Oque é a celula procariota e eucariota?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
A célula procariótica e mais simples contém somente um cromossomo.
consiste de uma única molécula de DNA de fita dupla na forma circular
não possui membrana nuclear
é enrolado, espiralado e de forma altamente compacta - é cerca de 1200 vezes maior que o tamanho da célula.

células eucarióticas são as mais complexas como o ser humano. há mais do que um cromossomo por célula
cada cromossomo consiste em uma única molécula longa de DNA de fita dupla enrolado em agregados de proteínas histonas em intervalos regulares
possui membrana nuclear
apresenta forma linear, e a molécula de DNA é cerca de 10 vezes mais longa
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • prof.alinebotelho respondido 6 anos atrás
    ***Celula Procariota*** A sua principal característica é a ausênciade membrana nuclear, individualizandoo núcleo da célula.
    *Caracteristicas :
    · não possuem núcleo
    · o DNA fica solto no citoplasma
    exemplos de seres formados por essa célula:
    · bactérias
    . algas cienofíceas {azuis}


    *** Celula Eucariota***

    A célula eucariota contém um núcleo,um organóide limitado por um envelope, envolvendo o material genético sob a forma de ácido desoxirribonucléico.

    Caracteristica:
    · possuem núcleo
    · são mais complexas
    · o DNA esta localizado no núcleo

    exemplos de seres formados por essa célula:
    · seres humanos
    . animais
    • 2
    • Comentário
  • Lia respondido 6 anos atrás
    ***Celula Procariota***

    A sua principal característica é a ausência
    de membrana nuclear, individualizando
    o núcleo da célula.

    *** Celula Eucariota***

    A célula eucariota contém um núcleo,um organóide limitado por um envelope, envolvendo o material genético sob a forma de ácido desoxirribonucléico.
    • 2
    • Comentário
  • M@Y respondido 6 anos atrás
    Em termos bem básicos, uma célula procariota é aquela que não possui membrana nuclear (carioteca), ficando o material nuclear disperso no citoplasma da célula; e a célula procariota não possui organelas membranosas, como o complexo de Golgi, as mitocôndrias, os cloroplastos e o fuso mitótico. São seres unicelulares.
    Já uma célula eucariótica é bem mais complexa, possuindo membrana nuclear ou carioteca, organelas membranosas essenciais p/ a respiração, síntese proteica, armazenamento de substâncias, etc (ex: mitocôndrias, cloroplastos (p/ organismos que realizam fotossíntese), complexo de golgi, fuso mitótico, vacúolos,etc.

    Para maiores informações, dê uma olhada nos endereços eletrônicos:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucarionte
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Procarionte

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • LU_UH respondido 6 anos atrás
    Eucariota =======> possui uma organização celular e a membrana celular.

    Procariota =======> não possui organização e não possui membrana celular.
    • Taxa
    • Comentário
  • zuzu respondido 6 anos atrás
    Uma célula eucariótica possuí verdadeiro núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É contituída por muitos organelos membranares, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais. A palavra procariótica resulta em termos gregos pro + Káryon que significa " célula sem núcleo"

    As células procarióticas são relativamente simples (comparativamente às eucarióticas) e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas ("algas" azuis ou cianobactérias). Procariotos são organismos unicelulares.

    Fonte(s):

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lul...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear