Elemento químico CARBONO?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Onde podemos encontrar o elemento químico Carbono no nosso dia-a-dia??
Obs: além do grafite e diamante...

por favor me dê exemplos....
VLW!!!
Atualização : preciso de mais exemplos porque tenho que tirar fotos deles para o meu ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Caracteristicas principais

O carbono é um elemento notável por várias razões. Suas formas alotrópicas incluem, surpreendentemente, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais duras e caras (o diamante). Mais ainda: apresenta uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, incluindo átomos de carbono que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atómico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas (ver ciclo do carbono); com o hidrogênio forma numerosos compostos denominados, genericamente, hidrocarbonetos, essenciais para a indústria e o transporte na forma de combustível derivados de petróleo e gás natural. Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso, fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.

Aplicacoes do Carbono

O principal uso industrial do carbono é como componente de hidrocarbonetos, especialmente os combustíveis como petróleo e gás natural; do primeiro se obtém por destilação nas refinarias gasolinas, querosene e óleos e, ainda, é usado como matéria-prima para a obtenção de plásticos, enquanto que o segundo está se impondo como fonte de energia por sua combustão mais limpa. Outros usos são:

O isótopo carbono-14, descoberto em 27 de fevereiro de 1940, se usa na datação radiométrica.

O grafite se combina com argila para fabricar a parte interna dos lápis.

O diamante é empregado para a produção de jóias e como material de corte aproveitando sua dureza.

Como elemento de liga principal dos aços (ligas de ferro).

Em varetas de proteção de reatores nucleares.

As pastilhas de carbono são empregadas em medicina para absorver as toxinas do sistema digestivo e como remédio para a flatulência.

O carbono ativado se emprega em sistemas de filtração e purificacão da água.

O Carbono-11, radioactivo com emissão de positrão usado no exame PET em medicina nuclear.

O carvão é muito utilizado nas indústrias siderúrgicas, como produtor de energia e na indústria farmacêutica (na forma de carvão ativado)

As propriedades químicas e estruturais dos fulerenos, na forma de nanotubos, prometem usos futuros no campo da nanotecnologia.

Os diamantóides são minúsculos cristais com forma cristalina composta por arranjos de átomos de carbono e também hidrogênio muito semelhante ao diamante. Os diamantóides são encontrados nos hidrocarbonetos naturais como petróleo, gás e principalmente em condensados (óleos leves do petróleo). Têm importante aplicação na nanotecnologia.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
valeu mesmo...
tinha tudo oq eu precisava e até mais um pouco.
bjus
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Migon respondido 6 anos atrás
    O carbono C vem do latim carbo, carvão é um elemento químico, símbolo C de numero atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons) com massa atômica 12u, é sólido a temperatura ambiente, pode ser encontrado na natureza amorfo (grafite), cristalino (diamante) é o pilar básico da química orgânica e forma parte de todos os seres vivos, espero poder ter ajudado.

    Fonte(s):

    wikipédia
    • Taxa
    • Comentário
  • Pimentinha respondido 6 anos atrás
    Todos os compostos organicos tem carbono, no ar na forma de co2, na madeira, etc
    • Taxa
    • Comentário
  • verdeleja respondido 6 anos atrás
    O carbono está presente em todos os compostos orgânicos e em muitos outros.
    Gasolina, plásticos, gás natural.. na madeira, nos aminoácidos do seu corpo, na sua comida - em carboidratos (que são compostos de carbono e hidrogênio), no ar... gás carbônico, monóxido de carbono, etc.
    Ele está em toda parte!
    • Taxa
    • Comentário
  • Jackie - respondido 6 anos atrás
    na maioria dos compostos organicos
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear