O que é uma alegoria ( figura de linguagem )?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
A wikipédia não é clara na hora de explicar e citar exemplos dessa figura de linguagem... Outra figura de linguagem que não conseguir diferenciar de metonímia foi a sinédoque? Se ...mostrar mais
Melhor resposta
Olá!

Etimologicamente, o grego "allegoria" significa " dizer o outro", " dizer alguma coisa diferente do sentido literal.".
Alegoria é uma representação tal que é dita para dar a noção de outra, normalmente por meio d'alguma dedução moral.
Para melhor entender o que seja uma alegoria, citemos exemplos extraídos de ditados populares:
-"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
- " Mais vale um pássaro na mão que dois voando."
- " Casa de ferreiro, espeto de pau. "

Observação:- Metonímia e Sinédoque podem ser apresentadas como se fossem a mesma coisa, de acordo com Othon M. Garcia.
Há autores, no entanto, que classificam as 2 figuras individualmente.
A diferença consiste no fato de que, enquanto na Metonímia há uma relação de correspondência dos objetos ( Comprar um Ford ) , a sinédoque visa a substituição de um termo por outro, havendo ampliação ou redução do sentido usual da palavra numa relação quantitativa. ( Para os artistas ele foi um mecenas (= protetor )).
-
Espero ter colaborado!
Abraço
  • 4
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ana respondido 6 anos atrás
    Oi Almeida!
    Alegoria é uma sucessão de metáforas num texto. São textos descritivos :
    “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”
    “Mais vale um pássaro na mão que dois voando.”
    “Casa de ferreiro, espeto de pau.”
    Tem também O mito da caverna, de Platão

    Metonímia é a figura que consiste em usar uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de causalidade(tanto faz um ou outro, referem-se a uma mesma coisa) entre o que elas representam.
    Ex.: "Trabalhava ao piano, não só Chopin como ainda os estudos de Czerny."
    Como se vê, uma relação de causa-efeito permitiu que o poeta usasse a palavra Chipin(autor de uma partitura musical) para designar a propria partitura(a obra causada pelo autor).

    Sinédoque é a figura de linguagem que consiste em usar uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de contiguidade proximidade entre o que elas representam.
    Ex.: "A mão que toca o violão se for preciso vai à guerra".
    Aí, a palavra mão(parte do individuo) esta sendo usada para designar o próprio indivíduo(o todo).

    Tipo assim, modernamente costuma-se não distinguir metonímia de sinédoque. Nesse caso, a metonímia inclui a sinédoque.
    http://cursodeportugues.blogarium.net/fi...
    http://pwp.netcabo.pt/0511134301/alegori...

    Espero ter te ajudado!
    º_º
    • Taxa
    • Comentário
  • sgto.garcia respondido 6 anos atrás
    Olá Almeida, saudações. Leia esta definição: "Uma alegoria é aquilo que representa uma coisa para dar a ideia de outra através de uma ilação moral. Um bom exemplo em português é-nos apresentado pelo Padre António Vieira: “Notai uma alegoria própria da nossa língua. O trigo do semeador, ainda que caiu quatro vezes, só de três nasceu; para o sermão vir nascendo, há-de ter três modos do cair: há-de cair com queda, há-de cair com cadência, há-de cair com caso".
    Para saber mais a respeito, visite o seguinte endereço:

    http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoe...

    Espero ter colaborado. Abraços e até a próxima...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear