Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

É preciso ter um conhecimento profundo da Bíblia ou religiões, e da Ciência, para se chegar ao Ateísmo?

Comigo foi diferente. Bastou-me um pouco de raciocínio para encontrá-lo....

Gastei meu tempo (e ainda gasto) curtindo os prazeres da vida!

FIZ MAL???

Agora é tarde...

Atualizada:

KEFREN:

Conheço muitos religiosos que se tornaram ateus, Mas, ateus convictos que se converteram á alguma crença, ainda não vi ninguém!

O Ateísmo é "um caminho" sem volta! E eles não entendem isso... (querem, porque querem que mudemos nossa opinião!) não é mesmo?

2 atualizadas:

VANO, eu sempre gostei de ler, mas preferia ler "Monteiro Lobato... Walt Disney... e estórias de Alfred Hitchcock..." muito mais interessantes que a Bíblia! (pelo menos, para mim)

3 atualizadas:

JOSE A:

Pode-se dizer que nunca perdi tempo em minha vida. E muito menos agora, pois estou aprendendo muita coisa (boa) aqui.

Gastei meu tempo construindo meu Império, onde sou Meu Rei!

4 atualizadas:

WALLYGATOR:

Apesar das diferenças, tenho grande admiração pelas suas respostas... mas deixo-lhe outra pergunta: No Universo em que vivemos, você não consegue se enquadrar na espécie "homens", ao se tratar da humanidade como um todo? Considera-se estar "em outro plano espiritual?"

A dúvida é porque vc nunca diz "nós" os homens, e sempre "os homens". Porque vc se exclui dos humanos?

5 atualizadas:

ANTONIO:

Olá, meu Amigo!

Fiquei entusiasmado com o seu "relato".

Pensei até em estar conhecendo o primeiro EX-ATEU!

Mas, estive analisando suas palavras, uma a uma, e cheguei á conclusão que você nunca foi um ateu "autêntico". (que pena)

Um verdadeiro ateu, não é temeroso a deus nenhum! Mesmo porque, ele chegou á conclusão que Deus não existe.

Geralmente, ele já foi muito religioso e passou a questionar a "verdade absoluta"...

Mas no seu caso, amigo, as circunstâncias apresentadas foram inversas!

Sinceramente, não acredito que algum dia tenhas sido um ateu convicto. E suponho que o ateísmo não é o começo, mas sim, o amadurecimento.

Abraços. E obrigado pela resposta!

6 atualizadas:

ERONY:

Realmente, para nós os ateus NADA É PECADO! (ateu pode tudo?)

Mesmo assim, independente de crenças, ninguém está isento do compromisso com a Ética, Moral e Cívica. (nem os ateus!)

A "Lei Divina" é mais branda que a Lei dos homens, pois nela não existe o veredito "Cumpra-se."

É pena que nem todos pensem assim...

Bjs!

28 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    É o que eu costumo dizer: para deixar de ser religioso não é preciso muito conhecimento. Até porque a vida real prova que tem muito acadêmico idiota tentando provar o criacionismo. Conhecimento e quantidade de livros lidos não é garantia de inteligência.

    Para tal basta 2 coisas: clareza de pensamento e coragem de aceitar a vida tal como ela é e não como nós gostaríamos que fosse. Coragem para derrubar os mitos e viver de forma sincera consigo mesmo.

  • Há 1 década

    Esta pergunta é muito fácil para um ateísta responder e vou responder da mesma maneira que já respondi a uma pergunta semelhante.

    Normalmente não se chega ao ateísmo do nada ou por conversão através de algum tipo de proselitismo.

    Uma pessoa chega ao ateísmo por questionar e questionar implica em estudo. Você não pode negar nada conscientemente sem pesquisar e estudar aquela matéria.

    No meu caso levei quase uma vida para chegar ao ateísmo e só o assumi aos 50 anos. Nasci e fui criado no seio de uma família católica e também com alguns parentes que professavam o espiritismo. Estudei o chamado ginasial daquela época, em um colégio religioso aonde era obrigado a ir à missa todos os dias.

    Isto não bloqueou meus questionamentos e dos 15 aos 50 estudei praticamente todos os credos até finalmente conseguir em 1994, com muita ajuda da Internet (sou um internauta da 1ª hora no Brasil) que me propiciava os textos que faltavam, retirar toda a culpa imposta nos meus ombros e me libertar.

    Continuo vivendo no seio de uma família cristã, não interferi e não interfiro em suas crenças e até compareço, socialmente, nas cerimônias em que me sinto obrigado, sem que isto me violente de nenhuma maneira.

    Mantenho um casamento de 40 anos a ser completado em março. Quantos cristãos de carteirinha podem ostentar esta vitória? Minhas duas filhas e meu filho são casados, felizes pessoal e profissionalmente e já me deram dois lindos netos.

    Eu acho que esta trajetória deve ser respeitada ao invés de ser demonizada.

    E concordo com você, o Antônio nunca foi um verdadeiro ateu e mistura materialismo marxista com ateísmo.

  • Há 1 década

    Querido amigo........eu nunca acreditei na bíblia, mas nasci numa família católica, depois passei à ser espírita, de espírita à agnóstica e de agnóstica à ateia.

    Levou um tempinho sim.......alguma leitura, mas quando estudei as leis da física ai acabou de uma vez por todas.

    Sou atéia a um bom tempo.

    Quanto a estudo profundo da bíblia, eu já li inteirinha é hilariante, uma leitura digna de ser classificada como ficção.

    Beijos em seu coração.

    Angela

  • salve o vinho e os ateus,na america salve salve

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Quem não questiona a bíblia não consegue ser ateu! Apenas crente!

  • Anônimo
    Há 1 década

    Claro que não...eu gosto é de ler história...nesta se vê tantas estórias....

  • Há 1 década

    Na minha opinião, acreditar ou não em religião vai da pessoa. Claro que, tendo um pouco mais de conhecimento, é muito mais fácil ser Ateu, até por que, todos que eu conheço sempre sabem do que falam e tem muitos argumentos pra justificar sua escolha.

    Pessoalmente, isso n infere na minha vida... Imagine andar só de saia por que um cara (que se diz representante de Deus) falou que não posso andar de calça! -.-'

  • Anônimo
    Há 1 década

    Oi querido! Com o raciocínio que tem o ateu, eu não precisei estudos profundos de bíblia ou outros livros religiosos.

    Sim, foi por muitos anos, devagar, com calma e compassadamente. E cada livro, eu lia 2 vezes, para não esquecer o que lí .

    E não precisa ser somente teologia e filosofia..

    Carl Sagan descortinou uma deslumbrante paisagem desta partícula do universo que conhecemos, que, através dele, deixou de ser uma incógnita, para nos.

    Eu vivo a vida, desfrutando de todas as oportunidades que me surgem, do que é bom e que tem sabor.

    Depois a gente morre, apodrece e não gozou da vida.

    Newbonne, pra nos, ateus, nada é pecado. Que coisa boa né?

    =======================================

    Por favor, NÃO me dê a Melhor Resposta.

    .

    .

  • Anônimo
    Há 1 década

    Eu penso que se para chegar ao ateismo fosse necessario o suporte de um conhecimento relevante tanto na esfera cientifica quanto religiosa, seriam poucos os capazes de alcançar este estado, pois seria necessario analizar todas as opiniões contrarias a este fato tão obvio e penetravel atravez do raciocinio simples que é a inexistencia de um ser superior, que gastariamos a vida inteira para adquirir conhecimentos profundos em se tratando de todos os livros sagrados que infestam este planeta, e que na minha opinião deveriam ser considerados simplesmente obras primas da literatura, ao invéz de serem sustentados acima da necessidade humana de refletir em busca do esclarecimento e da comprovação destas pseudo verdades indiscutiveis, que se fossem tão poderosas e supremas não ruiriam ao menor contato com um argumento solido e vigoroso, e provariam aos seres pensantes as razões pelas quais são imbuidas de tanta riqueza e elevadas acima do proprio homem.

  • Anônimo
    Há 1 década

    apenas bom senso e honestidade intelectual

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.