Fiz um hemograma completo e o "TSH" deu muito alto! o que isto significa? qual é o meu problema?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
a minha doutora disse que isso é hormonio da tiroide. me ajude por favor!
Melhor resposta
Amiga, todo mundo já explicou o que significa o TSH elevado, mas eu não poderia deixar de te informar que esse parâmetro não faz parte do exame de hemograma completo. O TSH é o hormônio estimulante da tireóide e só é dosado em exame específico. Boa sorte.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Falco respondido 6 anos atrás
    Hemograma não tem nada a ver com dosagem de hormônios. São exames diferentes. TSH elevado significa deficiêica na tireóide em produzir seus hormônios. O TSH é o hormônio produzido pela hipófise para estimular a tireóide a produzir o T4 e T3 (hormônios tiroidianos). Se atirepoide está falhando em produzir esses hormônios, a hipófise fabrica mais TSH para tentar estimular ainda mais a tireóide. Daí essa elevação.
    • 1
    • Comentário
  • Insano respondido 6 anos atrás
    Classicamente, o diagnóstico de hipotireoidismo é feito quando o paciente apresenta TSH aumentado e T4 baixo no sangue. Entretanto, em casos muito leves de hipotireoidismo, ou quando este está apenas no início, pode-se encontrar TSH aumentado com T4 normal. Ou seja, o nível de TSH aumenta antes que o nível de T4 caia abaixo do normal. Essa situação, em que o TSH está elevado com T4 normal, é chamada de hipotireodismo subclínico. Entre os dois exames de sangue, o TSH é o mais importante, já que o T4 pode variar mais de um dia para o outro ou de uma coleta para a outra; por isso o médico vai prestar mais atenção ao TSH do que ao T4 para fazer o diagnóstico de hipotireoidismo.

    TIREÓIDE NORMAL
    TSH e T4 normais

    HIPOTIREOIDISMO INICIAL OU LEVE (SUBCLÍNICO)
    TSH alto e T4 normal

    HIPOTIREOIDISMO INSTALADO (CLÍNICO)
    TSH alto e T4 baixo

    Leia o texto completo no site fonte.
    É importante lembrar que não se deve tomar qualquer medicamento sem orientações médicas.

    Fonte(s):

    http://www.portalendocrino.com.br/tireoide_hipotireoidismo.shtml
    • 1
    • Comentário
  • joao arapongas respondido 6 anos atrás
    como vc não disse o resultado do hemograma não ten ho com opinar, em relação ao tsh, se ele realmente estiver alto, voce podera estar apresentando um quadro que chamamos de hipotireoidismo, pois a procução excessiva de tsh pela hipofise bloqueia a produção do hormonio tireoidiano T4, mas precisa ser avaliado e realizado um exame clinico para que possa chegar a um diagnostico correto... espero te-lo ajudado....em tempo como medicação resolve-se o problema... mas precisa d acompnhamento medico...
    • 1
    • Comentário
  • ana meri respondido 2 meses atrás
    MEU EXAME DE THS DEU AUMENTADO MAS O T3 E T4 DEU NORMAL. PORQUE!?
    • Taxa
    • Comentário
  • Diana respondido 6 anos atrás
    TSH alto significa hipotireoidismo, ou seja, tua tireóide está produzindo pouco hormônio tireoidiano.

    Não há motivo para você se assustar. É possível controlar o hipotireoidismo, desde que a pessoa tome o medicamento corretamente e faça exames regulares para checar os níveis hormonais.

    O que você não pode, de jeito nenhum, é deixar de tratar a doença, pois isto pode causar elevação dos níveis de colesterol, risco de problemas cardíacos, ganho de peso, sonolência, depressão, queda de cabelo, infertilidade, entre outros sintomas.

    Leve os teus exames para um endocrinologista, para que ele possa te medicar.

    Se quiser saber mais sobre o hipotireoidismo, este link é bem completo:
    http://www.portalendocrino.com.br/tireoi...
    • Taxa
    • Comentário
  • André MD. respondido 6 anos atrás
    A primeira coisa a lhe responder é que o TSH é um exame o qual dosa o hormônio estimulante da tireóide e não faz parte do hemograma ( é um outro exame a parte ). Geralmente TSH elevado associado ao T4 livre baixo significa que você tenha Hipotireoidismo e precisa repor hormônio produzido pela tireóide.

    Fonte(s):

    sou médico cardiologista
    • Taxa
    • Comentário
  • andrômeda respondido 6 anos atrás
    Isso significa uma disfunção da tireoide, isto é o diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide.
    Níveis elevados deTSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.
    • Taxa
    • Comentário
  • JAS respondido 6 anos atrás
    TSH alto deve ser analisado com o T4 Livre.Se o T4 Livre estiver baixo, comprimido de hormônio para vc!Se estiver normal o T4 Livre, normal, apenas repita o exame de ambos daí a 3 meses.Aumento do TSH pode ser tbm ocasionado por tumores centrais da região da hipófise, onde o tsh é liberado, além de hipofunção da glândula tireóide.Sempre que vc for ao médico/médica, peça explicação de seus exames, sempre, vc tem esse direito.
    • Taxa
    • Comentário
  • comandante respondido 6 anos atrás
    TSH (hormônio estimulante da tireóide) é um hormônio fabricado pela hipófise: O TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4), quando a produção desses hormônios está baixa, o nível de TSH aumenta para estimular a produção dos hormônios tireoidianos ( que é o seu caso ). Um nível sangüíneo baixo do TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo. Se o nível de TSH é muito baixo, é importante também checar os níveis de hormônio tireoidiano para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo.

    Sugiro a você esse trecho abaixo do Dr. Drausio Varela.

    O TSH, sigla para Thyroid Stimulanting Hormone ou Hormônio Estimulador da Tireóide, é um hormônio fabricado pela hipófise, uma glândula que fica no meio do cérebro, bem pequenininha, mas que controla o funcionamento de várias outras glândulas como testículos, ovários, supra-renais e a tireóide. Existe um sincronismo entre a produção de TSH e a tireóide semelhante ao funcionamento do termostato da geladeira que liga e desliga automaticamente de acordo com a flutuação da temperatura interna do aparelho. Da mesma maneira, o TSH estimula a tireóide para produzir os hormônios T3 e T4 que, uma vez fabricados, inibem a produção de TSH.
    Se a fabricação de hormônios pela tireóide for prejudicada por uma inflamação, por exemplo, haverá um aumento de TSH para tentar corrigir essa deficiência. Esse é o primeiro estágio de hipotireoidismo subclínico caracterizado pela manutenção do nível normal de hormônios da tireóide à custa da elevação do TSH.
    Como você observou, a freqüência dessa constatação é muito grande e ajuda a fortalecer a idéia de epidemia, uma vez que 3% dos homens, 7,5% das mulheres abaixo dos 45 anos, 10% delas acima dos 45 anos e 20% acima dos 75 anos manifestam esse tipo de problema. Como se pode notar, as doenças de tireóide incidem mais nas mulheres do que nos homens numa proporção de 5, 6 ou 7 mulheres para cada homem.
    http://drauziovarella.ig.com.br/entrevis...


    E lembrando que a sua doutora deveria lhe dar toda a orientação, senão der , troque de doutora.

    Boa sorte
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear