Anônimo
Anônimo perguntou em Produtos do YahooYahoo Respostas · Há 1 década

Vejam que coisa boa Minas Gerais esta fazendo e que deveria ser imitada por todo o Brasil bela iniciativa ????

Embalagem de pão tem poesia em MG

Em Araxá, clientes recebem pão embalado em poesias sobre o cotidiano e a natureza.

Iniciativa da Academia de Letras pretende popularizar a literatura.

Uma parceria entre a Academia Araxense de Letras, em Araxá (MG), e uma padaria da cidade está mudando o café-da-manhã dos moradores. As embalagens de pão têm poesias impressas.

“É uma inclusão cultural porque estamos oferecendo a oportunidade às pessoas, de uma maneira simples e acessível, de levar para suas casas o pão, que alimenta o corpo, e a poesia, que alimenta a alma”, afirma Teresinha Oliveira, presidente da Academia Araxense de Letras.

São poesias que falam da natureza, do cotidiano e do próprio pão. Nessa primeira etapa do projeto, foram publicadas 60 mil embalagens com dez poemas diferentes. A entidade pretende renovar as poesias.

A poetiza Vilma Cunha, que já tem 12 livros publicados, resolveu colaborar com a iniciativa e levar literatura para todas as classes sociais. “Muita gente não tem acesso e nem motivação [para ler poesia]. Nós já notamos que várias pessoas das mais diferentes idades começaram a se interessar por poesia a partir desse projeto.”

Letícia Santos, policial rodoviária e cliente da padaria que participa do projeto, aprovou a idéia. “A gente vai comendo o pão, pega o papel, começa a ler a poesia e fica inspirado o resto do dia”, comenta.

24 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Valdir, já tinha lido a respeito sobre um projeto semelhante, mas que eram colocadas poesias de crianças, também nas embalagens de pão.

    Acho que é um costume nosso ler as coisas que estão escritas nas embalagens que ficam na mesa enquanto comemos, um gesto simples como esse sem dúvidas vai colher (bons) resultados.

    Abraços,

    Helper

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Uai Valdir...

    sou mineira, e desde que me entendo por gente os sacos de papel de padarias e supermercados aqui, trazem mensagens...a padaria que me fornece pão,troca as mensagens toda semana...e a cada novo dia tenho uma mensagem encorajadora pra iniciar a labuta...o mesmo acontece com o leite de pacotes, que agora depois da crise do leite, reapareceram no mercado...

    não sabia que e era coisa de mineiro...

    agora estou me mudando pra outra cidade, bem longe da minha...mas já tinha estado aqui antes e adotam o mesmo procedimento...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Um belo exemplo a ser seguido, as iniciativas mais simples é que dão os maiores resultados, sempre!

    Abraços!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Nossa que legal, eu sou um amante da poesia, e vejo isso como algo lindo e extraordinário, espero que exemplos como este sejam copiados por diversas camadas da nossa sociedade, que isso se repita em sacolas de supermercados, em sites instituicionais de empresas, em muros de escolas e órgãos públicos e por ai em diante.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Muito interessante e de grande valor cultural.

    Poderia servir de exemplo para o Brasil inteiro,espero que sirva.

    O pão alimenta o físico e a poesia alimenta a alma.

    Beijos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Todas as pessoas sabem que o respeito e a preservação do meio ambiente deixaram de ser apenas uma bandeira de um pequeno grupo de ambientalistas e passou a ser uma preocupação global inclusive com a adoção de políticas governamentais em todo o planeta, atingindo desde o chamado 1º mundo ate o 3º mundo. Esta preocupação mundial deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais.

    Os efeitos globais que sentimos são conseqüências diretas da degradação ambiental, como: racionamento de energia, escassez dos recursos hídricos, aquecimento global, chuvas ácidas e desertificação dentre tantos outros. Estes efeitos tiveram sua origem na revolução industrial que inclusive trouxe,consigo o aumento de níveis de poluentes lançados na atmosfera, nos solos e nas águas.

    No passado não muito distante, os paradigmas eram “diluir e dispersar os poluentes nos ambientes naturais”, pois os recursos eram abundantes e considerados infinitos para o uso do homem. Sua falta não era uma questão preocupante. Hoje, passados mais de 20 anos, estes mesmos paradigmas estão previstos na Legislação Ambiental do Estado de Minas Gerais como procedimentos que induzem a prática de crimes contra a vida.

    Nos últimos 35 anos surgiu um novo conceito que cada vez mais se consolida no mundo inteiro, trata-se do desenvolvimento sustentável, que em resumo, significa manter o progresso preservando o meio ambiente, garantindo assim a qualidade de vida para as futuras gerações.

    A Constituição Federal de 1988 dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente, e apesar disso, as diversas leis que se seguiram tanto em nível federal, estadual e municipal, não tem sido suficientes para garantir a recuperação e preservação do meio ambiente, já que os grandes crimes ambientais são cometidos apesar delas. Um ambiente agradável e com qualidade vai muito mais do que as leis, ele se sustenta mais pelas ações individuais, e de concientizacao onde cada um, fazendo a sua parte, garantirá um futuro melhor para todos viverem.

    O Senac Minas, consciente de sua responsabilidade social e de seu papel como entidade educadora e formadora de profissionais para as mais diversas áreas de atuação, preparou esta Seção no Portal Descubraminas com o objetivo de participar e colaborar com este grande tema.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    seria bom

    porque aqui e só pão mesmo

    e se bobear

    duro

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Realmente é uma iniciativa maravilhosa.Devemos tentar convencer em nossas cidades,a adotarem o mesmo procedimento.Parabens a Araxá.Abraços.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Ótima iniciativa

    poderia mesmo servir de exemplo para o resto do Brasil

    bjusss

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Obridada pela divulgação Miguxo, Aqui é a terra de poetas, tudo aqui inspira poesias.

    Nós Mineiras somos romanticas, e adoramos romantismo.

    valeu Miguxo pelo reconhecimento.

    bjim da Mineirinha Baby

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.