Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 1 década

dicas para torneio de redação?

preciso de dicas para uma redação sobre mais tolerancia no mundo !! está valndo premios !! me ajudem , sou novo aqui e preciso de ajuda ! depois qualquer coisa ajudo vocês !

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Tolerância é capacidade que as pessoas têm de respeitar o direito que os indivíduos têm de agir, pensar e sentir de modo diverso do nosso. Essa capacidade é fundamental para que aja paz entre os povos e entre as pessoas. Ao longo da história, milhões de vidas teriam sido poupadas se os homens fossem mais tolerantes.

Se Hitler fosse mais tolerante, milhões de europeus e judeus não teriam morrido na 2ª guerra e hoje estariam brincando com seus netos e bisnetos. Se Harry S. Truman fosse mais tolerante não teria autorizado o bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki. Mais de trezentos mil japoneses ( na maioria civis) não teriam morrido em 1945... Se houvesse tolerância, quase três mil pessoas não teriam morrido sob os escombros do World Trad Center naquele sombrio 11 de setembro.

Além de guerras externas, a falta de tolerância tem sido responsável por inúmeros conflitos internos. Como esquecer o genocídio perpetrado pelo Khmer Vermelho, responsável pela morte de mais de um milhão de cambojanos na década de 1970.

Como esquecer o maior homicida da história moderna: Joseph Stálin que, recusando-se a tolerar qualquer oposição interna em seus quadros, prendeu, condenou e executou mais da metade do comitê central do Partido e do Congresso do Partido. Durante a década de 1930, ele prendeu ou executou cerca de vinte milhões de pessoas, a maioria russos.

A intolerância é capaz de cegar até adeptos de religiões cujo lema é a paz e a fraternidade. Poderíamos falar das cruzadas, mas fiquemos na história mais recente. No início do século XIV, a Igreja Católica resolveu combater as heresias de forma severa. Instituiu-se a temida Inquisição. Um papa chegou a autorizar a tortura para obter informações e confissão nos casos de heresia. A face mais cruel dessa sandice se manifestou na Espanha. O inquisidor geral desse País, o letrado frei Tomás de Torquemada levou milhares de pessoas à fogueira, com o pretexto de extirpar os "membros podres". Há, ainda, os conflitos recentes entre muçulmanos e judeus no Oriente Médio; católicos e protestantes na Irlanda; hindus, muçulmanos e budistas na Caxemira.

O meio de vencermos a intolerância que gera guerras e mortes é pregarmos e vivermos a tolerância como fez o Cristo. Sim, devemos propagar a tolerância de forma altissonante. Devemos combater de forma pacífica qualquer manifestação que se associe com a intolerância: tirania, racismo, preconceitos de origem, sexo, idade, etnia, religião.

Sim, os homens de bem, independentemente de ideologia, devem lutar pela liberdade e pela tolerância como Gandhi que, sem violência, lutou para que seu povo fosse liberto da opressão inglesa; como Mandela, o preso político mais famoso do mundo, que combateu a violenta segregação racial na África do Sul; como Luther King que batalhou na defesa dos direitos civis para os negros americanos e escreveu um dos mais belos textos sobre tolerância ( I Have a Dream): "... Eu tenho um sonho que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado do Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! "

Geraldo Slva de Sousa

• sullen
    Lv 4
    Há 3 anos

Boa noite Ariel. ecu era horrível em redação quando estava no segundo grau, até que um dia encontrei um professor de Português que me ajudou o bastante para que ecu tirasse ninety 5% em redação em um teste que fiz. O que ele me ensinou que uma boa redação se baseia em cinco parágragos sendo que: No primeiro, face uma breve explicação do assunto tratado dando-se trê argumentações sobre o seu título. No segundo, terceiro e 4to, desenvolva cada argumentação, sucessivamente, citada no primeiro parágrafo. E no quinto e último parágrafo faça a conclusão da redação. Esta foi a melhor forma de desenvolver uma boa redação que encontrei até hoje e realmente tem me ajudado bastante. Agora, será preciso um bom desenvolvimento no contexto do seu tema. Boa sorte e que Deus lhe abençoe. Bjin.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.