Qdo o exame anti-tireoglobulina e antiperoxidase dá maior que o refencial qual é o diagnóstico?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Diana respondido 6 anos atrás
Quando estes exames dão um resultado maior do que o referencial, significa que a pessoa está produzindo anticorpos que atuam contra a própria tireóide. Esta é uma doença genética, mais comum entre mulheres, conhecida como Tireoidite de Hashimoto. Não se assuste. No início de janeiro descobri que tenho esta mesma doença e não é nenhum bicho de sete cabeças. Vou explicar direitinho para você.

A produção de anticorpos contra tireóide, é uma das principais causas de hipotireoidismo. Com o tempo, de tanto teus anticorpos "atacarem" tua tireóide, ela acaba inflamando, e começa a produzir uma quantidade de hormônios inferior do que a normal. O tal hipotireoidismo.

Se você possui uma contagem alta destes anticorpos, mas teu TSH está normal, significa que você ainda não desenvolveu o hipotireoidismo. Se teu TSH estiver já estiver alto, você já desenvolveu o hipotireoidismo. Se você fez estes exames, provavelmente fez o de TSH também. Dê uma olhada...

Se você já tiver o hipotireoidismo, provavelmente o médico irá te prescrever levotiroxina sódica (que nada mais é do que o hormônio que a tireóide produz). Você tomará todos os dias pela manhã, em jejum, 30 minutos antes do café da manhã.

Se você ainda não tiver hipotireoidismo, o médico poderá optar por duas alternativas:

- apenas acompanhar a tua situação com exames regulares e te medicar apenas quando você desenvolver o hipotireoidismo;

- já te dar medicação (levotiroxina sódica) deste agora, para prevenir que tua tireóide chegue a inflamar. Neste caso, também são necessários exames regulares.

Meu endocrinologista optou por me medicar desde agora, mesmo com meu TSH e T4 normais.

Tem cura? Não. O sistema imunológico tem "memória" e uma vez que produz anticorpos contra algo, produz para sempre. É grave? Não. Realizando exames regulares e tomando a medicação indicada pelo teu endocrinologista, teus níveis hormonais permanecerão sempre normais e você não terá nenhum sintoma desagradável. Vida normal.

Leve este exame para um endocrino e veja qual tratamento ele acha mais adequado para você.

Abraço!

OBS: A Tireoidite de Hashimoto não é, de maneira nenhuma, um *tipo* de hipotireoidismo. Ela é uma doença auto-imune que *causa* hipotireoidismo. Nem todas as pessoas que tem Tireoidite de Hashimoto já desenvolveram o hipotireoidismo, embora seja quase certo que desenvolverão, mais cedo ou mais tarde.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigada!! Diana vc esclareceu muito bem as minhas dúvidas...aliás as duas respostas foram bem claras pra mim...
  • 9
  • Comentário

Outras respostas (1)

• Dr. Samuel Abreu respondido 6 anos atrás
    Somente seu médico pode avaliar esse resultado corretamente juntando as informações de todos os exames laboratoriais mais sinais e sintomas.

Mas como informação nunca é demais, você poderia ler sobre Tireoidite de Hashimoto (um tipo de hipotireoidismo). Pois esta é uma das causas mais comuns de aumento desses anticorpos. Não dá pra afirmar que é isso apenas com esses dados mas ajudaria na sua conversa com o endocrinologista.

Abaixo deixo dois links: um sobre os exames e outro sobre a tireoidite

Fonte(s):

• 2
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas: