Qual a responsabilidade do pai, da mãe e dos filhos na família?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Como todo organismo, o casamento necessita que, para que "funcione", seus membros tenham suas responsabilidades. O que deve o pai se responsabilizar; também a mãe e os ...mostrar mais
Atualização : Por exemplo: Quem é responsável por ensinar "autoridade"? ...mostrar mais
Melhor resposta
  • susu respondido 6 anos atrás
a função dos pais eh mútua. ambos tem que dah os valores morais para o filho... com amor, respeito! jah que a família eh a primeira instituição a qual se tem contato.
e o filho conseqüentemente vai estah apto a ser introduzido na sociedade, dando contribuições benéficas.!
esse assunto eh mt interessate ainda mais nos dias de hj, que a família eh uma intituição que anda desequilibrada em alg casos! tem sido mt falha... e o engraçado que isso eh uma reação em cadeia... um sempre vai depender do outro!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Maria Suely respondido 6 anos atrás
    No meu ponto de vista como mãe,cada um tem suas responsabilidades,os pais de educarem seus filhos,dar carinho,proteção,mas saber a hora certa de deixar eles andarem com as próprias pernas,proteção demais enfraquece,criamos filhos para o mundo,não para nós.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mau j respondido 6 anos atrás
    Os pais são o alicerece da familia, portanto pais são responsáveis pela educação dos filhos. lembrando que não somos donos de ninguém, mas os pais devem oferecer respeito para serem respeitados pelos filhos
    • Taxa
    • Comentário
  • cmte_adsonsilva respondido 6 anos atrás
    nossos pais são nossos mentores durante toda a vida.
    sem eles, nós perdemos nossa referência de vida.
    até mais.
    por: Adson Silva.
    • Taxa
    • Comentário
  • Deka respondido 6 anos atrás
    Não existe uma receita de bolo! Cada família funciona de uma forma, mesmo porque nem todas as famílias têm esse perfil de pai, mãe e filhos. Mas tomando por base esse perfil eis aí a minha opinião:Normalmente os pais têm a função de mostrar o melhor caminho ,em sua opinião ,para os filhos traçarem e os filhos deveriam tentar compreender os pais pois já tem um pouco mais de vivências. Normalmente a mãe sempre está mais próxima dos filhos e cabendo assim uma responsabilidade maior e cobranças maiores também.E no mais é melhor pedir ajuda a Deus, pois com o mundo do jeito que está esta ajuda se faz necessária, ok? Espero ter também ajudado um pouco!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Helena de Tróia respondido 6 anos atrás
    O casamento e a família são ordenados para o bem do casal, a procriação educação dos filhos. Um homem e uma mulher unidos pelo casamento, formam uma família que será reconhecida por qualquer autoridade pública, não submetendose a ela. (ou seja, não depende desta autoridade para se formar). A família é feita por membros iguais em dignidade, responsabilidades, direitos e deveres.
    A família cristã é chamada de "igreja doméstica", porque é uma comunidade de fé, esperança e caridade. Ela tem um
    papel muito importante na Igreja, como se vê no Novo Testamento. É um reflexo da comunhão entre o Pai o Filho e o Espírito Santo e sua atividade procriadora também se parece com a obra criadora do Pai. A Leitura cotidiana da
    Sagrada Escritura, fortifica a caridade na família.
    A família cristã é evangelizadora e missionária e as relações entre os membros dessa família estabelecem laços de intimidade, afetos e respeito mútuo entre si.
    A família como se sabe, é a célula da sociedade e a autoridade, estabilidade e vida de relações dentro dela constituem a liberdade, segurança e fraternidade na sociedade. É na família que os jovens poderão aprender os valores morais, tais como honra a Deus e usar corretamente a liberdade.
    A família também deve ensinar os membros a cuidar dos jovens e dos mais velhos, dos pobres, doentes e deficientes.
    "A religião pura e sem mácula diante de Deus o nosso Pai consiste, nisto: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo. (Tg 1,27).
    A família deve ser apoiada pela sociedade quando não tem a capacidade de desempenhar as sua funções, porque o bem estar da sociedade depende de uma grande responsabilidade para com o casamento a ser fortalecido e da família também.
    Temos que entender que em nossos irmãos e irmãs, vemos os filhos de nossos pais e seguindo esse raciocino também
    vemos nos nossos primos os descendente dos nossos avós. Nos batizados, os filhos de nossa mãe a Igreja; em cada pessoa humana, um filho de Deus. O próximo não é só um "indivíduo" da sociedade, mas "alguém" que merece o nosso respeito.
    O bom governo na sociedade deve proporcionar relações justas entre patrões e empregados, governantes e cidadãos para dar dignidade às pessoas preocupadas com a justiça e a fraternidade.
    DEVERES DOS FILHOS :
    Dentre os principais deveres enunciados pelo preceito divino, podemos expôr:
    Respeito pelos pais (piedade filial) : É o reconhecimento para com aqueles que pelo Dom da vida, por seu trabalho e
    amor, nos puseram no mundo permitindo que crescessemos em estatura, sabedoria e graça.
    Respeito filial : Revelado através da docilidade e obediência. "Um filho sábio ama a correção do Pai, e o zombador não escuta a reprimenda" (Pr 13,1)
    Responsabilidades para com os pais : Relembrados no quarto mandamento e dirigido aos filhos adultos. Eles devem dar ajuda material e moral na velhice, e na doença, na solidão e na angústia.
    O respeito filial também diz respeito aos irmãos e irmãs. Nós cristãos, temos que ter um respeito especial àqueles que nos deram o Dom da fé, a graça do batismo e a vida na Igreja, podendo ser os pais, avós, tios, pastores, catequistas, etc.
    DEVERES DOS PAIS :
    Um dos mais importantes deveres dos pais é o papel de educadores dos filhos. É de importância tão grande que é quase impossível substituí-los nessa função.
    Eles devem reconhecer nos filhos, como filhos de Deus e respeitá-los. Por terem tamanha responsabilidade, devem dar testemunho dela através da criação de um lar onde a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço sem interesses são a regra primordial. O lar é o local certo para a educação das virtudes.
    Outra responsabilidade dos pais é dar o bom exemplo aos filhos, reconhecendo diante deles seus próprios defeitos, para melhor guiá-los e corrigí-los.
    Os pais, pelo matrimônio, recebem também a missão de evangelizar os próprios filhos e isso deve ser feito desde pouca idade. Temos aqui o papel da educação para a fé. Os pais, nesse sentido, podem ser auxiliados pela paróquia que é o lugar ideal para a catequese, tanto dos filhos quanto dos pais.
    Os pais têm a função de prover as necessidades físicas e espirituais dos filhos enquanto pequenos. Na fase de
    crescimento esse respeito e dedicação servem para educá-los no uso correto da razão e liberdade. Quando adultos os
    filhos devem ter a liberdade de escolher uma profissão e um estado de vida. Os pais podem dar a esse respeito
    conselhos e opiniões de boa vontade. Os conselhos devem ser mais prudentes, quando os filhos estão pensando em
    constituir uma família.
    Ainda voltando à época do aprendizado, os pais devem escolher boas escolas para auxiliá-los em seu papel de
    educadores.
    • Taxa
    • Comentário
  • betowicca respondido 6 anos atrás
    Obrigações morais para com a sua esposa ou esposo e para com os seus filhos.Dando a eles o exemplo de amor e compreensão.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear