O que é pluralismo político?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Qual o artigo da constituição que cita o pluralismo político?
Melhor resposta
  • aeiou respondido 7 anos atrás
Plural quer dizer muitos
Pluralismo político = muitos partidos políticos
De vez em quando aparece essa avalanche de partidos.

Houve um tempo que haviam apenas dois: um do gov e outro contra. ARENA E MDB, por exemplo.
Agora temos, PTB, PMDB, PT,PC e, assim vai. E os políticos pulando de um para outro.
:>:
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Roberto Oliveira respondido 2 meses atrás
    Pluralismo político trata-se de um fundamento constitucional, expresso no inciso II do Art. 1º da Constituição do nosso Brasil (CF/88 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm).

    Significa que, em nosso país, somos livres para expressarmos idéias políticas, a diversidade dessas idéias é aceita e petrificada pela Constituição. Em outras palavras, você tem o direito de defender a ideologia do socialismo, do comunismo, do capitalismo ou, até, tudo junto se quiser.

    Não vamos confundir pluralismo político com pluripartidarismo!
    Pluripartidarismo é a possibilidade de termos vários partidos políticos, cada qual defendendo sua ideologia. Esta garantia está inserida no caput do Art. 17 da CF/88. veja a explicação trazida pelo Tribunal Superior Eleitoral: http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-6-ano-2/o-pluralismo-partidario-no-brasil

    Ressalta-se que o Pluralismo Político está carimbado em nossa constituição como FUNDAMENTO da Republica Federativa do Brasil.
    • Taxa
    • Comentário
  • Andrea Silva respondido 2 meses atrás
    É o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. Desta forma, o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna, na qual pequenos partidos políticos também são ouvidos e tem direito a voto.

    Diferente de outros países, no Brasil há pluralismo político.
    • Taxa
    • Comentário
  • leonidaslaranjeira respondido 7 anos atrás
    O pluralismo político previsto no preâmbulo da nossa constituição, e no art.1 inciso V, é um dos alicerces da sociedade democrática. Que prevê sua manutenção visando não somente a rotatividade de poder mas também como uma blindagem da democracia. No mais aquele abraço.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear