Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaAjuda para Lição de Casa · Há 1 década

o que sao essencias flavorizantes?quais as pricipais essencias?

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Flavorizante

    Flavorizantes ou aromatizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) ou misturas que adicionadas a um alimento ou medicamento lhes conferem um flavor característico.

    Existe uma certa imprecisão com os termos aroma e flavorizante. Aroma se refere somente ao complexo de substâncias odoríferas, enquanto flavorizante se refere ao complexo que dá sabor aos alimentos e bebidas.

    A palavra flavorizante vem do inglês “flavo(u)r”, também empregado de maneira confusa. A palavra pode ser utilizada tanto para designação de odor, sabor, cor e textura de um alimento, como para uma mistura das sensações de sabor e odor causado por uma substância na boca. Em português, as palavras “flavour” e aroma são utilizados geralmente para designar substâncias que dão sabor e odor aos alimentos, embora estejam definidas de outra maneira em dicionários.

    Composição

    Um grande número de ésteres possuem aromas e/ou sabores agradáveis, sendo usados como flavorizantes na forma pura ou misturadas. Os produtos informam no rótulo a existência de flavorizantes na sua composição.

    Nome do éster Fórmula Aroma/sabor

    Butanoato de etila C3H7 - COO - C2H5 abacaxi

    Formato de isobutila H - COO - C4H9 framboesa

    Formato de etila H - COO - C2H5 pêssego

    Butanoato de pentila C3H7 - COO - C5H11 abricó

    Acetato de pentila CH3 - COO - C5H11 pêra

    Etanoato de octila CH3 - COO - C8H17 laranja

    Etanoato de benzila CH3 - COO - CH2 - C6H5 gardênia

    Ectanoato de 3-metilbutila CH3 - COO - C5H11 banana

    Heptanoato de etila C6H13 - COO - C2H5 vinho

    3-metilbutanoato de 3-metilbutila C4H9 - COO - C5H11 maçã

    Nonilato de etila C8H17 - COO - C2H5 rosa

    Antranilato de metila H2N - C4H6 - COO - CH3 jasmim

    Caprilato de etila C5H11 - COO - C2H5 pinha

    Acetato de etila CH3 - COO - C2H5 menta

    Os flavorizantes podem ser naturais (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas) ou artificiais (álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, etc.). O acetato de benzila, por exemplo, é um dos componentes dos medicamentos com sabor artificial de cereja, abricô, pêssego e morango5.

    As reações adversas aos flavorizantes são muito raras, uma vez que esses compostos químicos são empregados em concentrações ínfimas nos medicamentos5.

    Este estudo teve o objetivo de analisar: a) a presença de conservantes, adoçantes, corantes e aromatizantes em 73 apresentações - líquidas ou granuladas - de 35 medicamentos para uso oral, e b) as informações da bula sobre os excipientes.

  • JP
    Lv 6
    Há 1 década

    Às vezes eu não consigo me entender, não estou com paciência, nem tempo para responder perguntas aqui no Yahoo! Respostas, mas, mesmo assim, quero mostrar participação.

    Sendo assim, vou fazer uma coisa meio chata e até mesmo bem conhecida: a recomendação de links.

    Você pode utilizar para trabalhos escolares:

    •sites de busca, como o Google: http://www.google.com.br

    •sites de imagens, como o GImages: http://images.google.com

    •enciclopédias virtuais, como: http://pt.wikipedia.org

    •tradutores de textos, como: http://babelfish.altavista.com

    •páginas escolares, como: http://www.bussolaescolar.com.br

    •sites para estudantes, como: http://www.oportaldosestudantes.com.br

    •bibliotecas virtuais, como: http://www.bn.br

    Espero que possa ter te ajudado com esses links.

    Agora, você poderá fazer seu trabalho e aprender um pouco mais.

    Boa noite!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.