Futebol: Pão e Circo moderno?

O Futebol é o esporte mais popular do planeta.

Também pudera, é só ter uma coisa redonda (geralmente uma bola), um quadrado de terra e 'voila' - podemos jogar.

Mas esta popularidade tem criado um mercado monstruoso, com jogadores e seus passes milionários, estadios rendendo bilhões, um marketing monstruoso, coisas bem afastadas daqueles que sustentam este mercado - os torcedores.

No Brasil e em outros países do mundo, varios torcedores chegam a beira do fanatismo, sendo a sua existencia devotada a somente ver seu time ganhar, e neste momento o céu se lhe revela, mas se perde, é porque chegou o apocalipse.

Eu pergunto: será possível que os governos tentem manipular tal esporte, que possue tanto apelo popular, de modo que possa conter os ânimos da população em tempos de crise ?

Foi cogitado inclusive que se o Brasil perdesse a copa de 2002, aquela após a derrota para a França, a econômia nacional ia cair, e dado os ânimos das pessoas, eu não duvidei disso.

O que acham ?

5 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

assisti na tv record uma materia sofre o que é a MAFIA DA CBF, cara se você puder entre no site desta tv e veja essa reportagem, tu não vais acreditar.

ATÉ UM LIVRO SOBRE A CBF FOI PROIBIDO, NESTE PAÍS QUE SE DIZ DEMOCRATICO.

hoje 04.12.07

• Faça login para comentar as respostas
  • Ra
    Lv 4
    Há 1 década

Num país onde a corrupção pode ser assimilada a um câncer devida a sua rápida expansão e maligtude, não se poderia esperar algo muito além de tentativas de retorno a uma política considerada "contetora" de massas.

Porém não posso deixar de comentar, que nesse história só vejo o circo, enquanto uns discutem futebol outros milhões passam fome, sem política alguma para erradicar de vez.

Fonte(s): Descaso do país.........
  • Sim. O futebol é o "pão e circo" atual, ou em um bom latim, "panis et circenses".

• Há 1 década

No caso, seria só o circo... o que nós, torcedores, podemos fazer?

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Claro o país pára por causa do futebol, principalmente qdo é jogo da seleção ou dos maiores times. Acho difícil o governo manipular tal esporte, pois o mesmo está ligado diretamente ao povo, mesmo q tente manipular é difícil.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.