Como conjuga o verbo ir em todos os tempos e modos??

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
verbo ir em todos os tempos e modos
Melhor resposta
Melhor do que qualquer resposta é abrir os links anexos, está mais organizado

Mas segue:

Formas Nominais:
infinitivo: ir
gerúndio: indo
particípio: ido

Presente do Indicativo
eu vou
tu vais
ele vai
nós vamos
vós ides
eles vão

Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu ia
tu ias
ele ia
nós íamos
vós íeis
eles iam

Pretérito Perfeito do Indicativo
eu fui
tu foste
ele foi
nós fomos
vós fostes
eles foram

Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu fora
tu foras
ele fora
nós fôramos
vós fôreis
eles foram

FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO
eu iria
tu irias
ele iria
nós iríamos
vós iríeis
eles iriam

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO
eu irei
tu irás
ele irá
nós iremos
vós ireis
eles irão

Presente do Subjuntivo
que eu vá
que tu vás
que ele vá
que nós vamos
que vós vades
que eles vão

Imperfeito do Subjuntivo
se eu fosse
se tu fosses
se ele fosse
se nós fôssemos
se vós fôsseis
se eles fossem

FUTURO DO SUBJUNTIVO
quando eu for
quando tu fores
quando ele for
quando nós formos
quando vós fordes
quando eles forem

Imperativo Afirmativo
vai tu
vá ele
vamos nós
ide vós
vão eles

Imperativo Negativo
não vás tu
não vá ele
não vamos nós
não vades vós
não vão eles

Infinitivo Pessoal
por ir eu
por ires tu
por ir ele
por irmos nós
por irdes vós
por irem eles

Source:

  • 2
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • TP respondido 6 anos atrás
    Poxa a resposta é muito grande menina..
    • 1
    • Comentário
  • Marcelo respondido 6 anos atrás
    Olá!

    Presente do Indicativo:

    vou
    vais
    vai
    vamos
    ides
    vão

    Pretérito Imperfeito do Indicativo

    ia
    ias
    ia
    íamos
    íeis
    íam

    Pretérito Perfeito do Indicativo

    fui
    foste
    foi
    fomos
    fostes
    foram

    Presente Mais Que Perfeito do Indicativo

    fora
    foras
    fora
    fôramos
    fôreis
    foram

    Futuro do Presente do Indicativo

    irei
    irás
    irá
    iremos
    ireis
    irão

    Futuro do Pretérito do Indicativo

    ira
    irias
    iria
    iríamos
    iríeis
    iriam

    Presente do Subjuntivo


    vás

    vamos
    vades
    vão

    Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    fosse
    fosses
    fosse
    fôssemos
    fôsseis
    fossem

    Futuro do Subjuntivo

    for
    fores
    for
    formos
    fordes
    forem

    Afirmativo do Imperativo

    vai

    vamos
    ide
    vão

    Formas Nominais - Infinitivo Pessoal

    ir
    ires
    ir
    irmos
    irdes
    irem

    Gerúndio

    indo

    Particípio

    ido
    • Taxa
    • Comentário
  • ilmo respondido 6 anos atrás
    presente.


    eu vou
    tu vais
    ele vai
    nós vamos
    vós ireis
    eles iram

    Pretérito perfeito

    eu fui
    tu fostes
    ele foi
    nós fomos
    vós fostes
    eles foram

    futuro

    eu irei
    tu irás
    ele irá
    nós iremos
    vós ireis
    eles irão
    • Taxa
    • Comentário
  • Rastejador respondido 6 anos atrás
    Conjugar o verbo IR em TODOS OS TEMPOS e em TODOS OS MODOS.

    Só isso que você quer, Stefanie?

    Você, pelo menos, tem noção do tamanho da resposta?

    Vá estudar, amiga.

    .
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear