Gente,me ajudem!tenho que achar homonimos perfeitos(10 deles)!Me ajudem!?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gente,por favor me ajudem,eu presciso rapidamente disso,muito obrigado!
Melhor resposta
rego (rêgo- subst) e rego (régo- verbo)
colher (verbo) e colher (subst)
jogo (subst) e jogo (verbo)
vede (verbo ver) e vede (verbo vedar)
apóio (verbo) e apoio (subst)
pára (verbo parar) e para (prepos)
providencia (verbo) e providência (subst)
ás (subst) , as (contr); e as (artigo)
pêlo (subst), pélo (verbo) , e pelo (contr. de per + o)
são (sadio), são (verbo ser) e são (santo)
Como no primeiro exemplo, observe as palavras e as leia com as vogais acentuadas pra perceber a diferença.Espero que sirva.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • laisvivian respondido 6 anos atrás
    Homônimos perfeitos


    São palavras que possuem a mesma pronúncia e mesma grafia.



    Exemplos:



    Cedo – verbo Ex: Eu cedo a minha vez.

    Cedo – advérbio de tempo

    Sela – verbo selar Ex: Ela sela o cavalo

    Sela – arreio

    Leve – verbo levar Ex: Leve essa sacola.

    Leve – pouco peso

    cura - verbo curar Ex: Ele cura a menina.

    cura - substantivo

    Verão - verbo EX: Eles verão a novidade.

    verão - substantivo

    Morro - verbo Ex: Eu morro de saudades.

    morro - Acidente geográfico

    manga - de blusa

    manga - fruta

    meio - numeral

    meio - adjetivo

    meio - substantivo

    caminho - substantivo

    caminho - verbo Ex: Eu caminho todos os dias.

    Venda - substantivo

    Venda - verbo vender Ex: Venda esse produto!

    sentença - condenação

    sentença - frase

    cabo - posto militar

    cabo - acidente geográfico

    fiar - vender a crédito

    fiar - reduzir a fio

    real - pertence ao rei

    real - verdadeiro

    cravo - tipo de prego

    cravo - instr. musical
    • 1
    • Comentário
  • angelofGod respondido 6 anos atrás
    Hom�nimos e Par�nimos



    1. Defini��es


    - Hom�nimos: voc�bulos que se pronunciam da mesma forma, e que diferem no sentido.
    - Hom�nimos perfeitos: voc�bulos com pron�ncia e grafia id�nticas (hom�fonos e hom�grafos). Ex.:
    S�o: 3� p. p. do verbo ser. - Eles s�o inteligentes.
    S�o: sadio. - O menino, felizmente, est� s�o.
    S�o: forma reduzida de santo. - S�o Jos� � meu santo protetor.

    - Hom�nimos imperfeitos: voc�bulos com pron�ncia igual (hom�fonos), mas com grafia diferente (heter�grafos). Ex.:
    Cess�o: ato de ceder, ced�ncia
    Se��o ou sec��o: corte, subdivis�o, parte de um todo
    Sess�o: espa�o de tempo em que se realiza uma reuni�o

    - Par�nimos: voc�bulos ou express�es que apresentam semelhan�a de grafia e pron�ncia, mas que diferem no sentido. Ex.:
    Cavaleiro: homem a cavalo
    Cavalheiro: homem gentil


    2. Lista de Hom�nimos e Par�nimos


    Acender - p�r fogo a
    Ascender - elevar-se, subir

    Acento - inflex�o de voz, tom de voz, acento
    Assento - base, lugar de sentar-se

    Acess�rio - pertences de qualquer instrumento ou m�quina; que n�o � principal
    Assess�rio - diz respeito a assistente, adjunto ou assessor

    A�o - ferro temperado
    Asso - do v. assar

    Antic�ptico - contr�rio ao cepticismo
    Antiss�ptico - contr�rio ao p�trido; desinfetante

    Asar - guarnecer de asas
    Azar - m� sorte, ocasionar

    Brocha - tipo de prego
    ***** - tipo de pincel

    Ca�ado - apanhado na ca�a
    Cassado - anulado

    Cardeal - principal; prelado; ave; planta; ponto (cardeal)
    Cardial - relativo � c�rdia

    Cartucho - carga de arma de fogo
    Cartuxo - frade de Cartuxa

    C�dula - documento
    S�dula - feminino de s�dulo (cuidadoso)

    Cegar - tornar ou ficar cego
    Segar - ceifar

    Cela - aposento de religiosos; pequeno quarto de dormir
    Sela - arreio de cavalgadura

    Censo - recenseamento
    Senso - ju�zo

    Censual - relativo a censo
    Sensual - relativo aos sentidos

    Cerra - do verbo cerrar (fechar)
    Serra - instrumento cortante; montanha; do v. serrar (cortar)

    Cerra��o - nevoeiro denso
    Serra��o - ato de serrar

    Cerrado - denso; terreno murado; part. do v. cerrar (fechado)
    Serrado - partic�pio de serrar (cortar)

    Cess�o - ato de ceder
    Sess�o - tempo que dura uma assembl�ia
    Sec��o ou se��o - corte, divis�o

    Cevar - nutrir, saciar
    Sevar - ralar

    Ch� - infus�o de folhas para bebidas
    X� - t�tulo do soberano da P�rsia

    Cheque - ordem de pagamento
    Xeque - perigo; lance de jogo de xadrez; chefe de tribo �rabe

    Cinta - tira de pano
    Sinta - do v. sentir

    C�rio - vela de cera
    S�rio - relativo � S�ria; natural desta

    C�vel - relativo ao Direito Civil
    Civil - polido; referente �s rela��es dos cidad�os entre si

    Cocho - tabuleiro
    Coxo - que manqueja

    Comprimento - extens�o
    Cumprimento - ato de cumprir, sauda��o

    Concelho - munic�pio
    Conselho - parecer

    Concerto - sess�o musical; harmonia
    Conserto - remendo, repara��o

    Conc�lio - assembl�ia de prelados cat�licos
    Cons�lio - conselho

    Conjetura - suposi��o
    Conjuntura - momento

    Coringa - pequena vela triangular usada � proa das canoas de embono; mo�o de barca�a
    Curinga - carta de baralho

    Corisa - inseto
    Coriza - secre��o das fossas nasais

    Coser - costurar
    Cozer - cozinhar

    Decente - decoroso
    Descente - que desce

    Deferir - atender, conceder
    Diferir - distinguir-se; posicionar-se contrariamente; adiar (um compromisso marcado)

    Descargo - al�vio
    Desencargo - desobriga��o de um encargo

    Desconcertado - descomposto; disparato
    Desconsertado - desarranjado

    Descri��o - ato de descrever
    Discri��o - qualidade de discreto

    Descriminar - inocentar
    Discriminar - distinguir, diferenciar

    Despensa - copa
    Dispensa - ato de dispensar

    Despercebido - n�o notado
    Desapercebido - desprevenido

    �dito - ordem judicial
    Edito - decreto, lei (do executivo ou legislativo)

    Elidir - eliminar
    Ilidir - refutar

    Emergir - sair de onde estava mergulhado
    Imergir - mergulhar

    Emerso - que emergiu
    Imerso - mergulhado

    Emigra��o - ato de emigrar
    Imigra��o - ato de imigrar

    Eminente - excelente
    Iminente - sobranceiro; que est� por acontecer

    Emiss�o - ato de emitir, p�r em circula��o
    Imiss�o - ato de imitir, fazer entrar

    Empossar - dar posse
    Empo�ar - formar po�a

    Espectador - o que observa um ato
    Expectador - o que tem expectativa

    Espedir - despedir; estar moribundo
    Expedir - enviar

    Esperto - inteligente, vivo
    Experto - perito ("expert")

    Espiar - espreitar
    Expiar - sofrer pena ou castigo

    Esplanada - terreno plano
    Explanada (o) - part. do v. explanar

    Estasiado - ressequido
    Extasiado - arrebatado

    Est�tico - firme
    Ext�tico - absorto

    Esterno - osso dianteiro do peito
    Externo - que est� por fora

    Estirpe - raiz, linhagem
    Extirpe - flex�o do v. extirpar

    Estofar - cobrir de estofo
    Estufar - meter em estufa

    Estrato - filas de nuvens
    Extrato - coisa que se extraiu de outra

    Estremado - demarcado
    Extremado - extraordin�rio

    Flagrante - evidente
    Fragrante - perfumado

    Fluir - correr
    Fruir - desfrutar

    Fuzil - arma de fogo
    Fus�vel - pe�a de instala��o el�trica

    G�s - fluido aeriforme
    Gaz - medida de extens�o

    Incidente - acess�rio, epis�dio
    Acidente - desastre; relevo geogr�fico

    Infligir - aplicar castigo ou pena
    Infringir - transgredir

    Incipiente - que est� em come�o, iniciante
    Insipiente - ignorante

    Inten��o - prop�sito
    Intens�o - intensidade; for�a

    Intercess�o - ato de interceder
    Interse��o - ato de cortar

    La�o - n� que se desata facilmente
    Lasso - fatigado

    Ma�a - clava; pil�o
    Massa - mistura

    Ma�udo - ma�ador; mon�tono
    Massudo - que tem aspecto de massa

    Mandado - ordem judicial
    Mandato - per�odo de perman�ncia em cargo

    Mesinha - diminutivo de mesa
    Mezinha - medicamento

    �leo - l�quido combust�vel
    �lio - esp�cie de aranha grande

    Pa�o - pal�cio real ou episcopal
    Passo - marcha

    Pe�o - indiv�duo que anda a p�; pe�a de xadrez
    Pi�o - brinquedo

    Pleito - disputa
    Preito - homenagem

    Presar - aprisionar
    Prezar - estimar muito

    Proeminente - saliente no aspecto f�sico
    Preeminente - nobre, distinto

    Ratificar - confirmar
    Retificar - corrigir

    Recrea��o - recreio
    Recria��o - ato de recriar

    Recrear - proporcionar recreio
    Recriar - criar de novo

    Ru�o - grave, insustent�vel
    Russo - da R�ssia

    Serva - criada, escreva
    Cerva - f�mea do cervo

    Sesta - hora do descanso
    Sexta - redu��o de sexta-feira; hora can�nica; intervalo musical

    Tacha - tipo de prego; defeito; mancha moral
    Taxa - imposto

    Tachar - censurar, notar defeito em; p�r prego em
    Taxar - determinar a taxa de

    Tr�fego - tr�nsito
    Tr�fico - neg�cio il�cito

    Viagem - jornada
    Viajem - do verbo viajar

    Vultoso - volumoso
    Vultuoso - inchado

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • AllStar respondido 6 anos atrás
    Morro(verbo=morrer e substantivo=montanha)
    Manga(Substantivo=peça e substantivo=fruta)
    Almoço(Verbo=almoçar e substantivo=comida)
    São(Verbo=ser e substantivo=santo)
    Como(Verbo=comer e conjunção=como)
    Cura(verbo=curar e substantivo=cura)
    Leve(verbo=levar e adjetivo=leve)
    Cedo(Verbo=ceder e advérbio=cedo)
    Sela(Verbo=selar e substantivo=sela)
    Verão(Verbo=ver e substantivo=verão)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear