português o que é radical?

português o que é radical?

8 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Olá!

    Tomando como exemplo a palavra :-

    --menina-- - verificamos que há possibilidade de decompô-la numa forma menor: " menin + a " .

    Vemos então que o morfema " menin " encerra a significação básica da palavra, enquanto o morfema " a " ( de menin-a ) cabe o papel de indicar a noção gramatical de gênero feminino.

    Ao morfema " menin- " denomina-se RADICAL ( ou em outras terminologias, semantema, lexema, ou morfema lexical ); àquele " a " denotador de gênero feminino, " desinência ".

    RADICAL é o elemento que contém o significado da palavra, indivisível em unidades menores ( ao menos dentro do idioma estudado ). É comum a um grupo de palavras do idioma.

    Ex:-

    Radical :---Moral:---

    moral + ista = moralista

    moral+ismo= moralismo

    moral+izar= moralizar

    O conjunto de todas as palavras que se agrupam em torno de um mesmo radical é chamado de " família de palavras ".

    Abraço

  • Há 4 anos

    a ou o

  • Há 1 década

    Radical (lingüística)

    Radical é a parte do verbo ou substantivo que exprime a idéia geral da palavra, ou seja, seu significado mesmo sem o prefixo ou sufixo. É a parte invariável do vocábulo.

    O radical irmana as palavras da mesma família e lhes dá uma base comum de significação. É o termo tradicionalmente usado pra designar o que antes se denominava morfema lexical. As outras formas resultam da ligação ao radical de certos elementos que podem ser uma desinência, um afixo, seja este um sufixo ou um prefixo, ou uma vogal temática. A essas unidades mínimas de significação foi dada acima a denominação conjunta de morfemas gramaticais.

    * Morfema: Unidade mínima da palavra: Pedregulho.

    * Radical: elemento estrutural básico da palavra, que expressa significado e não apresenta variação: Sonho, Sonhador.

    * Afixo: elemento que se junta ao radical e forma nova palavra.

    o Prefixo: afixo antes do radical,

    *

    o Sufixo: afixo depois do radical,

    * Desinência: morfema que indica flexão dos nomes (desinência nominal) e dos verbos (desinência verbal): menino, lemos.

    * Vogal Temática:: morfema que liga o radical às desinências.

    o Verbal: indica a conjugação verbal

    o Nominal: Vogais, átonas finais -a, -e, -o,

    * Tema: radical + vogal temática: Levantas, Comeste.

  • Há 1 década

    Radical e a parte que não muda nas palavras por exemplo: amo é am+o; amar é am+ar que dizer que ''am'' nestas palavras e o radical

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • candy
    Lv 5
    Há 1 década

    Radical

    Observe a série a seguir:

    Canto, cantos, cântico, cânticos, cantilena, cantilenas, cantoria, cantorias, cantiga, cantigas, cantata, cantatas, cantável, cantáveis, cantor, cantora, cantores, cantoras, cantar, cantando, cantado, cantas, cantamos.

    O traço comum às palavras da série é o morfema cant, chamado radical, o qual porta a base de significação das palavras dadas. É uma base rarefeita, vaga, que vai sendo delimitada com maior precisão pelo acréscimo de outros morfemas à palavra.

    O radical porta o núcleo de significação da palavra, que é determinado pelos prefixos e sufixos integrantes da palavra

  • Há 1 década

    adjetivo de dois gêneros

    1 relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original

    1.1 que parte ou provém da raiz

    1.2 Derivação: sentido figurado.

    relativo ou relacionado com o fundamento, a origem; fundamental, básico

    Referente a origem da palavra

    Exemplo

    Radi (o)

    antepositivo, do lat. radìus,i 'raio (de roda, círculo ou luz); rádio (um dos ossos do antebraço)'; a cognação lat. inclui radiátus,a,um 'que tem raios, radiante, radiado', radiòlus,i 'raiozinho de sol', radìo,as,ávi,atum,áre 'tornar radiante, raiar', irradìo,as 'irradiar; iluminar', na composição vern., em cultismos da terminologia científica, quase todos do sXIX em diante, reveste as acp. de: 1) 'raio' (de roda ou de círculo): radiado, radial, radiano, radiário; 2) 'raio' (de luz): irradiação, irradiante, irradiar; radiação, radiante, radiar, radiestesia/radioestesia, radioso; 3) 'energia radiante': radiodifusão, radiofonia, radiometria, radiômetro; 4) 'raios X': radiografar, radiografia, radioscopia, radioscópico; 5) 'ondas hertzianas': radiocondução, radiocondutor, radiogoniômetro, radiograma, radiotelefonia, radiotelegrafia; 6) 'radioativo': radiocobalto, radioelemento, radioisótopo; 7) 'osso do antebraço': radial, radiocubital; o lat. radìus é tb. fonte, pelo vulg., de raio e derivados - ver rai-

    Fonte(s): Houais
  • Anônimo
    Há 1 década

    Radical: elemento estrutural básico da palavra, que expressa significado e não apresenta variação: Sonho, Sonhador.

    Fonte(s): LIVRO DE PORTUGUÊS 7° ANO ant. 6ª SÉRIE
  • Há 1 década

    radical é o começo de um termo. ex.: o radical de estudar é estud. O radical de desordem é des (também pode ser prefixo)

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.