Qual a importancia dos lipídios em nosso organismo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
qual a importancia dos lipídios em nosso organismo?
Melhor resposta
Os lípidos possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protectoras, vitamínicas e hormonais.

Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos

@
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Sandra S respondido 6 anos atrás
    Os lípidos fornecem energia.
    • 2
    • Comentário
  • Maggot respondido 6 anos atrás
    Os lipídios desempenham várias funções biológicas importantes no organismo, entre eles:
    # Armazenamento e transporte de combustível metabólico;
    # Reserva de energia;
    # Componente estrutural da membranas biológicas;
    # São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os comppostos bioquímicos calóricos para geração de energia metabólica através da oxidação de AG (aminoácidos);
    # Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção das células e orgãos para todo o organismo, o qual a ajuda a dar forma e característica;
    # Dão origem à moléculas mensageiras, como homônios;
    etc...t+
    • 1
    • Comentário
  • Fofa respondido 6 anos atrás
    São fontes de energia, ajuda o organismo a proteger de temperaturas baixas e são ácidos graxos importante para funcionamento e proteção de vários orgãos.
    • 1
    • Comentário
  • Nabosantos respondido 6 anos atrás
    Os lipídios são essenciais a vida pois tem função estrutural:
    Fazem parte da membrana celular, na forma de esfingolipídios e fosfoglicerídeos ( cadeias longas com cabeça polar) e também o colesterol.
    Função de depósito de energia, como os triglicerídeos que compoem a maior parte do depósito de gordura.
    Função hormonal, pois vários hormônios são similares ao colesterol.
    Função micronutricional, pois várias vitaminas são lipídios e terpenos e macronutricional, pois há lipídios que devemos ingerir, pois não sintetizamos, chamados de ácidos graxos essenciais.

    Fonte(s):

    recomendo que leia algum livro texto de bioquímica.
    Como Vöet & Vöet, Harper, Lehhninger ou similar.
    • 1
    • Comentário
  • Laurinha respondido 6 anos atrás
    nos proteger do frio,estabilizando a nossa temperatura..por isso q os ursos polares,sao resistentes ao frio,por terem lipidios...bj
    • Taxa
    • Comentário
  • Respondedor auts respondido 6 anos atrás
    Lipídeos, lipídios ou lípidos são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lípidos é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool (Nos óleos e gorduras o álcool é sempre um glicerol e nas ceras um álcool de cadeia longa). Por ser mais difícil de ser quebrada, o organismo a armazena sob a forma de gordura.

    Os lípidos possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protectoras, vitamínicas e hormonais.

    Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos.

    Há várias classes de lípidos: lípidos de reserva, lípidos de membrana e esteróides.

    Dentro dos lípidos de reserva podemos encontrar os ácidos graxos, triglicerídeos e ceras.

    Dentro dos lípidos de membrana podem-se encontrar os fosfolípidos, os esfingolípidos e esteróides

    Fonte(s):

    WIKIPEDIA
    • Taxa
    • Comentário
  • cristal9deluz5 respondido 6 anos atrás
    te engordar
    pois lipidios sao as gorduras do nosso organismo
    • 1
    • Comentário
  • Jonny Quest respondido 6 anos atrás
    te deixar mais fofinha
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear