O que é semi-vogal?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Estou estudando gramática da língua portuguesa e preciso saber o que é.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A semivogal é a vogal mais fraca nos ditongos,
é o som do i e do u pronunciados rapidamente.

se o ditongo é crescente, a semivogal é o primeira.

se o ditongo é decresente, a semivogal é a segunda.

nos tritongos, a primeira e a terceira são semivogais.

nos hiatos não existe semivogal.

O L final também é semivogal, pois tem som de U. (apenas no portugues brasileiro)

o M final tb pode ser uma semi vogal nasal, p.ex. andam = andãu (na verdade "am" é um ditongo nasal); cem = sei(nasal)

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
Me ajudou bastante, eu também queria saber de ditongo, tritongo e hiato.

Valeu! Feliz 2008!
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • martha cappy respondido 6 anos atrás
    Não é complicado. Vamos lá:
    São considerados semivogais o I e o U quando aparecem
    ligados a uma vogal, formando uma sílaba om ela.
    São pronunciadas de maneira mais fraca que as vogais.
    Ex: a-mei-xa ( o i é semivogal)
    ou-tro ( o U é semivogal)
    O I e o U depende para a sua classificação de vogal ou
    semivogal, da sílaba em que aparecem.
    Se forem a base da sílaba, funcionam como vogais;se
    estiverem ligados a uma vogal, funciona como semivogal.
    Ex: ti-me (base da sílaba, então, vogal)
    cai-xa (ligado à vogal, então, semivogal)
    Mais exemplos:
    i-lu-mi-nar (u, vogal) certo?
    frou-xo ( u, ligado à vogal) ...semivogal
    Também são semivogais o E com som de I e o O com
    som de U
    Exemplo: Mãe (som de i)
    Mão (som de u)
    Certo? Entendeu tudinho?
    A gramática da Língua Poruguesa é complicada, mas tem uma grande vantagem é lógica. As línguas Anglo Saxônicas já não são assim.
    Sucesso nos seus estudos. Paz e Bem para você!

    Fonte(s):

    Gramática aplicada da Língua Portuguesa.
    • 4
    • Comentário
  • 100% Sul respondido 6 anos atrás
    Semivogal – consideramos semivogais o i e o u, átonos, quando se unem a uma vogal, formando uma sílaba.



    Exemplo: peixe, ameixa.

    Vsv vsv



    Observação:



    O i e o u serão classificados como vogal se for à base da sílaba, se estiverem unidos a uma vogal será semivogal.



    Exemplo:



    Mi to, pei xe, saudade, puma.

    V v vsv vsv v
    • 3
    • Comentário
  • Яoббiє Viє respondido 6 anos atrás
    vogais = a, e, o,
    semi-vogais = i, u
    • 5
    • Comentário
  • Moderador respondido 6 anos atrás
    o google te ajuda pois la te explica direitinho
    vlw.
    • Taxa
    • Comentário
  • japublicidade.com/ ja viu? respondido 6 anos atrás
    oi vc tem blog...podemos fazer algo legal...se nao tiver te dou um blog ou fotolog e vamos somarmos pontos aqui no yahoo
    **********************************
    Veja e comente no meu Blog
    http://www.clubdohardoware.com
    • Taxa
    • Comentário
  • falcão respondido 6 anos atrás
    É UMA VOGAL AINDA CRIANCINHA....
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear