Diferenças entre as colonias de povoamento e as de exploração?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
mais uma do trabalho .
Melhor resposta
De maneira simples, pode-se estabelecer uma grande diferença entre colônias de exploração e colônias de povoamento:
I) Colônias de Exploração: os europeus buscavam explorar tudo o que a terra colonizada tinha para oferecer, sem pensar no seu futuro e em planejar uma estrutura sólida de desenvolvimento para a terra colonizada;
II) Colônias de Povoamento: os colonizadores se encaminharam para as colônias sem a intenção de retornar para a Metrópole e, por isso, planejaram a estrutura da colônia com o objetivo de construir uma nação com bases sólidas, pensando no futuro das futuras gerações da mesma.
Exemplos:
- Brasil: ex - colônia de exploração de Portugal, hoje, país subdesenvolvido ou em desenvolvimento (como queiram);
- EUA: ex - colônia de povoamento da Inglaterra, hoje, país considerado desenvolvido.
Contextualizando através de um exemplo prático:
- Imagine a construção de duas casas:
1ª Casa - Construída com uma estrutura frágil, sem colunas ou vigas que atendam às necessidades essenciais da construção civil: a tendência é que esta casa tenha "trincas" e corra riscos em sua estrutura, colocando seus moradores em perigo. Esta casa pode ser comparada ao Brasil: construíram uma nação e não pensaram nos futuros moradores. As "trincas" apareceram: desemprego, furtos, educação e saúde precárias, favelamento, etc.
2ª Casa - Construída com uma estrutura sólida, com colunas ou vigas que atendam às necessidades essenciais da construção civil e utilize material adequado e de qualidade: a tendência é que esta casa não tenha "trincas" ou tenha uma quantidade bem menor do que a primeira casa construída. Seus moradores poderão ter maior segurança dentro desta casa, conforto, etc. Podemos comparar aos EUA, nação considerada desenvolvidada e forte atualmente, apesar de já mostar algumas "trincas".
Porém...
Toda construção precisa passar por algumas reformas: mas isto não está acontecendo ou está acontecendo de maneira incompleta ou inadequada nas duas casas supracitadas... Desta forma, o futuro é uma incógnita!

Source:

Pessoal
  • 4
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Santa respondido 6 anos atrás
    Bem as colônias de exploração foram ultilizadas com o objetivo de explorar um lugar recem descoberto. tirando materias primas, ouro, expeciarias, tudo o que podia ser extraido daquele lugar.

    nas coônias de povoamento o país colonizador mandava pessoas do seu pais para colonizar as novas terras. a maioria dessas pessoas eram ladrões ou excluidos da sociedade que não agradavam ao seu país.

    é por isso que hoje vemos o contraste entre muitos países como o Brasil que foi colonizado com exploração, e os EUA que foi colonizado com povoamento e hoje é muito rico.
    flw
    • Taxa
    • Comentário
  • Cat.magrela respondido 6 anos atrás
    Acontece que a colônia de povoamento foi quando parte da população da europa veio para a améria do norte para fugir das constantes revoltas da europa assim foram com intenção de uma vida melhor lá construiram casas,cultivavam alimentos para seu sustento já colônia de exploração foi quando o portugueses vieram pra améria central e sul exemplo Brasil para apenas extrair bens primarios e depois exportá-los vieram basicamente para as americas do sul e central para retirarem suas riquezas
    • Taxa
    • Comentário
  • Diego respondido 6 anos atrás
    É simples, mano!
    Colonia de povoamento - ocorre quando o objetivo e povoa e investir no desenvolvimento do povoado. Exemplo: a forma de povoamento dos Estados Unidos pela Inglaterra, onde este era estimulado a desenvolver...
    Colonia de exploração - aqui o objetivo é tirar proveito da colônia, sem saber se esta esta desenvolvendo ou não. O que importa é o lucro que se esta tendo. Exemplo: a colonização o Brasil, por Portugal. Onde o Brasil era visto como o baú do tesouro.
    Entendeu!?!?! Espero que sim....
    abraços
    • Taxa
    • Comentário
  • lucaswesley77 respondido 6 anos atrás
    as colonias de povoamento eram onde as metrópoles mandavam seus prisioneiros, trabalhadores,e outro tipo de gente.
    elas serviam para serem povoadas
    as de exploração eram exploradas e eram completamente dependentes das metrópoles
    as metropóles só pensavam em enriquecer com elas
    falou
    • Taxa
    • Comentário
  • Dre respondido 6 anos atrás
    Colônias de exploração e colônias de povoamento

    As colônias que seguiram as linhas gerais do pacto colonial foram denominadas colônias de exploração. O Brasil e várias regiões da América Latina, colonizados por portugueses e espanhóis, são exemplos típicos de colônias de exploração. Elas apresentavam as seguintes características:

    • produção agrícola baseada na grande propriedade (enormes extensões de terra);

    • ênfase na produção destinada ao mercado externo (produtos agrícolas e metais preciosos);

    • grande utilização do trabalho escravo de índios e negros.

    Houve, porém, um tipo de colônia que ficou relativamente fora dos quadros do sistema colonial mercantilista: as colônias de povoamento. Foi o caso, por exemplo, da colonização desenvolvida no norte e no centro dos Estados Unidos pelos ingleses, onde os laços coloniais eram mais brandos. As colônias de povoamento apresentaram as seguintes características:

    • produção agrícola baseada na pequena propriedade;

    • desenvolvimento de produção manufatureira voltada para o mercado interno;

    • utilização do trabalho livre.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear