Como trabalhar coordenação motora fina e grossa com jardim 1?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
estou nesssa turma este ano e estou um pouco perdida quanto ao que tenho que desenvolver nas e com as crianças fora do plano de ensino, gostaria de sugestoes para que eles se ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Oi!!!

Para estimular a coordenação motora fina realize as seguintes atividades:

* encaixar: os jogos de encaixe são ótimos pois também estimulam a criatividade e você pode trabalhar também cores e quantidades usando os pinos;
* amassar: use massa de modelar e papéis diversos;
* pintar e desenhar: use materias diversos como lápis de cor, giz de cera, tintas, carvão etc. Deixe suas crianças soltarem a criatividades e ao final da atividade pergunte o que cada um desenhou, desta forma você já aproveita e trabalha a oralidade;
*modelar: utilize massa de modelar e argila;

Coordenação motora grossa: faça atividades que envolvam rolar, correr, pular, andar, engatinhar, subir, descer, escorregar, agachar. O parque é um ótimo recurso para o desenvolvimento dessas atividades.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
esclareceu bastante
  • 3
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Professora Carmen respondido 6 anos atrás
    Olá!
    Trecho do RCNEI...
    "É muito importante que o professor perceba os diversos significados que pode ter a atividade motora para as crianças. Isso poderá contribuir para que ele possa ajudá-las a ter uma percepção adequada de seus recursos corporais, de suas possibilidades e limitações sempre em transformação, dando-lhes condições de se expressarem com liberdade e de aperfeiçoarem suas competências motoras. O professor deve refletir sobre as solicitações corporais das crianças e sua atitude diante das manifestações da motricidade infantil, compreendendo seu caráter lúdico e expressivo."

    Sugiro que leia atentamente o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) volume 3, que trata da descoberta do movimento, na Educação Infantil...
    Se você ainda não tem o RCNEI, entre em contato comigo que lhe envio o volume 3 (ou todos, se quiser!) ou faça você mesmo o download:
    http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?o...

    Trecho do RCNEI...
    "O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da
    motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança."

    Orientações Práticas, de acordo com o RCNEI...
    • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
    • Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
    • Valorização de suas conquistas corporais.
    • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
    Espero que ajude!
    Carmen
    • 4
    • Comentário
  • GLORIA respondido 6 anos atrás
    Minha professora passou um trab de confecccionar em tecido um livro q falasse só sobre a fina e ela disse q é td q trab com as maos. bjs Ignez
    • 1
    • Comentário
  • Lisandro Hubris respondido 6 anos atrás
    Procure na Internet por neurofeedback

    http://dda-deficitdeatencao.com.br/

    Nada no mundo será melhor do que
    colocar as crianças para jogar vídeo game

    Ou seja, os programas interativo de finalidade recreativa acoplado a um dispositivo para exibição visual de dados e a outro dispositivo de entrada de dados, permitindo assim ao usuário interagir e fazer exercícios, que mexem com a atenção, o raciocínio e a coordenação motora.
    • 1
    • Comentário
  • Andrea respondido 6 anos atrás
    Acho sempre bom trabalhar no concreto as coordenções e depois ir para o papel.
    Adoro fazer tbm colagens com grãos e depois coordeção de pinça com lantejoulas e estrelinhas.
    As cças adoram
    Pedir para amarrar os tênis, abooar as camisa , pentear os cabelos , fazer comidinhas com massinha e depois pedir para que as cças cortem como se fossem alimentos .
    Beijos
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear