Qual é a diferença entre a celula eucariota e a procariota?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Mari respondido 6 anos atrás
as celulas eucariotas apresentam um nucleo organizado , isso e, q naum se mistura c o resto da celula (citoplasma). as celulas procariotas nao apresentao essa separacao (fica td misturado), exemplos de seres procariontes sao as bacterias e as cianobacteria. tds os outros seres vivos conhecidos ate hoje sao eucariontes

= )
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ClandestinO respondido 6 anos atrás
    Células eucarióticas possuem a carioteca, que envolve o núcleo, e possui todas as organelas: Mitocôndria, Ribossomo, Lisossomo, Retículo endo-plasmático, Retículo endo-plasmático liso( ou rugoso, se conter ribossomos encrostados em sua superfície), Complexo de Golgi, entre outras.
    Já a célula procariótica não contem um núcleo organizado, devido ao fato de não possuir carioteca. Outra diferença é que as celulas procarióticas só possuem uma organela: os ribossomos. Não possui mitocôndria, lisossomo, e todas as outras. Só há células procarióticas no Reino Monera, do qual pertencem as bactérias que nos causam doenças, entre outras. Do Reino Protista em diante, as células animais são todas eucarióticas

    Nota: a célula procariótica possui esse nome pois o núcleo é formado antes do citoplasma, separando a palavra...
    pro - antes ....
    a célula eucarionte possui um núcleo bem organizado pois este é formado depois que foi organizado o citoplasma...
    • 1
    • Comentário
  • Alegria respondido 6 anos atrás
    a célula eucarionte possui envoltório nuclear (carioteca), organelas envolvidas por membrana e histonas (proteínas que compactarão o DNA).
    vale 10!

    Fonte(s):

    prof de cito-histologia
    • 1
    • Comentário
  • Jéh respondido 6 anos atrás
    Células procariontes são células procárioticas, ou seja, que não possuem membrana nuclear(carioteca) nem organóides citoplasmáticos membranosos. Células eucariontes, são células eucarióticas, isto é,aquelas que possuem cariotéca e organóides citoplasmáticos membranosos.
    Espero que te ajude.....
    ; )
    • Taxa
    • Comentário
  • anato respondido 6 anos atrás
    A principal diferença é a presença ou não de carioteca (membrana que envolve o núcleo da célula) A procariota não tem, seu núcleo fica esparramado no citoplasma da célula. A cél. eucariota tem e seu núcleo é organizado e envolto pela carioteca.
    • Taxa
    • Comentário
  • c.R.I.s. respondido 6 anos atrás
    A célula procariota não tem a carioteca (membrana que envolve o núcleo). As células procariotas são encontradas apenas em seres unicelulares do reino monera (bacterias e cianobactérias). As células eucariotas têm o nucleo celular organizado, e são encontradas a partir do reino protista
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear