Alguem aqui é PROFESSOR? Ja teve algum aluno que quase te tirou do sério?

Sou super paciente, procuro ser legal com meus alunos, mas as vezes tem um ou outro que parece ser uma verdadeira provação! rsrs! Vcs ja passaram por isso? Como lidaram com a situação? Se puder, compartilhe sua história conosco.

Eu tinha um aluno que eu explicava a matéria e ele ficava olhando para a janela, o passarinho que estava cantando, ele não prestava atenção em nada, era impressionante!

Tem horas que penso em desistir de ser professora. Esta sendo muito cansativo. O que voces fazem nessas horas para desviar esses pensamentos da cabeça?

Um abraço a todos!

13 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Olá Glenda. O meu aluno não quase me tirou do sério, ele efetivamente conseguiu, mas se fosse só de ficar olhando pra janela, eu ficaria imensamente feliz, e nem iria me descabelar.Querida, esse parece um típico caso de falta de atenção ou desinteresse. Para começar, use a sua criatividade, e faça algo que desperte a atenção da turma: um jogo, uma história, uma dramatização. Coloque os seus alunos no centro de sua aula, faça-o sentir-se integrante do grupo,saia um pouco da sala, lance desafios,. Você vai ver que é um pouco difícil, mas não precisa desistir do magistério, que apesar de todos os desafios, é muito gratificante. mk

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Eu tenho alunos que fazem isso. Sou professora do Ensino Fundamental I, e criança... já sabe!

• Tenho muita sorte pois ainda não aconteceu deve ser porque sou eventual.

• ilabh
    Lv 5
    Há 1 década

Se ficava apenas olhando pela janela tá ótimo, mais ainda se era apenas um. Os meus conversam, gritam o tempo toda. Um ou outro tem algum interesse. O problema maior, são os marginais, q vão lá prá zonear, ameaçar os colegas e os professores. As gangues e as drogas. As histórias de vida de alguns e os sérios problemas q isso traz prá sala de aula e escola como um todo. Eu e vários outros colegas estamos doentes, devido a essa pressão, a esse desgaste emocional.Infelizmente, é mais do q desanimar, é de adoecer mesmo.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Caramba , não sou professor ,mas ta no meu sangue ensinar , vou ser brevemente , mas , uma coisa que eu penso é , eu vou ensinar pra quem quer aprender , vc fik com raiva ou se sente mal pelo aluno olhar para a janela ao invéz da sua aula? , deixa ele , vai saber oque ta passando naquela cabeça "doida"...

CUIDADO , vc pensa em desistir? , considera um trabalho? , uma vez um filosofo disse , escolha uma profição de que goste e numca terás de trabalhar....fica cansativo apenas se vc está exigindo muito da sua parte mental , quem sabe , quem ta dando aula é o professor , não o aluno , então imponha o respeito , mas numca com desrespeito , a resposta é muito simples , e agente nota na profição , o professor(a) , não importa a qualidade do ensino que ele dá , se ele se importa mais em ensinar quem não quer aprender , vai ter uma seria dor de cabeça e problemas , ensine de um geito bom , e exigente , quem quer aprender vai estudar e não fikr olhando pela janela.....Oque vc não pode fazer é brigar com o aluno por ele olhar pela janela...seria uma coisa meio , sei lá ....VC sabe oq é melhor pra VC....Só to dando uma opnião ao meu ponto de vista ...Tem aluno que é otimo , mas em algumas diciplinas ele tem essa queda , essa falta de vontade , isso também é bem notável....

Eu trabalhei quando jovem no pesado , como servente de pedreiro , mesmo assim estudei muito , numca reprovei , sempre tive notas autas e Eu sei bem qual é o valor do dinheiro e como é dificil pra quem trabalha no pesado , pra min o trabalho de professor vaiser um paraiso , eu acho cada dia a melhor escolha que eu poderia ter feito....

• Há 1 década

Olha, no caso de alunos desinteressados, creio que não podemos fazer muito, apesar de a direção da escola e pais sempre crerem que temos o poder de motivar os alunos.

Essa motivação que se usava antigamente, hoje perdeu a força, pois os alunos encontram na escola, vários outros motivos de a frequentarem, sem que o estudo esteja em primeiro lugar.

De qualquer forma, o que já me tirou do sério, são os alunos que te impedem de dar uma boa aula, aqueles que ficam se exibindo, gritando, cantando, falando alto. Estes sim é que desrespeitam todo o contexto educacional.

Essa profissão é das mais difícieis, pois hoje a escola deixou de ser um lugar de formação para as pessoas, e passou a ser um reduto para confinamento de crianças e adolescentes para reprimirem seus desejos e impulsos de várias facetas, e a educação serve apenas para alguns.

Tomara que você tenha tolerância com as dificuldades que passa, senão ficará receosa em continuar com a carreira, que é a das mais belas que existem.

• Anônimo
    Há 1 década

Também leciono e as vezes, realmente da vontade de desistir da educação...

Mas não podemos deixar tudo por causa de um!

Quando identifico alguém que tem problemas de aprendizagem, costumo fazer atividades para que todos consigam visualizar seus objetivos. Dinâmicas de grupo, redações com temas relacionados ao futuro... Tento fazer com que percebam que a oportunidade de estudar é única e é um caminho concreto para chegarem aos seus objetivos!

• Anônimo
    Há 1 década

hhahaha...,nesse caso não precisa nem ser professor pra ver que não a mais respeito de alunos para com seu professor... Infelizmente!!!

• Há 1 década

Passo por isso todos os dias amigaa.

• Há 1 década

Ano passado passei por isso....dava aula numa escola espirita...e te digo pra naum desisitir..se vc tah com esses aluninhos nao e por acaso...nada e por acaso..ser professora e uma missao..esse nao nao to trabalhando como professora pq a escola deu uma pausa...mas realmente havia dias que chegava em casa praticamente morta....parecia que tinha trabalhado por 10 hors e nao 3 hrs e meia...Mas td tem sua recompensa....

eu tb era paciente mas tem hras que eles realmente nos tiram do serio urrr rsrsrs

jah ganhei chute ...jah me jogaram bolinhas de mamona..um pintou a cabeça do outro com tinta de portããão...tivemos que tirar com tinner ...qui situação....

mas digo que nao deve desisitir...peço que faça prece por cada um das criaturinhas que estao ali com vc na sala....alguns espiritos que estao lah podem ser ateh mais inteligente doq ue vc...e que tah ali pra te ensinar algo....

nao desista..esse garotinhoq ue fika so olhando pra janela...imagino a agonia que te dá...vc deve jah ter tentado de tudo neh...deve ateh sentir meio incapaz..mas tente mais veja algo que ele goste e puxe a atençao dele com isso...tinha um aluninho meu quei era asim nao se empenhava em desenhar nem colorir ele rabiscava e falava pronto! terminei!!!ai percebiq ue ele gostava de batman..homen aranha...power rangers..entaum começei e levar desenhos assim pra galerinha colorir....ele adorava ficava super entusiasmado....

use e abuse de historias mas conte com entusiasmo...como uma verdadera atriz!!

teinha uns gemeos na minha clase que peloa mor de Deus os meninos eram pior que dois macaquinhos...aos 5 anos eles subiam em arvores com mais astucia do que eu e vc!!rsrsrtb nao prestavam muita atenção em historias...mas um dia...eu empenhei e contei uma historia muuuito bem contada eu fiquei tao feliz quando eu vi eles com os olhinhos esbugalhados em mim prestando atenção na historia...foi muito muito satisfatorio pra mim....

use e abuse de aulas pratikas e dificil eu sei mas coisas que vc tem em casa pode ajudar!

de o melhor de si!!!

se nao der certo com uns....pelo menos terá a consciencia de que deu omelhor de si..realmente nao sao todos os alunos que tem 100% de aproveitamento!!

boa sorte!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.