Para q serve betacaroteno?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
bronzeia mesmo e n fas mal?
Melhor resposta
O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.

O betacaroteno tem recebido grandes propriedades nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, previnindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecemento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.

O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxília na formação de melanina, pigmento por proteger a pele dos raios ultra-violetas e conferir o bronzeamento.

As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.

Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Betacarote...


Grato pelo 10 pontos ta?
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Daniela respondido 6 anos atrás
    O Betacaroteno é uma substância de plantas que o organismo humano converte em vitamina A, que age como antioxidante e melhora o sistema imunológico.
    Ele é encontrado em legumes verdes e laranja-amarelos escuros.

    Quem desenvolve deficiência de vitamina A:
    - Pessoas idosas com diabetes tipo 2 normalmente têm deficiência de vitamina A.
    - Portadores de HIV;
    - Pessoas com hipotireoidismo.

    Há dois tipos de suplementos de betacarotenos: os sintético (consiste de uma só molécula chamada "trans betacaroteno".
    O Betacaroteno natural, é composto de dois molécula: "trans betacaroteno" e "9-cis betacaroteno".
    Não há diferença significante entre betacaroteno natural e sintético, pois no organismo o 9-cis betacaroteno é convertido em trans betacaroteno. No entanto isso é questionado em função de pesquisas que concluíram ser o betacaroteno sintético um fator de aumento de risco de câncer pulmonar em fumantes;
    O betacaroteno natural em animais e humanos tem atividade de antioxidante (o sintético não). Também, em pessoas com pré-câncer, os tecidos são revertidos a tecido normal com betacaroteno natural, mas não com sintéticos.
    Cientistas israelitas concluíram que o antioxidante dos betacarotenos naturais podem ajudar as pessoas que sofrem de ataques de asma ativadas por exercícios (64 mg por dia de betacaroteno natural durante uma semana). Os betacaroteno sintéticos não foram testados.
    Cada vez mais os médicos estão recomendando que as pessoas só complemente a dieta com betacaroteno natural.

    Dosagem: é mais comum 25,000 IU (15 mg) por dia mas algumas pessoas usam até 100,000 IU (60 mg) por dia.

    Não foi determinado efeitos colaterais sérios mesmo usando betacaroteno em doses excessivas (mais de 100,000 IU, ou 60 mg por dia).
    Às vezes dá à pele uma tonalidade amarelo-laranja.
    Pessoas que necessitem usar betacaroteno por períodos longos de tempo devem fazê-lo com vitamina E, pois o betacaroteno pode reduzir os níveis de vitamina E; podem também diminuir os níveis de luteína no sangue, bem como de outros carotenóides.
    A suplementação de betacaroteno sintético quando combinado com consumo de álcool pesado, pode aumentar a toxidade no fígado. Logo, os alcoólatras e pessoas que consomem álcool diariamente devem evitar completar a dieta com betacaroteno.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear