Qual a sua opinião sobre a aposta de Blaise Pascal?

"Tudo aconteceu quando Pascal e seus amigos estavam um dia discutindo pensamentos numa praça da cidade de Paris. Aqueles homens eram pensadores livres e não aceitavam a existência de Deus. Pascal era consciente disso e sabia também que eles apreciavam bastante um jogo de apostas. Então ele afirmou: ‘Aposto com... mostrar mais "Tudo aconteceu quando Pascal e seus amigos estavam um dia discutindo pensamentos numa praça da cidade de Paris. Aqueles homens eram pensadores livres e não aceitavam a existência de Deus. Pascal era consciente disso e sabia também que eles apreciavam bastante um jogo de apostas. Então ele afirmou: ‘Aposto com vocês que, matematicamente falando, crer em Deus é mais lucrativo do que descrer dEle.’ ‘Como?’, perguntou um de seus colegas. ‘É simples’, respondeu Pascal. ‘Você pode, enquanto ateu, ter tudo o que um crente possui: família, saúde, cultura, princípios, etc. Enquanto ateu, você pode ainda argumentar que ninguém pode provar-lhe, para longe de qualquer questionamento, que Deus existe. Logo, se você e um crente morrem, é possível dizer que a vida de vocês terminou num empate. Tudo o que um teve, o outro também possuía. Assim, se você estiver certo em seu ateísmo, o empate continua, pois ambos terão o mesmo fim.
Atualizar: Porém, se o crente estiver certo. Então haverá um desempate, pois não será possível que ambos desfrutem da mesma sorte diante do juízo de Deus. Portanto – conclui Pascal – Se eu aposto por Deus e Deus existe, meu ganho é infinito. Se eu aposto por Deus e Deus não existe, não perdi nada. Se eu aposto contra Deus e... mostrar mais Porém, se o crente estiver certo. Então haverá um desempate, pois não será possível que ambos desfrutem da mesma sorte diante do juízo de Deus. Portanto – conclui Pascal – Se eu aposto por Deus e Deus existe, meu ganho é infinito. Se eu aposto por Deus e Deus não existe, não perdi nada. Se eu aposto contra Deus e Deus não existe, não perdi nem ganhei. Se eu aposto contra Deus e Deus existe, então minha perda será infinita"

Eles Criam em Deus, Rodrigo Silva, CPB
(pág. 34)
Atualização 2: O autor tem pós-graduação em arqueologia bíblica, mestrado em teologia histórica no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (jesuítas) e doutorado em teologia bíblica pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora de Assunção (SP).
Atualização 3: Cesar Ndwai..

Deus vai julgar aquilo que seus filhos puderam aprender e seguiram a revelação natural que ele pôs no coração do homem: não mata, roubar etc..
Atualização 4: O Deus que Blaise Pascal estava se referindo, era ao Deus Bíblico. Criador, Mantenedor e Salvador.
12 respostas 12