Você chamaria uma pessoa de 70 anos de idosa ou velha? Ou acha que é mesma coisa?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.

Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte

Atualizada:

entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.

Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa; o velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina.

O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.

O velho cochila no

2 atualizadas:

vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.

Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.

A vida, com suas fases de infância, juventude, madureza, é uma experiência constante.

Cada fase tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor.

Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos guardará a jovialidade de um homem sábio.

Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

13 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Vc colocou a definição certa de cada um!

    Porém como sou enfermeira e assisto muitas pessoas idosos, sempre chamo pelo nome, mesmo na rua em qualquer situação, pergunto o nome da pessoa. Bjim

  • Há 1 década

    Experiente.

  • Anônimo
    Há 1 década

    é a msm coisa!

  • Há 1 década

    Caverninha, meu amigo...

    quando vou me referir a algúém,a quem não conheço o nome...diria é uma senhora...ou é um senhor...

    nada de idoso, nem de velho...

    lindo o texto que você postou...obrigada por dividir com a gente...

    beijos, boa noite...

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • melhor chamar pelo nome

    mas se não sabe o nome chame de idoso porque velha é uma palavra muito pesada

    bjuss amore ♥♥

  • 5
    Lv 6
    Há 1 década

    Ou chamo pelo nome ou de idosa. Acho esse termo "velha" meio pejorativo, nem sei como explicar. É como se tivesse chingando e entende? "Ah, aquela velha lá..." Já idoso é uma forma mais educada de tratar pessoas nessa faixa de idade e é o correto. Não é pq a pessoa já viveu seus 70 anos que não merece ser tratado educadamente.

    Bjos

  • Há 1 década

    c não pelo nome vai idoso...uma forma respeitosa néh nãO!!?

  • Shynne
    Lv 6
    Há 1 década

    Eu chamo de idosa, é muito mais respeitoso..

    bjus e uma otima noite!

  • Lali
    Lv 5
    Há 1 década

    Se eu souber prefiro chamar pelo nome...se nao conhecer idoso eh mais respeitoso...

    Beijokas

  • Oieuai
    Lv 6
    Há 1 década

    se soubesse u nomi prefiru chama pelo nomi

    as pessoas são experientes

    kk

    bjins

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.