Quais as funções do sistema muscular?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
anatomia
Melhor resposta
  • Jessy respondido 6 anos atrás
O sistema muscular é formado por músculos estriados, cardíaco e lisos. Os músculos estriados são de contração voluntária (inervados pelo Sistema Nervoso Central). O músculo cardíaco e os músculos lisos são de contração involuntária (inervados pelo Sistema Nervoso Autonomo).
Ele desempenha diversas funções como: sustentação junto aos ossos; absorção de medicamentos e vacinas; coração responsável por bmbear o sangue; os músculos lisos que estão presentes principalmente nos intestinos são responsáveis pelo peristaltismo (trânsito intestinal); entre outras.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • isrinao respondido 6 anos atrás
    O sistema muscular é formado pelos músculos esqueléticos (estriados), cardíaco e lisos. Seus elementos anexos são os tendões, fácias, aponeuroses, vasos sanguíneos e pelas fibras nervosas. Os músculos são a parte contrátil e os elementos anexos formam um sistema de alavancas.

    O tecido muscular é constituído de 75% de água, 20% de proteínas e 5% de minerais, glicogênio, lipídeos e de compostos nitrogenados não protéicos (Creatina, ATP e ADP).

    Para nosso assunto interessa-nos os tipos de fibras musculares envolvidas no exercício, existem dois tipos básicos de fibras : as brancas de contração rápida (CR) que é recrutada preferencialmente nas atividades de curta duração e alta intensidade (anaeróbicas) e as vermelhas de contração lenta (CL) que é usado preferencialmente nas atividades contínuas e prolongadas (aeróbicas).

    A principal função do músculo esquelético é a contração e para isso é necessário energia.

    A geração de energia para a atividade física provem do ATP (adenosina trifosfato) que é sintetizado por duas fontes básicas: processo anaeróbico alático e lático e processo aeróbico. O processo que nos interessa neste caso é o processo anaeróbico alático e lático, pois são predominantes nas atividades de curta duração e alta intensidade, como no caso do fisiculturismo

    Espero ter ajudado.

    boa sorte
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear