NIT é igual a PIS/Pasep ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Uma vez inscrito no NIT pelo site da previdência não necessito inscrever-me no PIS?
Melhor resposta
o NIT É nucleo de informaçoes trabalhista

O PIS ou PASEB não é vc que faz a inscrisão é a primeira empresa que te contratou. O número serve para vida toda e não muda Após vc entrar em outra empresa.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Gisa respondido 6 anos atrás
    Olá amigo..

    O NIT significa para a previdencia social numero de inscrição do trabalhador, e não núcleo de informações trabalhistas.
    e vc esta correto no seu pensamento, uma vez inscrito no INSS pelo número do NIt não é preciso que a empresa faça um número de PIS/PASEP para vc, pq as contribuições que seram feitas poderá ser pelo número do seu NIT. Lembrando sempre que vc quando entrar em alguma empresa deverá informa-la que o que vc possui é numero de nit, e quando vc passar aser autonomo vc pode também contribuir aprevidencia atraves do carnê da GPS com esse numero ou numero do seu PIS/PASEP informando depois a uma agencia da previdencia social que vc esta contribuindo como autonomo ou contribuinte individual ou facultativo.
    Espero ter ajudado.

    Fonte(s):

    www.previdenciasocial.gov.br
    • 3
    • Comentário
  • Wesley respondido 2 meses atrás
    Exatamente o que a Gisa disse. Ao ser empregado pela primeira vez, a empresa vai gerar seu número de inscrição do trabalhador (NIT, que é permanente, como o CPF) e imediatamente fará sua inscrição no PIS (empresa privada) ou PASEP (empresa pública).
    Trata-se de um sistema inteligente de transferência. Se você já foi empregado, mas não se encontra no momento, ou é um trabalhador autônomo, o que você possui é NIT. Ou seja, sempre que o trabalhador muda para uma nova empresa, a mesma usa seu NIT , e, conforme a natureza desta empresa, o trabalhador terá seus dados atualizados automaticamente. Será inscrito no PIS caso a empresa seja privada e no PASEP caso a empresa seja pública, ou equivalente.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear