicose (30000, acho), é a substância de reserva energética dos animais e fungos. Nos seres humanos, é armazenado no fígado e nos músculos.
    Celulose --- composto por várias moléculas de glicose. É um polissacarídeo estrutural, compondo a parede celular dos vegetais. Comercialmente é conhecido como fibra alimentar. Não sofre digestão nos seres humanos (ñ é absorvida), sendo mto importante para a formação do bolo fecal.
    Existem outros polissacarídeos como a quitina, tb estrutural, compondo a parede celular dos fungos.
    • 1
    • Comentário
  • _(͡๏̯͡๏)_® respondido 6 anos atrás
    DISSACARÍDEOS: Dissacarídeos, dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. Pertencem à classe dos oligossacarídeos. A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.
    Estrutura da sacarose, um dissacarídeo.
    Estrutura da sacarose, um dissacarídeo.

    A reação de formação de um dissacarídeo a partir de dois monossacarídeos resulta na formação de uma molécula de água.

    Os dissacarídeos mais conhecidos são: a sacarose (na figura), dímero de glucopiranose e frutofuranose, comum em plantas, sendo explorado de forma comercial principalmente a partir da cana-da-índa (Saccharum officinarum); a maltose, dímero de glucopiranoses, encontrada de forma notável em todo o reino vegetal; a lactose, dímero de glucopiranose e galactopiranose, abundante no leite; e a trealose, dímero de glucopiranoses ligadas de forma não redutora, principal forma de transporte de energia dos insetos.

    POLISSACARÍDEOS:Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:

    Celulose + n H2O → n glicose

    Os polissacarídeos são então macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que se unem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como em dissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.

    Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem:

    * polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose. Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido e nos animais como glicogênio.
    * polissacarídeos estruturais: estes carboidratos participam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes a celulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.
    • 1
    • Comentário
  • Silel respondido 6 anos atrás
    Das moléculas monossacarídeas, produz-se um dissacarídeo, sendo os mais importantes sacarose, lactose e maltose.

    polissacarídeos são moléculas enormes, formadas por um ou vários tipos de monossacarídeos: cerca de 10 no glucogênio, 25 no amido e de 100 a 200 na celulose.

    Açúcar, termo aplicado a qualquer composto químico do grupo dos carboidratos que se dissolvem facilmente na água. São incolores, inodoros e normalmente cristalizáveis. Todos apresentam um sabor mais ou menos doce. Em geral, chama-se açúcar a todos os monossacarídeos, dissacarídeos e trissacarídeos, para distinguí-los dos polissacarídeos, como o amido, a celulose e o glucogênio.

    Amplamente distribuídos na natureza, os açúcares são produzidos pelas plantas durante o processo de fotossíntese e encontrados em muitos tecidos animais. A fórmula empírica dos açúcares dissacarídeos, maltose, lactose e sacarose, é C12H22O11.

    Entre os açúcares comercialmente importantes estão a glicose, a lactose e a maltose, usadas freqüentemente na alimentação para bebês. Sem dúvida, o mais importante é a sacarose, empregada para dar sabor doce às comidas e na elaboração de alimentos.

    A sacarose está presente, em quantidades limitadas, em muitas plantas, mas a beterraba açucareira e a cana-de-açúcar são as únicas fontes comerciais importantes.

    O açúcar não é usado apenas como componente de alimentos caseiros ou industriais, mas é ainda a matéria prima, cuja fermentação produz etanol, butanol, glicerina, ácido cítrico e ácido levulínico.

    Fonte(s):

    Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
    • Taxa
    • Comentário
  • Frôr respondido 6 anos atrás
    Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:


    Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos

    Monossacarídeos
    Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicados, de fórmula estrutural Cn(H2O)n. Esse "n" pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses. Não sofrem hidrólise : Glicose - Frutose - Galactose - Manose


    Oligossacarídeos
    Dissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem dois monossacarídeos. Maltose, sacarose, lactose.
    Exemplo: Sacarose + H2O → glicose + frutose

    Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Rafinose.
    Exemplo: Rafinose + 2 H<suordib>2O → glicose + frutose + galactose


    Polissacarídeos
    Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos. E também podem ser encontrados em forma de glicogênio (animal), armazenados nas células do fígado ou dos músculos.
    • Taxa
    • Comentário
  • neto respondido 6 anos atrás
    neto
    dissacarídeos=Dissacarídeos, dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica. Pertencem à classe dos oligossacarídeos. A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.

    polissacarídeos=Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:

    Celulose + n H2O → n glicose

    Os polissacarídeos são então macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que se unem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como em dissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.

    Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem:

    * polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose. Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido e nos animais como glicogênio.
    * polissacarídeos estruturais: estes carboidratos participam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes a celulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.

    Os polissacarídeos apresentam fórmula geral:

    -[ Cx(H2O)y) ] n -

    onde y geralmente é igual a x-1.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • carrerinha respondido 6 anos atrás
    Essa vo fica devendo!!!
    jr
    • Taxa
    • Comentário
  • Mauricio O respondido 6 anos atrás
    É so estudar que vc vai saber....deixa de preguiça..teve todo esse feriado e não conseguiu sequer abrir o livro para estudar um pouco...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear