Qual é a função dos acentos gráficos no Francês?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Eles funcionam de forma similar ao Português??
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Não, não funcionam. E o fato dos acentos indicarem muitas vezes os sons opostos ao que estamos acostumados em português confunde bastante no início.

O nosso acento agudo (como vemos em "café", por exemplo), não deixa o som do "e" aberto como no português, e sim fechado (como seria o nosso "ê"). Para fazer o nosso som de "é", no francês encontramos o "è", já que o que nós chamamos de crase (um sinal indicando uma preposição e um artigo juntos no português) é um acento como outro para eles.

O acento circunflexo (caso no nosso "pântano") não guarda qualquer relação com o mesmo acento no francês, uma vez que neste idioma ele é utilizado para alterar a pronunciação do "a", "e" e "o", simbolizar a perda de uma letra ao longo da evolução histórica de uma palavra (normalmente o "s") ou ainda servir como acento diferencial entre palavras homófonas (que possuem o mesmo som - função que esse acento cumpre algumas vezes no português, como nas frases "ele tem um cavalo" e "eles têm um cavalo").

O francês possui algumas letras, em especial o "e", que simplesmente não são pronunciadas quando nenhum acento vem junto, de forma que a colocação correta de cada acento no francês é muito importante. Espero ter ajudado!

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigada, Mariana.

Obrigada também a todos os demais que responderam de forma semelhante. Mas essa era a resposta mais informativa.

;)
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Fantôme respondido 6 anos atrás
    Diferente do português, os acentos não determinam uma sílaba tônica, mas apenas mudam o tom da letra na palavra. Um exemplo clássico é a palavra "élève", que mostra três tonalidades diferentes da letra "e". Pronuncia-se "elévê", com o último "e" bem fechado.
    • Taxa
    • Comentário
  • cidadão alagoano respondido 6 anos atrás
    Não. Em português, indicam a sílaba tõnica, mas em francês, os acentos indicam apenas o timbre da voga (aberto ou fechado).
    E tem mais uma diferença. O acento agudo indica som fechado. Ex.: René (pronuncia-se renê). Já o circunflexo indica som aberto (mêttre se pronuncia métre)
    • Taxa
    • Comentário
  • Jenny Jen respondido 6 anos atrás
    Não.
    Primeiro que não existe essa coisa de estudar oxitona, paroxitona, etc para os franceses, os acentos apenas mudam o som e não a posição de sílaba tônica.

    Não sei te explicar todas as diferenças, pois é necessário um estudo fonético mais complexo.

    O e com acento agudo não faz nosso de "é" por exemplo, ele faz o som do nosso e sem acento mesmo.

    É necessário um estudo para assimilar todas as diferenças e empregos dos acentos em francês.

    Bise, bise.

    ps.: segundo a resposta do josé terra então, os falantes da língua inglesa falam tudo errado, já que a língua deles não tem acento.rs
    • Taxa
    • Comentário
  • Manoel d respondido 6 anos atrás
    O francês é uma língua de acento tônico fixo. Todas as palavras acentuadas são oxítonas. Assim, o acento gráfico indica o timbre da vogal ou se explica por razões etimológicas. Note também que o acento circunflexo abre a vogal (ao contrário do português). O acento agudo fecha a vogal. Repare como se fala "café" em português e em francês, com é aberto em português e ê fechado em francês.
    • Taxa
    • Comentário
  • João Falstaff respondido 6 anos atrás
    em frances todas as palavras são oxítonas.

    os acentos ajudam a distinguir se a vogal é aberta fechada ou neutra.
    • 1
    • Comentário
  • CuteNazgul respondido 6 anos atrás
    No francês os acentos não funcionam bem como no português, já que a maioria dos nossos indicam a sílaba tonica. No caso do francês, os acentos são indicadores de como se lê a vogal acentuada: se é curta, longa, etc.
    • Taxa
    • Comentário
  • jose terra respondido 6 anos atrás
    Como em toda língua, quanto necessário, os acentos existem para você não falar, ouvir, escrever ou ler errado.
    • Taxa
    • Comentário
  • ju_stta respondido 6 anos atrás
    Creio que sim....
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear