Qual o tempo máximo q posso deixar a carne no congelador?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
..quando eu compro a carne fresca, no pacote, a data d validade é no máximo 3 dias ...mas se eu congelar, quanto tempo posso deixar para q seja definitivamente seguro comer?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Boa pergunta, algumas dicas de congelamento de carnes pra vc:

CONGELAMENTO DE CARNES

Todos os tipos de carnes podem ser congelados, bem como os miúdos e os derivados. A carne ideal para congelar é a fresca, embora não seja aconselhável congelar carne de animal recém-abatido, esta deverá permanecer de 24 a 48 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. A carne que já tenha sido congelada crua, como a vendida nas épocas de entressafra, só pode ser recongelada sob forma de prato pronto.

Não se deve lavar e temperar a carne a ser congelada; apenas tirar os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento. A carne deve ser embalada sem ser dobrada, e em porções isoladas para cada refeição.

Preparação:

a) Bifes e Hamburgers - congelar individualmente em forma de alumínio ou pirex forrada com plástico, colocando-os lado a lado; forrar novamente e colocar mais uma camada de bifes, cobrindo também com plástico; deixar no freezer por 2 horas e em seguida embalar todos juntos num saco plástico, retirando-os conforme a necessidade.

b) Filé mignon, Fígado e Lombo de Porco - devem ser duplamente embalados.

c) Demais carnes - embalar sempre hermeticamente.

Tempo de congelamento:

Carne bovina fresca- 12 meses

Miúdos de bovinos frescos- 3 meses

Carne bovina processada comercialmente- 2 meses

Carne moída- 3 meses

Hamburgeres- 3 meses

Carne de porco fresca- 6 meses

Lingüiça e Salsicha- 2 meses

Bacon (tende a concentrar o sal)- 2 meses

Tender e Presunto- 4 meses

Carneiro e Coelho- 8 meses

Vitela- 4 meses

Caça- 12 meses

DESCONGELAMENTO DE CARNES

O descongelamento ideal de carnes é efetuado no refrigerador, de um dia para o outro. Mas se não for possível utilizar este método, proceder conforme as instruções abaixo (a carne não pode ser mergulhada em água ou lavada, pois perde suas propriedade):

Bifes e Hamburgeres - podem ser fritos ainda congelados em fogo forte, numa frigideira com tampa, deixando-se uma abertura para não cozinhar.

Lagarto, Coxão mole e demais carnes p/assar - levar ao forno envolvida em folha de alumínio até descongelar parcialmente; temperar e levar novamente ao forno para terminar de descongelar e assar.

Coxão duro, Músculo e demais carnes p/sopa - coloque a carne congelada diretamente numa panela com água fria, tempere e deixe cozinhar.

Carne moída - havendo necessidade de refogar, coloca-se numa panela com os temperos, tampando após mexer com uma colher para não grudar (fogo mínimo).

Salsicha - colocar numa panela com água fria em fogo mínimo.

Lingüiça - descongelar numa panela com água e óleo; ao secar a água, automaticamente terá início a fritura.

CONGELAMENTO DE AVES

Se a ave for abatida em casa ou no momento da compra, deverá permanecer por 6 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. No caso de ave já resfriada, isso se torna desnecessário.

Para congelar uma ave inteira crua, é necessário passar manteiga em sua pele para evitar ressecamento. Os miúdos devem ser retirados e embalados separadamente (preencher a cavidade com papel ou plástico).

No caso de frango a passarinho ou em pedaços, o congelamento pode ser feito individualmente, como no caso dos bifes, em porções isoladas para cada refeição. O saco plástico é a embalagem mais prática para o congelamento de aves, cujos ossos podem escurecer durante o processo, fato que não interfere no sabor ou qualidade.

Tempo de conservação:

Frango- 9 meses
Peru -8 meses
Pato- 4 meses
Codorna- 6 meses
Miúdos- 3 meses

DESCONGELAMENTO DE AVES

O descongelamento ideal de aves é o efetuado no refrigerador. Mas se for necessário acelerá-lo, mergulha-se a embalagem num recipiente com água fria. Para caldos ou sopas, os pedaços podem ser colocados ainda congelados na panela com água fria. Para assar, leve a ave envolvida em folha de alumínio ao forno, em baixa temperatura; temperar e levar ao forno novamente em alta temperatura.

CONGELAMENTO DE PEIXES

Os peixes para congelamento devem ser bem frescos ou já resfriados (se descongelarem durante o transporte, só podem ser congelados sob a forma de pratos prontos). O bacalhau pode ser congelado cru, retirando-se inicialmente todo o sal. A embalagem ideal é o saco plástico ou papel aderente, podendo ser usado o processo de congelamento individual, como no caso dos bifes.

Tempo de conservação:

Peixe magro- 6 meses

Peixe gordo- 3 meses

DESCONGELAMENTO DE PEIXES

Os peixes podem ser descongelados no refrigerador, sob água corrente (ainda embalados) ou no formo, se forem para assar (colocar rodelas de batata sob o peixe, para não grudar na assadeira).

CONGELAMENTO DE CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS

Assim como os peixes, os crustáceos ou moluscos comprados já congelados não podem voltar ao freezer crus e pois de perderem a temperatura ideal durante o transporte.

Preparação:

Camarão - pode ser congelado cru, sem a cabeça ou totalmente limpo, lavar bem e banhar numa solução 1 colher (chá) de sal para cada litro de água; para congelamento do camarão limpo cozido, deixar ferver por apenas 5 minutos, resfriando em seguida (o congelamento individual é o mais prático para camarão, permitindo retirar a quantia necessária para cada refeição).

Siris, Caranguejos e Lagostas - após a limpeza, lavar bem e escaldar por 15 minutos, resfriando rapidamente.

Ostras e Mariscos - congelar apenas se forem frescos, lavando bem e levando ao fogo com pouca água para que as conchas se abram; resfriar rapidamente e embalar (com ou sem as conchas).

Polvo - limpar, escaldar por 2 minutos e resfriar rapidamente.

Tempo de conservação: 6 meses

DESCONGELAMENTO E MOLUSCOS

Pode ser efetuado no refrigerador, diretamente no fogo, com molhos e refogados, ou na frigideira.

CONGELAMENTO DE OVOS

São 3 as modalidades de congelamento de ovos:

Ovo inteiro - retirar da casca e mexer sem formar bolhas, com um garfo, adicionando para cada ovo uma colher (café) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior.

Gema - mexer levemente com um garfo, adicionando 1/2 colher (chá) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior; levar ao freezer em formas de gelo e retirar os cubos congelados, embalando-os num saco plástico para voltar ao freezer.

Clara - ao natural, utilizando o mesmo processo de armazenamento das gemas.
Obs.: As claras não podem ser guardadas no refrigerador, pois desenvolvem a salmonela.

Tempo de conservação: 6 meses

DESCONGELAMENTO DE OVOS

O descongelamento lento, em recipiente tampados no refrigerador, é o mais indicado; as claras podem ser batidas ainda geladas. Para orientação quanto à proporção a utilizar a seguinte tabela:

1 ovo inteiro equivale a 3 colheres de sopa.

1 gema equivale a 1 colher de sopa.

1 clara equivale a 2 colheres de sopa.

Espero que te ajude! Bjs

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
valeu :D

todas as respostas foram muito úteis pra mim ...muito obrigado ;)
  • 3
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Little Paul respondido 6 anos atrás
    Você tem que ficar atento a validade do produto que escrito na embalagem do produto, mas se compra no açougue e a carne não vem com validade do produto...creio que no máximo 15 dias. Depois deste período a carne perde o sabor.
    • 2
    • Comentário
  • :) respondido 6 anos atrás
    Legal Bruno :) ...eu também sempre me preocupei com a validade, até d mais..rs ..Mas como nunca tive a idéia d pesquisar sobre isso, sempre deixei no máximo uma semana...hahhaha ..Super bacana as informações do pessoal aí em cima ^^ ..Thanks :P

    beijão
    • 1
    • Comentário
  • demberi respondido 6 anos atrás
    Carne bovina fresca
    12 meses
    Miúdos de bovinos frescos
    3 meses
    Carne bovina processada comercialmente
    2 meses
    Carne moída
    3 meses
    Hamburgers
    3 meses
    Carne de porco fresca
    6 meses
    Lingüiça e Salsicha
    2 meses
    Bacon (tende a concentrar o sal)
    2 meses
    Tender e Presunto
    4 meses
    Carneiro e Coelho
    8 meses
    Vitela
    4 meses
    Caça
    12 meses
    CONGELAMENTO DE CARNES

    Todos os tipos de carnes podem ser congelados, bem como os miúdos e os derivados. A carne ideal para congelar é a fresca, embora não seja aconselhável congelar carne de animal recém-abatido, esta deverá permanecer de 24 a 48 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. A carne que já tenha sido congelada crua, como a vendida nas épocas de entressafra, só pode ser recongelada sob forma de prato pronto.

    Não se deve lavar e temperar a carne a ser congelada; apenas tirar os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento. A carne deve ser embalada sem ser dobrada, e em porções isoladas para cada refeição.

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Tarãtula respondido 6 anos atrás
    No site da Sadia, a data de validade do produto deles a ser congelado é de 50 dias.
    http://www.sadia.com.br/br/produtos/prod...
    Já neste site abaixo, informa que até 3 meses (90 dias), se o alimento é feito em casa.
    "Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C; + Conserve os alimentos congelados numa temperatura de –18ºC por até 3 meses; + Nunca recongele os alimentos."
    http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas...
    • 1
    • Comentário
  • carinhosa menina :) respondido 6 anos atrás
    uns seis meses, mas no freezer!!!!!!!!

    Um feliz NATAL de paz e carinho, que haja um alegre ANO NOVO a todos que nossos erros deste ano, nos sirva como aprendizado para o que virá!!! Fé no homem, fé no que virá!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • PAULÃO TOURÃO respondido 6 anos atrás
    10 anos...desde de que não descongele.....
    • 1
    • Comentário
  • gika chen respondido 6 anos atrás
    eu diria para ser cauteloso pois a data de validade muito importante ... se são só três dias eles sabem o porque desta data ... segue este conselho para não ter desabores com a carne congelada... pois quem não ouve conselhos não chega a velho ...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear