Um pouco do bom e velho português!!!!?

Qual a diferença no uso de NESSE,NESTE //// DESSE,DESTE.. alguém pode tirar essa dúvida!!!

10 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

'Neste' se refere a algo próximo da pessoa que fala. 'Nesse' se refere a algo próximo da pessoa com quem se fala. Por exemplo, se eu lhe digo algo sobre 'este computador', estou me referindo a este meu computador aqui. Mas se quiser falar do seu computador, falarei 'esse seu computador'.

DESSE e DESTE seguem as mesmíssimas lógicas de ESSE e ESTE:

Exemplos na fala: A moça veste um vestido verde e está de frente para o guarda-roupas aberto. A amiga dela está na frente do guarda-roupas, tocando em um vestido amarelo. A moça pergunta para a amiga:

"Você gosta DESTE vestido verde (o que ela está usando) ou gosta mais DESSE aí? (o que a amiga está tocando)".

Na escrita:

"A natureza tem muitos mistérios. Desse assunto tratou um famoso biólogo que..."

E

"Deste assunto precisamos tratar: as diferenças entre..."

• Há 1 década

Neste, deste - usado para se dirigir a algo próximo de quem fala.

Nesse, desse - usado para se dirigir a algo próximo de quem ouve (ou lê).

♥¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)

(¸.•´ (¸.•`Gde abraço!•.¸¸.•*♥ ♥♥

• Anônimo
    Há 1 década

Os dois vem das palavras este e esse, ESTE eh usado quandu o objeto está pertu de vc e ESSE eh usado quando o objeto está perto da pessoa com quem vc fala

• Há 1 década

Este deve ser usado para o que está mais próximo, esse para algo um pouco mais afastado e aquele para algo distante.

Quando não houver referência, ou não houver um segundo objeto como em "Este site, o Yahoo Respostas, é bom", ou se os outros objetos estiverem distantes, a forma "culta" do português pede o uso de "este".

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

A pessoa que te respondeu primeiro está corretissima....

• Há 1 década

vc usa a palavra "nesse" quando se refere ao objeto perto da sua pessoa, mas longe do toque pessoal... e "neste" quando a sua pessoa pode tocar no objeto.

a mesma coisa com Desse e Deste...

fui...

• Há 1 década

"esse" é pra quando vc está longe

ex: fique aí nesse lugar

Fui a essa loja

Quando esta perto:

este lugar, esta casa que estamos, este papel na minha mão

• Anônimo
    Há 1 década

Nesse = alguma coisa que esteja perto de vc, objeto.

Exemplo - Vou escrever nesse caderno

Neste = para alguma coisa que esteja longe de vc

a mesma coisa com Desse e Deste

• Há 1 década

Vanessinha falou e disse.

Fonte(s): Sou professora de lingua portuguesa e literatura.
  • Há 1 década

nesse desse o que ta próximo desse e deste trata- se de coisas mais distantes .

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.