Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaAjuda para Lição de Casa · Há 1 década

o q é verbo transitivo e intransitivo????

eu sei o q é verbo transitivo e intransitivo

mas eu queria saber o q é os dois juntos........

6 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

Existem os verbos bitransitivos (ou transitivo direto e indireto). Os que exigem complementação de dois objetos: direto e indireto.

Por exemplo: O pai deu um presente ao filho.

O verbo dar é bitransitivo, pois é complementado pelo objeto direto - presente e pelo objeto indireto - ao filho.

Observe:

O pai deu (o que?) = o presente (para quem?) = ao filho.

São, também, verbos bitransitivos:

Preferir

Oferecer

Entregar

Doar

...

Existem também aqueles que ora são usados como intransitivos, ou seja, não necessitam de complementação, ora são usado como transitivos, ou seja, necessitam de complementação. Esses são transitivos e intransitivos. Observe os exemplos:

A janela se fechou. ( ) não exige complementação para ter sentido.

Nesse caso, o verbo fechar é intransitivo, não precisa de complementação.

Já em:

Júlia fechou a janela.

Nesse caso, o verbo exige a presença do complemento:

Júlia fechou (o que?) = a janela.

Da mesma forma são os verbos:

Abrir

Parar

Acordar

Quebrar

...

Espero que tenha ficado claro...

• Anônimo
    Há 4 anos

Uma coisa eu ñ entendi.. Intransitivo é mesma coisa que indireto? Ou seja,frases que ñ fazem sentido??

• Anônimo
    Há 1 década

verbo intrasitivo - é aquele que, por si mesmo, tem sentido completo, isto é, não exige nenhum complemento.

ex.: uma rosa nasceu( nasceu - verbo intransitivo)

verbo trans. direto: é aquele, que por não ter sentido completo, exige um complemento sem preposição.

o termo sem preposição que completa o verbo trans. direto chama-se objeto direto.

ex.: nós alugamos um velho caminhão

nós alugamos o que? um velho caminhão

alugamos( verbo trans. direto)

um velho caminhão( obj. direto)

verbo trans. indireto: ´´e o verbo que exige um complemento obrigatoriamente iniciado pela preposição. Esse complemento é chamado de objeto indireto.

A criança necessitava de cuidado ( necessitava - v. t. indireto e de cuidado - obj. indireto)

verbo transitivo direto e indireto é o verbo que exige, ao mesmo tempo, dois objetos; um deles sem preposição(obj. direto) e o outro com preposição( obj. indireto).

ex.: Não diremos a verdade a você ( diremos - verbo transitivo direto e indireto / a verdade - obj. direto / a você - obj. indireto)

• Anônimo
    Há 1 década

verbos transitivos precisam d complmntos

verbos intransitivos, ñ.

os vebo transitivo e intransitivo tanto faz c vc coloca auxiliar ou ñ

*axo q eh assim*

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Verbos Intransitivos

Caso o verbo não requira objeto, ele é denominado verbo intransitivo. Estes são verbos que possuem sentido pleno, completo, que não precisam de um complemento, podendo constituir, sozinhos, o predicado. Exemplos:

A minha amiga morreu.

O navio afundou.

[editar] Verbos Transitivos

São verbos transitivos aqueles em que a ação "transita" ou passa do verbo para outro elemento. Trata-se do complemento direto que liga-se ao predicado sem prepossição e do complemento indireto que se liga ao predicado com o predicado. O verbo transitivo, é o verbo que não se constitui por si só, ele precisa de um complemento, caso contrário não possuem sentido pleno. Exemplos:

Eu preciso de um lápis.

Neste último caso, se retirarmos o complemento, ficamos apenas com: Eu preciso.

Surge-nos então a seguinte pergunta: Precisa de quê?

Se responder-mos: Precisa de um lápis, obtemos o transitivo, logo a resposta completa fornece-nos o transitivo.

O verbo precisar não faz sentido sozinho, necessita de um complemento.

^^

• Há 1 década

Dar é transitivo, negar é intransitivo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.