Quais os sinais e sintomas do Câncer de Colo de Ùtero?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • PÂh respondido 6 anos atrás
Fatores de Risco

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Os fatores sociais, ambientais e os hábitos de vida, tais como baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais são os principais.
Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV) têm papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero.

Prevenção

Apesar do conhecimento cada vez maior nesta área, a abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero continua sendo o rastreamento através do exame preventivo. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir em 70% a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco. O Instituto Nacional de Câncer, por intermédio do Pro-Onco (Coordenadoria de Programas de Controle de Câncer) tem realizado diversas campanhas educativas para incentivar o exame preventivo tanto voltadas para a população quanto para os profissionais da saúde.

Exame Preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolaou - é indolor, barato e eficaz, podendo ser realizado por qualquer profissional da saúde treinado adequadamente, em qualquer local do país, sem a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada. Ele consiste na coleta de material para exame, que é tríplice, ou seja, da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina. O material coletado é afixado em lâmina de vidro, corado pelo método de Papanicolau e, então, examinado ao microscópio.
Para a coleta do material introduz-se um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície do colo e da vagina com uma espátula de madeira. Em mulheres grávidas, deve-se evitar a coleta endocervical.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se ao exame durante o período menstrual.

Quando Fazer o Preventivo?

Toda mulher com vida sexual ativa deve submeter-se a exame preventivo periódico, dos 20 aos 60 anos de idade. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano. Se dois exames anuais seguidos apresentarem resultado negativo para displasia ou neoplasia, o exame pode passar a ser feito então a cada três anos.
O exame também deve ser feito nas seguintes eventualidades: período menstrual prolongado, além do habitual, sangramentos vaginais entre dois períodos menstruais, ou após relações sexuais ou lavagens vaginais.
O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem realizar o exame. Neste caso, são coletadas amostras do fundo-de-saco vagina posterior e da ectocérvice, mas não da endocérvice, para não estimular contrações uterinas.

Sintomas

Quando não se faz prevenção e o câncer do cólo do útero não é diagnosticado em fase inicial, ele progredirá, ocasionando sintomas. Os principais sintomas do câncer do colo do útero já localmente invasivo são o sangramento no início ou no fim da relação sexual e a ocorrência de dor durante a relação.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigado!!! Embora as outras respostas tbm foram bastante informativas, a sua foi mais completa!!! Valeu
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • marques respondido 6 anos atrás
    Nas fases inciais:
    Enquanto ele for "intra-epitelial", o que pode levar de uns 5 a 10 anos, NÃO EXISTEM SINTOMAS. É um achado da citologia oncótica, o que torna este exame fundamental quando feito periódicamente.

    Quando o câncer do colo do útero já começa a apresentar algum sintoma, cujo principal é o "sangramento" - espontâneo ou após o coito - neste caso ele já pode ser INVASIVO, e, neste caso, até intratável.

    O câncer do colo do útero, enquanto intra-epitelial, é 100% CURÁVEL.

    Boa sorte.
    • 1
    • Comentário
  • Fernando respondido 6 anos atrás
    Sinais e sintomas
    Basicamente, os sinais e sintomas do câncer podem ser divididos em três grupos:

    Locais: caroços ou inchaços não-usuais (tumor), hemorragia (sangramento), dor e/ou ulceração. A compressão dos tecidos circundantes pode causar sintomas como icterícia.
    De metástase: linfonodos aumentados, tosse e hemoptise, hepatomegalia (fígado aumentado), dor óssea, fratura de ossos afetados e sintomas neurológicos. Embora o câncer avançado pode causar dor, ela geralmente não é o primeiro sintoma.
    Sistêmicos: perda de peso (perda da massa muscular), falta de apetite e caquexia (cansaço), transpiração excessiva (suor noturno), anemia e, em cerca de 10% dos doentes, fenômenos paraneoplásicos específicos, ou seja, condições específicas que ocorrem devido a um câncer ativo, acomo trombose ou mudanças hormonais.
    Cada sintoma na lista acima pode ser causado por diversas condições. O câncer tanto pode ser uma causa comum ou rara para cada item.

    Poderá haver ocasionalmente crescimento de massa interna com obstrução de canal natural, como por exemplo os tumores no pescoço que podem causar falta de ar ou dificuldade de deglutição.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Kelly D respondido 6 anos atrás
    O câncer de colo de útero só dará sintomas em fase já avançada, que são sangramentos fora do período menstrual, e dor nas relações sexuais. Mas não se desespere! Existe um exame preventivo conhecido como papanicolauou, que é indolor, barato e eficaz, e se o câncer for diagnosticado precocemente, a porcentagem de cura é de 100%%%%%%...

    Fonte(s):

    santa casa (complexo Hospitalar) sobre câncer de colo de útero.
    • Taxa
    • Comentário
  • joao arapongas respondido 6 anos atrás
    no seu estado inicial o cancer de colo de utero é assintomatico ( sem sintomas), por isso a necessidade de fazer preventivo de ano em ano e apos dois exames com resultados normais, faze-lo de 3 em 3 anos, caso nao tenha feito o preventivo por muito tempo e o tumor avançou, a mulher podera te sangramento antes, durante ou apos as relações sexuais, dor na relação sexual, e num caso muito grave quando vai evacuar as fezes saem pela vagina...mas a prevenção ainda é o melhor remedio... um abraço
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear